Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Dia do brincar, no MuBe, oferece, domingo (19) show de gaita de foles com música e dança
Maio 08, 2013

A Banda St. Andrew Society Pipes & Drums – ou simplesmente SASPD, mostra um pouco da arte e cultura escocesa no MuBe no próximo dia 19 de maio, Dia do Brincar, data comemorada mundialmente com o objetivo de envolver e mobilizar pessoas e organizações para uma visão renovada dos espaços lúdicos. Entre outras atividades, como relatos de experiências relativas ao brincar como ferramenta de aprendizagem, lazer e saúde acontecem oficinas lúdicas interativas de arte e criatividade; vivências com jogos e brincadeiras em espaço fechado e aberto. E é nesse contexto que surge a banda de gaitas de fole mostrando repertório típico dessa música que desperta a curiosidade pela sua sonoridade e diferencial.

“Cada vez mais o público brasileiro vem se aproximando dessa arte secular que nossos antepassados nos deixaram como herança. O interesse junto com a curiosidade vem criando um elo poderoso que ajuda a difundir nosso trabalho e atrair novos talentos”, afirma Colin Pritchard, Drum Major escocês e líder da banda, referindo-se à outra atividade da banda que oferece aulas de música e dança para interessados em conhecer um pouco melhor essa arte.

Informações sobre os instrumentos

Gaitas-de-foles: É um instrumento de origem aproximada há 3.000 anos. A utilizada pelo grupo, conhecida como GHB (Great Highland Bagpipe), é a mais popular e a que tem o som mais alto. É composta de um “chanter” que é a parte melódica e aguda do instrumento, um reservatório de ar, um bocal para soprar o ar para o reservatório e 3 “drones” que fazem a harmonia e a base grave do som. São pelo menos 2 anos de estudo para que o gaiteiro possa ser considerado um iniciante no instrumento.

Percussão: O naipe de percussão é composto de 3 vozes, o grave com o bumbo (Bass Drum), os médios com os tambores tenor (Tenor Drum) e as vozes agudas com as caixas (Snare Drum). Existe um estilo particular escocês que é derivado de marchas e danças circulares. As marchas foram influenciadas por bandas militares e influenciaram todas as Bandas Marciais do mundo assim como as fanfarras brasileiras.

Formação da SASPD

Colin Pritchard: Drum Major; Michel Mendes: Gaiteiro; Piero Bom: Gaiteiro; Ricardo Colombera Lacraia - Gaiteiro; Thiago Scavazini: Gaiteiro (líder); Fred Litto: Bumbo; Elaine Riguengo Pereira: Tenor; José Alayr Pereira Jr.: Caixa (líder); Amanda de Jesus Rangel: Dançarina; Emily Shinzato: Dançarina; Jocelyn Ann Black: Dançarina (líder); Marcela Badolatto: Dançarina; Vera de Melo Strabeli: Dançarina

Serviço

Dia 19 de maio de 2013 – às 12 horas
MuBe, Museu Brasileiro da Escultura
Avenida Europa, 218
Entrada gratuita


Exibir mapa ampliado

Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas