Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Situação dos motoboys é debatida na Câmara Municipal
Fevereiro 14, 2008

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, no último dia 06, uma audiência pública para discutir a situação dos motoboys na cidade de São Paulo. Participaram o Secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, o Presidente da CET, Roberto Scaringela, vereadores e representantes da categoria.

Foram levantadas questões importantes como a regularização dos motofretes, cadastramento dos motoboys, necessidade de profissionalização das empresas que contratam os motoqueiros para que não haja exploração do trabalhador, e a polêmica questão sobre o trânsito de motos nas Marginais Pinheiros e Tietê.

"Nosso objetivo é proteger a vida das pessoas, preservar a integridade. E estamos analisando as propostas apresentadas pela categoria", afirma Moraes.

As três propostas apresentadas estão em fase de análise pelos técnicos da secretaria: a primeira seria a utilização da Via de Serviço como Via Expressa. A segunda, a diminuição do tamanho de todas as faixas das marginais e implantação de uma faixa exclusiva; a terceira, a criação de uma faixa exclusiva com muros e saída somente pelos viadutos.

"Precisamos achar soluções, conversar com as partes envolvidas para chegar a um denominador comum sobre as marginais e a questão da regularização", afirmou o Vereador Goulart, vice-presidente da Comissão de Trânsito e Transporte.

"Só vamos aceitar a criação de uma Via Exclusiva se não prejudicar os outros motoristas", condiciona o Presidente do Sindicato dos Motoboys, Gilberto Almeida. "Estamos buscando soluções e não somos contra a regulamentação. Queremos que fique opcional o uso do baú ou da mochila, queremos a revisão sobre as questões de comodato e da idade da moto", complementa.

O Presidente da Federação dos Motoclubes, Reinaldo de Carvalho Bueno, esclareceu que a questão envolve um grande número de pessoas, e pediu atenção especial à quantidade de acidentes fatais. "52% dos proprietários de moto que trabalham com ela, têm entre 18 e 28 anos e morrem 4 motoqueiros a cada 3 dias; parece que ninguém vê".


 

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas