Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Museu da Imigração celebra, dia 1 de novembro, Día de los Muertos
Outubro 21, 2015

O Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – recebe no dia 1º de novembro o Día de los Muertos, celebração tradicionalmente comemorada no México que tem como princípio saudar e relembrar os entes queridos. A história da festa conta que, nos dias 1 e 2 de novembro, os mortos vêm para visitar seus parentes, portanto é um momento de muita alegria que reúne música, fantasias, apresentações teatrais e comidas típicas. O evento acontece das 13h às 20h, com entrada gratuita, e tem realização conjunta com o Consulado General do México en Sao Paulo, Conselho de Promoção Turística do México e Associação Mexicanos em São Paulo (MESP).

Repleto de catrinas (típicas caveiras simpáticas), flores e cores habituais do evento, o museu promoverá diversas atrações para festejar o Día de los Muertos com o público de São Paulo, trazendo os costumes e tradições mexicanas. As atrações do dia contam com a tradicional oferenda, espécie de altar que reverencia entes queridos e personalidades importantes que já se foram. As homenageadas da ocasião são Frida Kahlo - pintora mexicana - e Tomie Ohtake – artista plástica japonesa, naturalizada brasileira.

Ao longo da festa, estão programadas apresentações musicais com os Mariachis Los Charros (às 14h e 16h), venda de comida mexicana - com os restaurantes La Sabrosa Taquería, La Mexicana e Dulce Rosas -, pintura facial típica para os visitantes (das 15h às 17h) e oficinas: às 15h - flores mexicanas de papel, 15h30 - decoração de caveiras de chocolates, 16h30 - receita de guacamole e 17h - drinks com tequila. As crianças também terão um espaço reservado para brincadeiras e desenhos com os motivos da celebração.

Para entrar no clima da festa, o público poderá ir a caráter. A melhor fantasia de catrina e catrin (casal das tradicionais caveiras) ganhará uma viagem a Salvador com aéreo e hospedagem. O concurso não precisa de inscrição prévia e será julgado pelo Consulado General do México em SP e pelo Conselho de Promoção Turística do México. O resultado será divulgado no mesmo dia, às 17h30.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br

Serviço

Día de los Muertos no Museu da Imigração
1º de novembro/2015 (domingo)
Das 13h às 20h

Programação:

14h e 16h - Apresentação Mariachis Los Charros
15h às 17h - pintura facial típica para os visitantes

Oficinas:

15h - Flores mexicanas de papel
15h30 - Decoração de caveiras de chocolates (Dulce Rosas - Cocina Mexicana)
16h30 - Receita de guacamole (Restaurante La Mexicana)
17h - Drinks com tequila (Taquería La Sabrosa)
17h30 – Resultado do concurso (melhor caracterização de Catrina e Catrin)

Programação gratuita.
Faixa etária: livre
Local: Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo).