Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Mostra As mentiras que os Filmes Contam apresenta, gratuitamente, longas-metragens que combinam jogos de mentira e omissão.
Abril 08, 2012

No mês que inicia com o dia da mentira, a Biblioteca Temática em Literatura Fantástica Viriato Corrêa aproveita o mote para uma programação especial de filmes. A Mostra "As mentiras que os filmes contam", que acontece entre os dias 13 e 29 de abril, apresenta longas-metragens que combinam jogos de mentira e omissão.

Alguns dos títulos selecionados direcionam a mentira ao espectador, utilizando técnicas que evidenciam a possível veracidade dos fatos apresentados em cena como o filme de abertura da mostra "Verdades e Mentiras". Com direção e atuação de Orson Welles, a produção de 1973 foi rodada como se fosse um documentário. O enredo se baseia na história do fictício Elmyr de Hory, um pintor que vive de falsificações de quadros de artistas famosos como os pintores Van Gogh e Picasso.

O brasileiro "Pan-Cinema Permanente", de Carlos Nader, inverte a situação, ou seja, narra uma história real, do poeta baiano Waly Salomão, com toques ficcionais.

Filmes com temáticas mais densas, que exploram o suspense característico que permeia investigações reais também integram a seleção. Entre os títulos que serão exibidos está "Procurando Elly", de Asghar Farhadi, o mesmo diretor de "A Separação", filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na edição deste ano; e "Estrada Perdida", de David Lynch.

Serviço

Biblioteca Pública Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul
Tel. 5573-4017 e 5574-0389.

Confira a programação:

ESSE OBSCURO OBJETO DO DESEJO
(Cet Obscur Objet du Désir, Espanha/França, 1977, 103 min). Dir.: Luis Buñuel. Com Fernando Rey, Carole Bouquet, Ángela Molina e outros. +18 anos.
Após entrar em um trem, homem joga um balde de água em uma moça parada na plataforma. Surpresos, os passageiros desejam saber o que o levou a agir assim e ele passa a contar sua obsessão por uma garota.
Dia 27, 16h

ESTRADA PERDIDA
(Lost Highway, EUA/França, 1997, 128 min). Dir.: David Lynch. Com Bill Pullman, Patricia Arquette, Balthazar Getty e outros. Livre.
Saxofonista desconfia que a mulher o trai ao mesmo tempo em que começa a receber vídeos anônimos que mostram sua casa por dentro e por fora. A esposa é morta e ele passa a ser o principal suspeito.
Dia 27, 18h

O PROFESSOR ALOPRADO
(The Nutty Professor, EUA, 1963, 107 min). Dir.: Jerry Lewis. Com Jerry Lewis, Stella Stevens, Del Moore e outros. Livre.
Professor feio e desajeitado é ridicularizado pelas pessoas e decide criar uma poção que o deixará atraente. Os efeitos, porém, não são permanentes e ele se envolve em situações complicadas quando volta ao aspecto normal.
Dia 28, 16h

RASHOMON
(Japão, 1950, 90 min). Dir.: Akira Kurosawa. Com Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Minoru Chiaki e outros. +14 anos.
No Japão do século 11, à beira das ruínas do Portão de Rashomon, um sacerdote relembra o estupro de uma mulher e o assassinato do marido dela, samurai.
Dia 29, 18h


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas