Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

O Museu do Futebol participa da 5ª Primavera dos Museus com atividades e exposições sobre o tema "Mulheres, Museus e Memórias"
Setembro 15, 2011

O Museu do Futebol - instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio do Pacaembu – participa da 5ª Primavera dos Museus, sob o tema Mulheres, Museus e Memórias, com visitas mediadas nos dias 22 e 24 de setembro, às 11h e 14h.

A edição deste ano busca apresentar, dentro do acervo, a importância e influência das mulheres que fizeram e fazem história dentro e fora do universo futebolístico. Um dos objetivos é questionar como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados nos dias atuais.

A visita mediada vai proporcionar ao visitante um olhar diferenciado a respeito do Museu e estimular o conhecimento por meio de diálogos, atividades, dinâmicas e jogos envolvendo diversos significados presentes nas exposições: na Sala das Origens, os destaques são as belíssimas fotografias que retratam o período entre o final do século XIX e meados de 1930; na Sala Rito de Passagem, uma torcedora na arquibancada do Maracanã vibra e chora na derrota do Brasil para o Uruguai em 1950; na Sala das Copas do Mundo, por meio de imagens e vídeos, as mulheres estão presentes nos acontecimentos históricos mais importantes do século XX; por fim, na Sala Números e Curiosidades, o visitante poderá conhecer a história do futebol feminino, além de apreciar jogadas protagonizadas por Marta, eleita 5 vezes a melhor jogadora do mundo.

A 5ª Primavera dos Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), acontece anualmente na semana do início da estação. O objetivo é sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre assuntos da atualidade. Nos anos anteriores, a ação ofereceu mais de 3 mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país.

Serviço

Museu do Futebol na 5°Primavera dos Museus

Local: Museu do Futebol

Endereço: Praça Charles Miller, s/n CEP 01234-010

Data: 22/9 (quinta-feira) e 24/9 (sábado)

Horário de funcionamento do museu: 9h às 18h

Horário de agendamento das visitas mediadas: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30

*Agendar grupos nos horários oferecidos pelo telefone 3661-2273

Entrada: R$6, sendo que estudantes, professores e idosos pagam meia-entrada (R$3)

*Todas as quintas a entrada é gratuita.

Tel.: (11) 3664-3848

http://www.museudofutebol.org.br http://www.museudofutebol.org.br


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas