Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Mostra Prêmio ABC 2012 exibe cópias restauradas de clássicos brasileiros, na Cinemateca.
Abril 04, 2012

Limite, de Mário Peixoto; Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho; S. Bernardo, adaptação de Leon Hirszman para o romance de Graciliano Ramos; Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, O leão de sete cabeças, de Glauber Rocha, e títulos menos conhecidos como Adultério à brasileira, de Pedro Carlos Rovai e Um dia qualquer..., de Líbero Luxardo, primeiro longa-metragem de ficção realizado no Pará, são alguns dos títulos que serão exibidos na Cinemateca Brasileira. Em seu terceiro ano, realizada pela Cinemateca Brasileira e a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), a MOSTRA PRÊMIO ABC é composta também pelos curtas e longas concorrentes ao Prêmio ABC 2012. A programação, totalmente gratuita, é uma ótima oportunidade para conferir parte importante da produção audiovisual brasileira atual e rever clássicos do cinema brasileiro em cópias restauradas pela Cinemateca, com patrocínio da Petrobras, ou cópias cujo restauro contou com apoio técnico da instituição, incluindo obras-primas de nossa cinematografia.

A seleção de cópias restauradas continua com os curtas Abá, de Raquel Gerber e Cristina Amaral; O alquimista do som e Nós, por exemplo, de José Walter Lima; Tempo do mar, de Dora de Oliveira, Gilberto Loureiro e Pedro Moraes; Meow!, premiada animação de Marcos Magalhães e Lampião, o rei do cangaço, registro raro do cinegrafista Benjamin Abrahão contendo cenas da vida cotidiana de Lampião, Maria Bonita e seu bando.

Além dos clássicos, o evento exibirá os longas-metragens que estão concorrendo ao Prêmio ABC: Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo; Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini; Capitães da areia, de Cecilia Amado e Guy Gonçalves; O homem do futuro, de Cláudio Torres; Lope, de Andrucha Waddington; O palhaço, de Selton Mello e Vips, de Toniko Melo. O público também poderá conferir um amplo panorama da produção curta-metragista brasileira, incluindo os últimos trabalhos realizados em faculdades e universidades do país.

A MOSTRA PRÊMIO ABC antecede a SEMANA ABC 2012, a ser realizada na Cinemateca entre os dias 09 e 11 de maio, reunindo associados e estudantes numa programação intensa de palestras, debates e workshops, que termina com a entrega do Prêmio ABC 2012 no dia 12 de maio. Confira mais informações sobre a mostra e demais eventos nos sites www.cinemateca.gov.br ou www.abcine.org.br

Fundada em 2000, a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) congrega artistas e técnicos de todas as áreas da produção cinematográfica. Anualmente, a entidade promove o Prêmio ABC, concedido aos melhores trabalhos em direção de fotografia, montagem, som e direção de arte para longas-metragens e em cinematografia para curta-metragem, filmes publicitários, programas de televisão e produções estudantis. Desde 2001, aSemana ABC de Cinematografia reúne personalidades das diversas áreas da produção audiovisual, do Brasil e do exterior, em conferências, painéis e debates. Após a Semana, toda a programação é disponibilizada em streaming no site www.abcine.org.br. O grande momento do evento é a entrega do Prêmio ABC de Cinematografia, outorgado pelos associados em várias categorias (Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Som) para o formato longa-metragem, além do prêmio de Melhor Direção de Fotografia nos formatos curta-metragem, publicidade, programa de TV e filme estudantil.

PROGRAMAÇÃO – MOSTRA PRÊMIO ABC
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
http://www.cinemateca.gov.brhttp://www.cinemateca.gov.br
ENTRADA FRANCA


