Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Museu da Imigração celebra, dia 23, Dia da África
Maio 18, 2015

O Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza no dia 23 de maio, das 11h às 16h, o África no Museu, que antecipa as celebrações do Dia da África - comemorado originalmente em 25 de maio. As atividades são gratuitas e indicadas para todas as idades.

O evento tem inicio às 11h, com a exibição do documentário Sete Dias em Burkina Faso, do diretor Carlinhos Antunes, retratando a história e a cultura de Burkina Faso, país da África Ocidental. Realizado pelos músicos e documentaristas Carlinhos Antunes, Márcio Werneck e Patrick Lavaud, a produção mostra o festival de música mais esperado do ano e um dos mais importantes da África, o NAK - Noites Atípicas de Koudougou.

Durante o período da tarde, das 13h às 15h, o público poderá conhecer as tradicionais tranças africanas e ainda sair com um penteado típico. Às 14h, o Grupo Fall Africa Rythms do Senegal, faz uma apresentação de dança e música. Em seguida, o N´TIFAFA, grupo cultural do Togo, une dança e percussão africana. Às 15h, na Oficina de boneca Abayomi, ministrada pela atriz Alejandra Pinel, os participantes aprendem a confeccionar bonecas de pano artesanais, com sobras de tecidos reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura. Para esta atividade as vagas são limitadas, e é preciso fazer inscrição prévia pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br Às 16h, o evento finaliza sua programação com a contação no jardim Baobá de histórias.

O Dia da África é comemorado em 25 de maio, data em que 32 chefes de estado africanos se reuniram na Etiópia, em 1963, e criaram a Organização de Unidade Africana (OUA), com objetivo de libertar o continente africano do colonialismo e do apartheid, e ainda promover a emancipação do povo africano.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. Os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br

Serviço

África no Museu
Local: Museu da Imigração
Dias: 23 de maio de 2015
Horários: das 11h às 16h.
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca - São Paulo
Gratuito.

Programação África no Museu

11h Exibição do documentário Sete Dias em Burkina Faso, do diretor Carlinhos Antunes
13h às 15h Tranças africanas para os visitantes
14h Apresentações de dança e percussão africana, com os grupos Fall Africa Rythms e N´Tifafa
15h Oficina de boneca Abayomi (vagas limitadas - inscricao@museudaimigracao.org.br)
16h Contação: Baobá de histórias.