Música e educação são tema de lives realizadas pela coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins

Agosto 31, 2020

Nos dias 1 e 8 de setembro, às 17 horas, a coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, realiza lives com o músico Léo Gandelman e a jornalista Luciana Medeiros, pelo Instagram.

O objetivo é falar sobre Tom Jobim, educação e música nas escolas. O projeto Tom nas Escolas – estudos pedagógicos desenvolvidos para oito músicas do maestro, executadas por alunos de música da rede pública de ensino do Rio de Janeiro - também será assunto dos bate-papos.

No dia 4 de setembro será divulgada a música “Se todos fossem iguais a você”, executada pela orquestra virtual dos jovens do Programa Orquestra nas Escolas, que em virtude do isolamento, gravaram cada um em sua casa músicas do estudo desenvolvido com os professores para o repertório de compositor. Com esta apresentação, se encerra a primeira etapa do projeto Tom nas Escolas, parceria do Instituto Antonio Carlos Jobim com o Programa, que levou para as novas gerações a importância da obra do maestro Tom Jobim, através da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e da Subsecretaria de Ensino do município.

Para assistir às apresentações da Orquestra Virtual do Programa Orquestra nas Escolas já disponíveis, acesse aqui.

Sobre o Instituto Antonio Carlos Jobim

Instituto Antonio Carlos Jobim é mantido através do projeto de incentivo cultural do ISS da prefeitura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Banco Icatu e do Aeroporto Antônio Carlos Jobim/Galeão. O recurso propicia, além de benfeitorias no espaço Tom Jobim, a conservação e atendimento ao acervo físico e digital, inventário e manutenção do site http://portal.jobim.org/.

Sobre o Programa Orquestra nas Escolas

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Programa Orquestra nas Escolas é um programa gratuito de música e educação, que desde 2017, aposta na formação musical e na prática de excelência para o desenvolvimento social de crianças e jovens que estudam nas escolas da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro. Atualmente, são oferecidas aulas de vários instrumentos musicais para alunos de 52 escolas municipais do Rio. O Programa conta com 16 orquestras em atividade, como a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, dentre outras, compostas por alunos também da Rede Municipal do Rio de Janeiro, que promovem um amplo calendário de concertos e programações.