10.04 | TERÇA

SALA CINEMATECA BNDES
Meow!, de Marcos Magalhães
Rio de Janeiro, 1981, 35mm, cor, 8’| Exibição em HD Cam. Livre
Um gato faminto mia desesperado – seu leite acabou. O dono, irritado, parte para a agressão. Uma mão salvadora oferece ao bichano “Soda cólica”, exótico refrigerante de cor escura. Todos os recursos publicitários, até uma gatinha-propaganda, são usados para convencê-lo, mas o gato só engole a bebida sob ameaça de garrafadas. Quando o dono volta com a tigela de leite, descobre que o gato já não é o mesmo. Agora só mia em inglês: meow!. Filme de animação ganhador do Prêmio do Júri popular no Festival de Brasília de 1981 e pelo Prêmio especial do Júri no Festival de Cannes de 1982. Restaurado pelo Programa de Restauro Cinemateca Brasileira – Petrobras 2009. Fotografia de Ronaldo Cânfora.
Adultério à brasileira, de Pedro Carlos Rovai
São Paulo, 1969, 35mm, pb, 90’ | Exibição em HD Cam. Não indicado para menores de 18 anos
Marisa Urban, Newton Prado, Sérgio Hingst, Jacqueline Myrna
Longa-metragem reunindo três episódios – em A assinatura, um marido picareta tenta arrancar a assinatura da esposa para fechar um negócio. O telhado mostra as agruras de um operário que suspeita que sua mulher esteja saindo com um caminhoneiro. Em A receita, um funcionário público conta vantagens para os amigos enquanto a mulher sai com um estudante. Com fotografia do mestre Hélio Silva, montagem de Glauco Mirko Laurelli e letreiros do animador Roberto Miller, Adultério à brasileira é um dos precursores da pornochanchada. Percorrendo ambientes sociais diferentes, Rovai investiga com sátira e graça uma das principais instituições burguesas – o adultério. Restaurado pelo Programa de Restauro Cinemateca Brasileira – Petrobras 2009.
20h30 FILMES ESTUDANTIS – PROGRAMA 1 | CÃO | LERON MEDE OS ESPAÇOS | UMA MULHER E UMA ARMA | ENTRE NÓS | CERTA VEZ PRIMAVERA | DA ORIGEM
Cão, de Iris Junges
São Paulo, 2011, 35mm/vídeo digital, cor, 19’ | Exibição em Blu-ray. Livre
Luciana Paes, Thiago Amaral
Jeanne perdeu seu próprio rastro, mas, buscando uma trilha pela metrópole, descobrirá possíveis pegadas, habitats e uma grande construção que nunca pára. Produção da ECA/USP. Fotografia de Amanda Ferraz.
Leron mede os espaços, de Daniel Ifanger
São Paulo, 2011, vídeo digital, cor, 22’ | Exibição em HD Cam Não indicado para menores de 16 anos
Gabriel Nascimento, Juliano Dip, Juliana Bueno, Jaime Luis Munhoz
Ajudante de oficina de calhas sofre um acidente e tem que conviver com os impedimentos de seus planos futuros. Produção da ECA/USP. Fotografia de André Brunetti Susuki.
Uma mulher e uma arma, de André Dragoni
São Paulo, 2012, 35mm, cor, 14min. Não indicado para menores de 14 anos
Djin Sganzerla, Cacá Carvalho, Dirceu de Carvalho, Fabio Ferreira Dias
Mulher flerta com a fantasia de ser uma heroína de histórias em quadrinhos e sai pela noite frenética de uma grande cidade em busca de sua arma, que fora roubada. Produção da FAAP. Fotografia de Francis Girard.
Entre nós, de Ricardo Reichhardt
São Paulo, 2010, 35mm, cor, 15min. Livre
Miriam Mehler, Luiz Serra, Marisol Ribeiro, Joelson Medeiros
Um casal de idosos repete um hábito de juventude – ir a um concerto musical, dessa vez enfrentando os problemas da velhice, pois ela está com Alzheimer e ele com Parkinson. Produção da FAAP. Fotografia de Boris Ramalho.
Certa vez primavera, de Natalia Piserni
São Paulo, 2011, 35mm, cor, 16min. Não indicado para menores de 10 anos
Sergio Guizé, Etty Fraser, Wandi Doratiotto
Videomaker vivencia os conturbados anos 1990. Preocupado com sua situação financeira e com a saúde da avó, ele percebe o quanto sua vida foi afetada pelo plano Collor. Produção da FAAP. Fotografia de Camila Assad.
Da origem, de Fábio Baldo
São Paulo, 2011, 35mm, cor, 19min. Não indicado para menores de 14 anos
Fernando Galdino, Will Santana, Clayton Marques, Renato Izepp
A posse de uma ferramenta separa um indivíduo da tribo. Isolado, ele luta contra uma força ligada à sua própria existência. Produção da FAAP. Fotografia de Túlio Ramalho.


