Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Museu do Futebol comemora Semana Nacional de Museus com gratuidade e jogos educativos
Maio 10, 2013

De 13 a 19 de maio, instituições museológicas de todo o país participam da Semana Nacional de Museus com diversos eventos. O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizada no estádio do Pacaembu – também fará parte da programação especial com jogos educativos.

Nos dias 16 e 18 de maio, das 11h às 12h, os educadores realizarão a Contação de História Sensorial. A brincadeira tem como objetivo estimular os sentidos e vivenciar com os visitantes, de olhos vendados, um museu de sensações. Já no Jogo Palavra e Imagem os visitantes serão desafiados a fazer uma verdadeira investigação de imagens pelo acervo. A diversão acontece nas salas do museu nos dias 16, 18 e 19, das 10h às 15h30. O Museu do Futebol também irá comemorar a Virada Cultural com extensão do horário no dia 18, bilheteria fica aberta até as 19h com permanência ate as 20h.

E quem ainda não visitou a exposição Será que foi, seu Juiz? poderá aproveitar esses dias gratuitos e mergulhar no universo da arbitragem: o período de exibição foi prorrogado e a mostra fica em cartaz até o dia 9 de junho. O visitante pode apreciar de maneira interativa e lúdica as dificuldades da atuação do juiz de futebol. É possível analisar vídeos com lances polêmicos de arbitragem, se divertir com efeitos de ilusão de ótica e acompanhar uma linha do tempo com detalhes da profissão do juiz desde que ele entrou oficialmente em campo, em 1891, na Inglaterra. O jogo usado pela FIFA para treinar árbitros em todo o mundo também é uma das atrações.

A programação do Museu do Futebol está integrada à Semana Nacional de Museus em torno do tema “Museu MeUeSEU: de todo mundo”. O tema proposto tem o objetivo de reforçar a idéia de que o Museu é um espaço público e está à disposição de toda a população. A Secretaria de Estado da Cultura busca oferecer uma programação atrativa que contemple diversos públicos, visando atrair as famílias para compartilhar momentos de lazer, conhecimento e cultura.

Serviço

Semana Nacional de Museus no Museu do Futebol
Local: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Dias: 16 (quinta-feira), 18 (sábado) e 19 (domingo)
Horário de funcionamento: das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Quanto: gratuito


Exibir mapa ampliado

A programação completa da Semana Nacional de Museus pode ser vista no site www.culturasp.gov.br

Virada Cultural
Dia: 18 (sábado)
Horário: das 9h às 20h (bilheteria até as 19h)
Tel.: (11) 3664-3848
Quanto: gratuito
Informações: www.museudofutebol.org.br


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas