Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Mundo Líris promove nova mostra coletiva na Casa das Rosas
Abril 30, 2015

O projeto Mundo Líris, plataforma de desenvolvimento artístico e desdobramento de projetos, inaugura no dia 5 de maio a exposição Distâncias Sutis, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Literatura e Poesia. O museu pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura.

Formado por dez fotógrafos, dentre eles Beatriz Pontes, Bernardo Dorf, Daniele Queiroz, Flávia Tojal, Helena Rios, Luciana Mendonça, Marcelo Guarnieri, Márcio Távora, Marina Piedade e Renata Angerami, além de Marcelo Greco, o grupo exibirá aproximadamente 30 imagens e alguns elementos de seus processos criativos. A distância entre os mundos interno e externo - relação intrínseca à criação artística -, e a distância entre imagem e palavra perfazem o universo apresentado na mostra.

Em Distâncias Sutis, cujo intuito é abordar a cidade e seu caráter perturbador, segundo o grupo é “Pela projeção de nossos desejos e pela ilusão de que o ‘lá’ seja melhor que o ‘aqui’, criamos nosso relevo emocional na cidade, que se modifica perante nossos olhos a todo instante”. Neste contexto, cada fotógrafo exibe uma visão particular sobre o tema, com fotografias, desenhos, colagens, obras feitas com técnicas mistas, além de alguns textos. Alguns objetos utilizados no processo criativo serão expostos, como cadernos de anotações, croquis, carimbos, instrumentos de desenho como penas de nanquim, arquivos pessoais, livros que serviram como referência e inspiração para os artistas, entre outros.

Sobre mundo Líris

Nos últimos dez anos, o Mundo Líris, grupo de estudos iniciado por Marcelo Greco para discutir e pensar a imagem como forma de expressão, cresceu e transformou-se em realizador de publicações eletrônicas, exposições coletivas e individuais, imersões fotográficas, ações educativas, intercâmbios internacionais etc.

O projeto surgiu do desejo de desenvolver trabalhos de maneira autoral e artesanal, acreditando na forma coletiva de compartilhar opiniões e dividir os processos criativos. O grupo é hoje formado por dez artistas, orientados por Marcelo Greco - fotógrafo, curador e professor do Museu de Arte Moderna de São Paulo - que atuam utilizando a fotografia e demais artes visuais como ferramentas poéticas de expressão individual: Beatriz Pontes, Bernardo Dorf, Daniele Queiroz, Flávia Tojal, Helena Rios, Luciana Mendonça, Marcelo Guarnieri, Márcio Távora, Marina Piedade e Renata Angerami. Fundado em 2004, grupo possui em seu histórico de trabalho exposições coletivas, workshops, palestras, publicações impressas e digitais (como a revista eletrônica anual Cenáculo, de 2008 a 2013). Para conhecer mais sobre o trabalho do Mundo Líris, acesse o site: http://www.mundoliris.com/

Serviço:

Exposição Distâncias Sutis
Abertura: 5 de maio
De 5 a 31 de maio de 2015
Com Mundo Líris
Entrada gratuita

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: www.facebook.com/casadasrosas
Instagram: www.instagram.com/casadasrosas