11.04 | QUARTA

SALA CINEMATECA PETROBRAS
20h30 CURTAS CONCORRENTES – PROGRAMA 1 | ABUSO | NOOTRÓPICO | PAREDE BRANCA DO QUE PODERIA SER | AO ENCONTRO DA LUZ
Abuso, de Vitor Romera
São Paulo, 2011, vídeo digital, cor, 15’ | Exibição em DVD. Não indicado para menores de 12 anos
Ana Garbuio, Junior Gussi, Maiara Doná, Mario Candido
Uma reflexão sobre o poder da mídia – as formas de circulação da notícias, o jornalismo irresponsável e a espetacularização da vida – a partir do público consumidor. Fotografia de Carolina Corrêa Luz.
Nootrópico, de Bruno Decc
São Paulo, 2011, vídeo digital, cor, 15’ | Exibição em DVD. Não indicado para menores de 18 anos
Alfredo Toné, Flávia Recabarren
Em algum lugar, numa data qualquer, um homem maltrapilho e moribundo interrompe sua constante jornada ao encontrar um objeto de grande importância.Fotografia de Boris Ramalho.
Parede branca do que poderia ser, de Pedro Paulo de Andrade
São Paulo, 2011, vídeo digital, cor, 17’ | Exibição em DVD. Livre
Renata Grazzini, Nathalia Ernesto
Natália e Catarina buscam os acordes de uma canção para derrubar uma parede. Fotografia de Alexandre Elaiuy.
Ao encontro da luz, de Tony Souza
São Paulo, 2011, vídeo digital, cor, 30’ | Exibição em DVD. Livre
Antonio C. de Souza, Geralda Lopes, Jose H. de Souza, Lucenilda O. Rossi
Usuário de drogas, casal de jovens foge dos pais. Fotografia de Tony Souza.


12.04 | QUINTA

SALA CINEMATECA BNDES
19h00 O PALHAÇO, de Selton Mello
Rio de Janeiro, 2011, 35mm, cor, 90min, Não indicado para menores de 10 anos
Selton Mello, Paulo José, Larissa Manoela, Giselle Motta
Pai e filho formam uma dupla de palhaços e lideram uma trupe de artistas circenses pelas estradas do Brasil. Tudo corre bem até o momento em que o jovem palhaço questiona sua vocação e decide partir, por conta própria, para uma nova aventura. Fotografia de Adrian Teijido (ABC).
21h00 O BATEDOR DE CARTEIRAS, de Aluizio T. de Carvalho
Rio de Janeiro, 1958, 35mm, pb, 83min, Não indicado para menores de 14 anos
Zé Trindade, Violeta Ferraz, Neide Landi, Armando Nascimento
Na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, um malandro aproveita-se da multidão para furtar carteiras dos populares. Recordista de bilheteria no ano de seu lançamento, O batedor de carteiras consolidou a carreira do ator e compositor Zé Trindade como um dos principais comediantes do cinema brasileiro. Famoso também pelo trabalho no rádio, Zé Trindade atuou ao lado de grandes humoristas do país como Chico Anysio e Costinha. É o inventor do clássico bordão “Mulheres, cheguei!”. Produção totalmente independente, o filme conta com um número musical interpretado pela cantora Maysa. Restaurado pelo Programa de Restauro Cinemateca Brasileira – Petrobras 2007. Fotografia de Afrodisio de Castro.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/mostrapremioabc2012.php on line 260

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/mostrapremioabc2012.php on line 260

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/mostrapremioabc2012.php on line 260
Mais Ofertas

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/mostrapremioabc2012.php on line 274

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/mostrapremioabc2012.php on line 274

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/mostrapremioabc2012.php on line 274