No IC para Crianças dessa semana tem confecção de adesivos, desenho de álbum de fotos e muita dança para todos se exercitarem em casa

Julho 21, 2020

O IC para Crianças continua com sua programação semanal, que inclui diversas atividades online para a criançada e suas famílias. Os ilustradores Ziza e Tiago Lacerda conduzem, respectivamente, as aulas dos dias 21 (terça-feira) e 23 (quinta-feira). Eles se despedem do projeto, dando lugar, na próxima semana, a dois novos professores. As classes de dança contam com Felipe Cirilo, professor de artes, bailarino e ator, no dia 22 (quarta-feira), e Gisele Penafieri, co-criadora da Companhia Giz de Cena, no dia 26 (domingo). Os vídeos são postados sempre às 11h, no site (www.itaucultural.org.br) e YouTube (https://www.youtube.com/user/itaucultural) do Itaú Cultural. Depois, eles ficam disponíveis nas páginas para serem acessados a qualquer momento.

Tiago Lacerda mostra como fazer um álbum de fotos desenhado, simulando as fotografias que estariam presentes em um álbum de família ou de viagens, criando cenas e memórias, mas com traços feitos à mão. Ziza, por sua vez, demonstra diferentes formas de confeccionar adesivos, que tanto podem ocupar a cidade quanto decorar a casa.

Já Felipe Cirilo faz duas coreografias simples e divertidas construídas a partir do conhecimento da turma de alguns ossos da perna. O professor conduz cada uma delas em um ritmo, e chamando, ainda, os participantes a usarem a própria voz para musicar a aula. Por fim, Gisele Penafieri utiliza em seu vídeo a capoeira e o frevo para fazer a criançada brincar e experimentar novos movimentos usando formas de ângulos, retas e triângulos.

Com a programação presencial suspensa desde o dia 17 de março, em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais digitais pensados para toda a família. Assim, vem ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, com podcasts, cursos de EAD e vídeos, disponibilizados no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Sobre os professores

Gisele Penafieri é mãe, artista, educadora de dança, e co-criadora da Companhia Giz de Cena de dança e música para crianças. Formada na primeira turma de Dança da Universidade Anhembi Morumbi, é professora do ensino fundamental.

Felipe Cirilo é professor de artes, bailarino e ator. Licenciado em dança pela Faculdade Paulista de Artes (FPA), é diretor e bailarino da Asili Coletiva e performer no Núcleo Aqui Mesmo. Foi artista-orientador na Escola Viva de Artes Cênicas e ministrou a formação dos professores de artes da rede municipal, ambos em Guarulhos. Atualmente é artista-orientador no Programa Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Ziza, como é mais conhecida a professora Regina Elias da Costa, é formada em Design de Moda, com licenciatura em Artes e especialista em Gestão Pública. Desde 2006 realiza manifestações visuais em São Paulo, usando traços característicos, com influências da diáspora africana. Ilustra mulheres recriando novas narrativas junto ao afro-futurismo, com linhas detalhadas e estudo de sombra e luz.

Tiago Lacerda nasceu em Volta Redonda e desistiu dos estudos de Física para se tornar um ilustrador e quadrinista. Em 2005, se formou em design e começou a trabalhar com o cartunista Allan Sieber, fazendo animações para televisão e cinema. Hoje, se divide entre o mercado editorial ilustrando para revistas, jornais, livros infantis e histórias em quadrinhos. É também editor e autor da Revista Beleléu.

Serviço
IC para crianças
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Aulas de ilustração
Com Ziza e Tiago Lacerda
Dia 21 e 23 de julho (terça-feira e quinta-feira), com vídeos postados sempre às 11h
Aulas de dança
Com Felipe Cirilo e Gisele Penafieri
Dias 22 e 26 de julho (quarta-feira e domingo), vídeos postados às 11h
Classificação: Livre