Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Museu da Imigração participa da 9ª Primavera dos Museus
Setembro 15, 2015

O Museu da Imigração - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – participa da 9ª Primavera dos Museus, que em 2015 tem como tema "Museus e Memórias Indígenas". Para o evento, o museu preparou uma programação especial e gratuita, que vai de 21 a 27/9.

A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano no início da estação homônima. A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus.

Dentro da programação do núcleo educativo, o público pode participar de 22 a 25/9, sempre às 15h, do jogo 'Mongaba no Museu', uma brincadeira em que os participantes serão convidados a desenvolver uma narrativa a partir de palavras tupi-guarani. Nos dias 26 e 27 de setembro, às 11h, a contação de histórias 'Contos da taba' traz as lendas amazônicas ao jardim do MI, explorando a oralidade característica da tradição indígena. Para o dia 27/9, às 16h, está programada a visita educativa temática 'Museus e memórias indígenas', discutindo a representação indígena no MI, partindo de recortes da exposição de longa duração.

Na programação cultural, o escultor e ceramista Jean Jacques Vidal convida os participantes a conhecerem um pouco mais da cultura indígena por meio da cerâmica Suruí, na 'Oficina de cerâmica indígena´, no dia 26/9, às 15h. Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo e-mail: inscricao@museudaimigracao.org.br (vagas limitadas e gratuitas).

As celebrações indígenas também estão representadas na apresentação "Cantos e danças indígenas", no dia 27/9, às 15h. Por meio de danças e cânticos, o público faz uma imersão na cultura indígena com Marlui Miranda, pesquisadora do tema.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br

Programação

Atividades do núcleo educativo

De 22 a 25 de setembro, às 15h - Jogo 'Mongaba no Museu'.
26 e 27 de setembro, às 11h - Contação de histórias 'Contos da taba'.
27 de setembro, às 16h - Visita educativa temática 'Museus e memórias indígenas'.

Programação cultural

26 de setembro, às 15h – Oficina de cerâmica indígena.
Inscrições pelo e-mail: inscricao@museudaimigracao.org.br
27 de setembro, às 15h – Cantos e danças indígenas.

Toda a programação é gratuita.

Local: Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo.
http://museudaimigracao.org.br/