Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Museu da Imigração celebra aniversário com programação especial
Junho 24, 2015

O Museu da Imigração - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – prepara duas ações culturais para comemorar junto aos visitantes seus 22 anos de atividades: um painel colaborativo e uma oficina de fotografia.

O painel fica exposto até o dia 28 de junho, e o público pode deixar suas contribuições, colorindo e personalizando a fachada da antiga Hospedaria de Imigrantes. A ideia da atividade é promover a interação entre as pessoas e exercitar a criatividade, usando como tema as referências históricas do MI.

Já no dia 25 de junho, data oficial do aniversário, os interessados podem aprender novas técnicas fotográficas explorando os espaços do museu. A oficina é ministrada por João Kulcsár, curador da exposição "Retratos Imigrantes". As vagas são limitadas e gratuitas, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br. Algumas fotos serão selecionadas para serem expostas na cafeteria do museu.

João Kulcsár tem mestrado em artes pela Universidade de Kent, Inglaterra, 1996/7, como bolsista do The British Council. Foi professor visitante na Universidade de Harvard 2002/3, como bolsista da Comissão Fulbright. Atualmente, é professor do Senac-sp. Também fez curadorias de exposições fotográficas no Brasil, como as de Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas, Pedro Martinelli, Lewis Hine, fsa Magnum, Impressões Visuais, Edward Curtis, Observadores - fotografia Britânica, Olhar a Toda Prova.

No dia 25 de junho de 1993, sob o Decreto nº 36.987, foi criado na Secretaria de Estado da Cultura, diretamente subordinado ao Departamento de Museus e Arquivos, o Museu da Imigração, com a finalidade de levantar os dados, recolher os objetos e os documentos relacionados à imigração ocorrida no Estado de São Paulo.

O MI fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.

Serviço

Aniversário do Museu da Imigração
Programação
Painel Colaborativo Colorindo o Museu
De 23 a 28 de junho de 2015
Oficina de fotografia com João Kulcsár, curador da exposição "Retratos Imigrantes"
Dia 25 de junho de 2015, às 15h
Inscrição gratuita pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br
Local: Rua Visconde de Parnaíba, nº 1316 – Mooca –São Paulo
Informações: (11) 2692-1866 ou www.museudaimigracao.org.br