Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Museu da Casa Brasileira organiza, sábado, programa educativo Uma Tarde no Museu
Agosto 23, 2013

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realiza no sábado, 24 de agosto, o programa educativo Uma Tarde no Museu. Em oficinas gratuitas, voltadas às famílias e ao público em geral, as atividades têm como objetivo propor uma experiência prazerosa e de aprendizado no museu, com o acompanhamento do núcleo educativo da instituição.

Na edição de agosto, a proposta é um experimento que usa materiais de diversos formatos, tamanhos e densidade e que, colocados na água, propiciam a observação de sua flutuação. Esta experiência se relaciona com a exposição “Casas do Brasil 2013 - Habitação ribeirinha na Amazônia”, analisando os modos construtivos, o uso de recursos e a tecnologia desenvolvida pelas comunidades retratadas na mostra, do município de Nhamundá, localizado a 570 quilômetros de Manaus (AM).

A segunda parte da oficina convida a construção de uma casinha com uso de rolha e palitos de sorvete entre outros materiais considerando os princípios do experimento realizado. As vagas para as oficinas do programa Uma Tarde no Museu são limitadas. É necessário fazer inscrição pelo e-mail agendamento@mcb.org.br ou pelo telefone (11) 3032.3727.

Serviço:
Uma Tarde no Museu
24 de agosto, sábado às 14h30
*Chegar com 15 minutos de antecedência
Vagas: 25 (sem limite de idade)
Inscrições: (11) 3032 2499 – agendamento@mcb.org.br
Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705
Tel: 3032-3727 / 3032-2564


Exibir mapa ampliado

Sobre "Casas do Brasil 2013 - Habitação ribeirinha na Amazônia"

A mostra, quinta edição do projeto Casas do Brasil, que propõe a formação de um inventário sobre a rica diversidade do morar pelo país, revela aspectos da arquitetura das habitações ribeirinhas na região de Nhamundá, município localizado a 570 km de Manaus. Por meio de registros do fotógrafo Eduardo Girão, com curadoria da geógrafa Sandra Lencioni e da socióloga Maria Ruth Amaral de Sampaio são apresentadas palafitas e casas flutuantes adotadas na região, que representam soluções do morar em harmonia com o meio ambiente.

Sobre o Núcleo Educativo MCB

Preparado para atender visitantes de idades e formações diversas, o núcleo educativo está sempre adaptando os conteúdos da instituição aos objetivos e ao nível de compreensão dos vários públicos que frequentam o Museu da Casa Brasileira.
Visitas em grupos - em geral, instituições de ensino e sociais - podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo. De terça a sábado, às 16h - Duração: 1 hora.

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora este ano sua 27ª edição.