Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Mutuários da CDHU podem negociar dívida pela Internet
Novembro 23, 2015

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) inicia esta semana uma campanha para a renegociação de dívida com os mutuários inadimplentes. A iniciativa tem o apoio dos programas Acessa SP e Poupatempo, da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão.

A partir de agora e até o dia 20 de dezembro, os mutuários poderão negociar suas parcelas em atraso, obter condições especiais (dependendo do valor, o saldo da dívida será parcelado, sem juros) e ficar com a prestação da casa própria em dia. As negociações serão realizadas pela Internet ou presencialmente em um dos núcleos regionais da CDHU. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Alô CDHU (0800 000 2348).

Para aqueles que não têm acesso à Internet, o governo colocou à disposição os postos do Acessa SP, programa de inclusão digital do Estado de São Paulo, onde o mutuário poderá imprimir o termo do acordo e o próximo boleto gratuitamente. São 850 postos no Estado, inclusive em áreas rurais, que funcionam em parceria com as prefeituras. Os postos têm monitores treinados, que podem ajudar os mutuários a fazer sua transação por meio eletrônico.

Já o Poupatempo coloca à disposição dos mutuários os serviços públicos eletrônicos, o e-poupatempo e o Disque Poupatempo 0800 772 3633, para ligação de telefones fixos (gratuitas) e o (11) 2930-3650, para ligações de celulares (tarifa cobrada pela operadora).

Para a negociação pela Internet, basta acessar o site da CDHU, clicar em 'Fique em Dia', digitar o número do contrato, seguido do CPF do titular e a chave de acesso (código enviado pela CDHU para o mutuário, por Correio). Depois, basta confirmar o acordo e imprimir o boleto.

Com grande capilaridade no Estado de São Paulo, os postos do programa Acessa SP funcionam desde 2000 e, hoje, oferecem bem mais do que acesso gratuito à Internet. Nos postos, os usuários podem fazer pesquisas, cursos online ou usar os computadores conectados à Internet para acessar serviços públicos, como Nota Fiscal Paulista, site da CDHU, da Receita Federal e até mesmo emitir notas como a e-GTA, da Secretaria da Agricultura, entre outros.