Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Dia do brincar, no MuBe, oferece, domingo (19) show de gaita de foles com música e dança
Maio 08, 2013

A Banda St. Andrew Society Pipes & Drums – ou simplesmente SASPD, mostra um pouco da arte e cultura escocesa no MuBe no próximo dia 19 de maio, Dia do Brincar, data comemorada mundialmente com o objetivo de envolver e mobilizar pessoas e organizações para uma visão renovada dos espaços lúdicos. Entre outras atividades, como relatos de experiências relativas ao brincar como ferramenta de aprendizagem, lazer e saúde acontecem oficinas lúdicas interativas de arte e criatividade; vivências com jogos e brincadeiras em espaço fechado e aberto. E é nesse contexto que surge a banda de gaitas de fole mostrando repertório típico dessa música que desperta a curiosidade pela sua sonoridade e diferencial.

“Cada vez mais o público brasileiro vem se aproximando dessa arte secular que nossos antepassados nos deixaram como herança. O interesse junto com a curiosidade vem criando um elo poderoso que ajuda a difundir nosso trabalho e atrair novos talentos”, afirma Colin Pritchard, Drum Major escocês e líder da banda, referindo-se à outra atividade da banda que oferece aulas de música e dança para interessados em conhecer um pouco melhor essa arte.

Informações sobre os instrumentos

Gaitas-de-foles: É um instrumento de origem aproximada há 3.000 anos. A utilizada pelo grupo, conhecida como GHB (Great Highland Bagpipe), é a mais popular e a que tem o som mais alto. É composta de um “chanter” que é a parte melódica e aguda do instrumento, um reservatório de ar, um bocal para soprar o ar para o reservatório e 3 “drones” que fazem a harmonia e a base grave do som. São pelo menos 2 anos de estudo para que o gaiteiro possa ser considerado um iniciante no instrumento.

Percussão: O naipe de percussão é composto de 3 vozes, o grave com o bumbo (Bass Drum), os médios com os tambores tenor (Tenor Drum) e as vozes agudas com as caixas (Snare Drum). Existe um estilo particular escocês que é derivado de marchas e danças circulares. As marchas foram influenciadas por bandas militares e influenciaram todas as Bandas Marciais do mundo assim como as fanfarras brasileiras.

Formação da SASPD

Colin Pritchard: Drum Major; Michel Mendes: Gaiteiro; Piero Bom: Gaiteiro; Ricardo Colombera Lacraia - Gaiteiro; Thiago Scavazini: Gaiteiro (líder); Fred Litto: Bumbo; Elaine Riguengo Pereira: Tenor; José Alayr Pereira Jr.: Caixa (líder); Amanda de Jesus Rangel: Dançarina; Emily Shinzato: Dançarina; Jocelyn Ann Black: Dançarina (líder); Marcela Badolatto: Dançarina; Vera de Melo Strabeli: Dançarina

Serviço

Dia 19 de maio de 2013 – às 12 horas
MuBe, Museu Brasileiro da Escultura
Avenida Europa, 218
Entrada gratuita


Exibir mapa ampliado

Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas