Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Todo dia tem museu de graça em São Paulo
Maio 20, 2015

No dia 18 de maio foi comemorado o Dia Internacional dos Museus, e São Paulo tem muito o quê comemorar. São mais de cem museus espalhados pelas quatro regiões da cidade, com ricos acervos e exposições temporárias renomadas. Melhor do que isso é poder visitá-los sem gastar nada. Veja alguns deles os dias de gratuidade.

Museus gratuitos todos os dias

Museu Brasileiro de Escultura (Mube) - Localizado na Avenida Europa, o museu oferece exposições, cursos, palestras, feiras de antiguidade e designer, filmes de arte, apresentações musicais, entre outras atividades.

Museu Afro Brasil - O museu possui um rico acervo com mais de cinco mil obras e está localizado dentro do Parque do Ibirapuera.

Casa das Rosas - Localizada na Avenida Paulista, o local reúne uma diversidade de manifestações artísticas que vai de saraus, a recitais, exposições e cursos preparatórios.

Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC) - Localizado na Cidade Universitária, reúne um dos mais importantes acervos de arte contemporânea.

Museus gratuitos em alguns dias de semana

Catavento Cultural e Educacional - Localizado na Praça Cívica Ulisses Guimarães, no centro de São Paulo, o Catavento é dividido em quadro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. A entrada é gratuita aos sábados.

Museu de Arte Sacra - Localizado na Avenida Tiradentes, no centro de São Paulo, o museu expõe objetivos religiosos de valor estético ou histórico. É gratuito aos sábados.

Museu da Imagem e do Som (MIS) - Além do rico acervo permanente, o museu que fica na Avenida Europa recebe exposições temporárias, como a Exposição do Castelo Ra-Tim-Bum que fez sucesso no ano passado. É gratuito as terças-feiras.

Museu da Língua Portuguesa - Gratuito aos sábados, o museu fica próximo à estação da Luz e conta a história da Língua Portuguesa de forma interativa.

Museu do Futebol - Localizado no bairro de Higienópolis, embaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu, o museu é gratuito aos sábados.

Pinacoteca do Estado de São Paulo - Localizada próxima à estação da Luz, a Pinacoteca recebe exposições temporárias, além do rico acervo permanente. É gratuita aos sábados.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) - Localizado na Avenida Paulista, é um dos cartões postais da cidade. Possui entrada gratuita às terças-feiras e quintas a partir das 17h.

Museu de Arte Moderna (MAM) - Museu e Centro Cultural fica localizado na Vila Mariana e possui entrada gratuita aos domingos.

Museu da Casa Brasileira - Localizado na Avenida Faria Lima é o único museu do país especializado em design e arquitetura. Tem entrada gratuita aos sábados, domingos, feriados e aberturas noturnas.

Museu da Imigração do Estado de São Paulo - Gratuito aos sábados, o museu preserva a memórias dos imigrantes que chegaram ao Brasil entre o século XIX e XX, Localizado na Mooca.

Pesquisa de visitação dos museus

Em abril, a São Paulo Turismo (empresa municipal de turismo e eventos, SPTuris), por meio de seu núcleo de estudos e pesquisas, o Observatório de Turismo e Eventos, realizou um levantamento sobre a visitação de museus na cidade no ano de 2014. A partir deste primeiro trabalho, será criado um índice oficial e frequente de visitação em museus da capital. A primeira lista foi encabeçada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), seguido pelo Catavento Cultural e a Pinacoteca do Estado.

Para a realização da pesquisa, técnicos do Observatório de Turismo e Eventos entraram em contato com mais de 100 museus da cidade e apuraram o número de visitação de todos aqueles que mantêm esse controle. Abaixo, a lista completa do top 10 museus em 2014:

São Paulo - Capital

Museu da Imagem e do Som: 603.197
Catavento: 509.177
Pinacoteca Luz: 425.575
Museu do Futebol: 419.363
Museu da Língua Portuguesa: 386.789
MASP: 288.883
Museu Afro Brasil: 209.097
Museu da Casa Brasileira: 150.472
Casa das Rosas: 116.487
Museu da Imigração: 94.781