Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Dia do brincar, no MuBe, oferece, domingo (19) show de gaita de foles com música e dança
Maio 08, 2013

A Banda St. Andrew Society Pipes & Drums – ou simplesmente SASPD, mostra um pouco da arte e cultura escocesa no MuBe no próximo dia 19 de maio, Dia do Brincar, data comemorada mundialmente com o objetivo de envolver e mobilizar pessoas e organizações para uma visão renovada dos espaços lúdicos. Entre outras atividades, como relatos de experiências relativas ao brincar como ferramenta de aprendizagem, lazer e saúde acontecem oficinas lúdicas interativas de arte e criatividade; vivências com jogos e brincadeiras em espaço fechado e aberto. E é nesse contexto que surge a banda de gaitas de fole mostrando repertório típico dessa música que desperta a curiosidade pela sua sonoridade e diferencial.

“Cada vez mais o público brasileiro vem se aproximando dessa arte secular que nossos antepassados nos deixaram como herança. O interesse junto com a curiosidade vem criando um elo poderoso que ajuda a difundir nosso trabalho e atrair novos talentos”, afirma Colin Pritchard, Drum Major escocês e líder da banda, referindo-se à outra atividade da banda que oferece aulas de música e dança para interessados em conhecer um pouco melhor essa arte.

Informações sobre os instrumentos

Gaitas-de-foles: É um instrumento de origem aproximada há 3.000 anos. A utilizada pelo grupo, conhecida como GHB (Great Highland Bagpipe), é a mais popular e a que tem o som mais alto. É composta de um “chanter” que é a parte melódica e aguda do instrumento, um reservatório de ar, um bocal para soprar o ar para o reservatório e 3 “drones” que fazem a harmonia e a base grave do som. São pelo menos 2 anos de estudo para que o gaiteiro possa ser considerado um iniciante no instrumento.

Percussão: O naipe de percussão é composto de 3 vozes, o grave com o bumbo (Bass Drum), os médios com os tambores tenor (Tenor Drum) e as vozes agudas com as caixas (Snare Drum). Existe um estilo particular escocês que é derivado de marchas e danças circulares. As marchas foram influenciadas por bandas militares e influenciaram todas as Bandas Marciais do mundo assim como as fanfarras brasileiras.

Formação da SASPD

Colin Pritchard: Drum Major; Michel Mendes: Gaiteiro; Piero Bom: Gaiteiro; Ricardo Colombera Lacraia - Gaiteiro; Thiago Scavazini: Gaiteiro (líder); Fred Litto: Bumbo; Elaine Riguengo Pereira: Tenor; José Alayr Pereira Jr.: Caixa (líder); Amanda de Jesus Rangel: Dançarina; Emily Shinzato: Dançarina; Jocelyn Ann Black: Dançarina (líder); Marcela Badolatto: Dançarina; Vera de Melo Strabeli: Dançarina

Serviço

Dia 19 de maio de 2013 – às 12 horas
MuBe, Museu Brasileiro da Escultura
Avenida Europa, 218
Entrada gratuita


Exibir mapa ampliado

Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas