Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Mostra As mentiras que os Filmes Contam apresenta, gratuitamente, longas-metragens que combinam jogos de mentira e omissão.
Abril 08, 2012

No mês que inicia com o dia da mentira, a Biblioteca Temática em Literatura Fantástica Viriato Corrêa aproveita o mote para uma programação especial de filmes. A Mostra "As mentiras que os filmes contam", que acontece entre os dias 13 e 29 de abril, apresenta longas-metragens que combinam jogos de mentira e omissão.

Alguns dos títulos selecionados direcionam a mentira ao espectador, utilizando técnicas que evidenciam a possível veracidade dos fatos apresentados em cena como o filme de abertura da mostra "Verdades e Mentiras". Com direção e atuação de Orson Welles, a produção de 1973 foi rodada como se fosse um documentário. O enredo se baseia na história do fictício Elmyr de Hory, um pintor que vive de falsificações de quadros de artistas famosos como os pintores Van Gogh e Picasso.

O brasileiro "Pan-Cinema Permanente", de Carlos Nader, inverte a situação, ou seja, narra uma história real, do poeta baiano Waly Salomão, com toques ficcionais.

Filmes com temáticas mais densas, que exploram o suspense característico que permeia investigações reais também integram a seleção. Entre os títulos que serão exibidos está "Procurando Elly", de Asghar Farhadi, o mesmo diretor de "A Separação", filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na edição deste ano; e "Estrada Perdida", de David Lynch.

Serviço

Biblioteca Pública Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul
Tel. 5573-4017 e 5574-0389.

Confira a programação:

ESSE OBSCURO OBJETO DO DESEJO
(Cet Obscur Objet du Désir, Espanha/França, 1977, 103 min). Dir.: Luis Buñuel. Com Fernando Rey, Carole Bouquet, Ángela Molina e outros. +18 anos.
Após entrar em um trem, homem joga um balde de água em uma moça parada na plataforma. Surpresos, os passageiros desejam saber o que o levou a agir assim e ele passa a contar sua obsessão por uma garota.
Dia 27, 16h

ESTRADA PERDIDA
(Lost Highway, EUA/França, 1997, 128 min). Dir.: David Lynch. Com Bill Pullman, Patricia Arquette, Balthazar Getty e outros. Livre.
Saxofonista desconfia que a mulher o trai ao mesmo tempo em que começa a receber vídeos anônimos que mostram sua casa por dentro e por fora. A esposa é morta e ele passa a ser o principal suspeito.
Dia 27, 18h

O PROFESSOR ALOPRADO
(The Nutty Professor, EUA, 1963, 107 min). Dir.: Jerry Lewis. Com Jerry Lewis, Stella Stevens, Del Moore e outros. Livre.
Professor feio e desajeitado é ridicularizado pelas pessoas e decide criar uma poção que o deixará atraente. Os efeitos, porém, não são permanentes e ele se envolve em situações complicadas quando volta ao aspecto normal.
Dia 28, 16h

RASHOMON
(Japão, 1950, 90 min). Dir.: Akira Kurosawa. Com Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Minoru Chiaki e outros. +14 anos.
No Japão do século 11, à beira das ruínas do Portão de Rashomon, um sacerdote relembra o estupro de uma mulher e o assassinato do marido dela, samurai.
Dia 29, 18h


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: Undefined variable $db in /home/sponline/public_html/noticias/mostras2012abr08viriatocorrea.php on line 60

Outras notícias

Circo Marambio promove Mostra na Lona, com 16 atrações divididas em quatro dias de programação na �gua Branca.
Primeira edição da Mostra traz noite de variedades, espetáculos de circo, teatro e dança, com algumas sessões gratuitas e outras com entrada de R$ 10,00.

Tertulia e o Fantástico Circo de Pulgas chega ao SESC Pompeia para celebrar a imaginação.
Com Fernanda Nunes, espetáculo dirigido por Cláudio Saltini transforma uma pulguinha acrobata em estrela de um circo extraordinário.

Itaú Cultural recebe apresentação única de Camiseta de Amora, sobre a jornada póstuma de uma criança periférica.
Primeiro espetáculo do coletiva AGÔ – Teatro Popular, o espetáculo reúne memórias, ancestralidades, religiosidade e questões relacionadas à violência do Estado e à falta de infraestrutura básica nas periferias.

Biblioteca de São Paulo recebe contação de histórias, saraus, oficinas e batalha de rimas em outubro.
As atividades são gratuitas.

Com ingresso a R$ 5, obra de Lygia Fagundes Telles ganha os palcos em montagem inédita.
Após duas temporadas no Rio de Janeiro e turnê pelo interior fluminense, primeira adaptação teatral do conto da consagrada escritora brasileira chega a São Paulo para quatro dias de apresentações, de 18 a 25 de outubro, com Analu Prestes.

+ Mais notícias

Mais Ofertas