Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Mostra apresenta 12 longas-metragens de Manoel de Oliveira
Fevereiro 08, 2012

Aos 104 anos e com uma filmografia que reúne mais de 60 títulos, o português Manoel de Oliveira é o mais velho cineasta em atividade no mundo e um dos mais celebrados da atualidade. Doze longas-metragens do diretor serão exibidos entre os dias 17 e 23 no Cine Olido, durante a mostra Manoel de Oliveira, o Cineasta da Palavra.


Abre a programação A Caixa (1990), produção que mostra um cego cujas esmolas são roubadas.  Na sequência, é apresentado Viagem ao Princípio do Mundo (1997), último trabalho do ator italiano Marcello Mastroianni, que morreu logo após o fim das filmagens.


Outro título selecionado é Um Filme Falado (2003), que traz no elenco a francesa Catherine Deneuve e o norte-americano John Malkovich. A história acompanha uma professora universitária que viaja com a filha para a Índia em um cruzeiro, passando a conviver com pessoas de diversas origens. O filme é um marco na filmografia de Oliveira, uma vez que expõe no título e no conteúdo a forma teatral com que ele compõe seu trabalho.


Malkovich e Deneuve também podem ser vistos em Vou para Casa (2001). O longa mostra um ator parisiense que tem sua vida completamente transformada após um acidente de carro envolver sua mulher, filha e genro.


Produções mais contemporâneas do diretor também integram a mostra, como Sempre Bela (2006), na qual o cineasta retoma personagens do clássico A Bela da Tarde, do realizador espanhol Luis Buñuel.


Pelo conjunto da obra, Oliveira recebeu, em 2008, a Palma de Ouro no Festival de Cannes e, em 2009, a Berlinale Camera no Festival de Berlim e o Leão de Ouro no Festival de Veneza. 

 

A mostra é indicada para maiores de 14 anos e os interessados devem comparecer ao local com meia hora de antecedência para a retirada dos ingressos – a R$ 1 cada.


Serviço

 

Manoel de Oliveira, o Cineasta da Palavra
Data:
17 a 23 de fevereiro
Local: Galeria Olido
Endereço: Av. São João, 473, Centro
Telefone: 3331-8399 e 3397-0171.


Programação Completa

 

Manoel de Oliveira - O Cineasta da Palavra
Galeria Olido | Cine olido | Centro | de 17 a 23 | 14 anos | R$ 1

 

A Caixa
(França/Portugal, 1994, 93 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Luís Miguel Pinto, Glicínia Quartin, Ruy de Carvalho e outros.
Em um bairro de Lisboa, cego sobrevive de esmolas depositadas em uma caixa, até que um dia esta some.
| Dia 17, 15h

 

Viagem ao Princípio do Mundo
(Portugal/França, 1997, 95 min, 35mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Marcello Mastroianni, Jean-Yves Gautier, Leonor Silveira e outros.
Último trabalho de Mastroianni, que morreu logo depois das filmagens. O ator representa uma espécie de alterego do cineasta Manoel de Oliveira. A história começa com as filmagens de uma produção franco-portuguesa em que um diretor português contrata um ator francês para trabalhar em seu filme.
| Dia 17, 17h. Dia 23, 15h

 

Non ou a vã glória de mandar
(Portugal/Espanha/França, 1990, 110 min, 35mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Luís Lucas e outros.
Baseado na história de Portugal, o filme relembra episódios bélicos que o país vivenciou.
| Dia 17, 19h30

 

Um Filme Falado
(Portugal/França/Itália, 2003, 96 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Leonor Silveira, Filipa de Almeida, Catherine Deneuve e outros.
Professora de história embarca em um cruzeiro com destino a Bombaim, Índia, na companhia da filha. Na viagem, conhece pessoas de diversas origens e, no final, um fato inusitado ocorre a bordo.
| Dia 18, 15h

 

Singularidades de uma rapariga loura
(Portugal/Espanha/França, 2009, 64 min, 35mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Ricardo Trêpa, Catarina Wellenstein, Diogo Dória e outros.
Inspirado num conto homônimo de Eça de Queiroz, o longa acompanha um rapaz que, durante uma viagem de trem, comenta o relacionamento que teve com uma mulher de caráter duvidoso. 
| Dia 18, 17h. Dia 23, 19h30

 

Sempre Bela
(Belle Toujours, França/Portugal, 2006, 68 min, 35 mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Michel Piccoli, Bule Ogier, Ricardo Trêpa e outras.
Muitos anos após ter descoberto que a mulher de um amigo se prostituía, homem a reencontra e promete lhe revelar um segredo.
| Dia 18, 19h30

 

O Princípio da Incerteza
(França/Portugal, 2002, 133 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Ivo Canelas, Leonor Baldaque, Leonor Silveira e outros.
Desde pequenos, rapaz de família rica e filho de uma criada partilham tudo. A vida adulta os aproxima ainda mais quando o primeiro se casa com a mulher por quem o outro se apaixonou.
| Dia 19, 15h

 

Vale Abraão
(França/Portugal, 1993, 187 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Leonor Silveira, Cecile Sanz de Alba, Luís Miguel Cintra e outros.
História de uma bela mulher casada com um homem que não ama.
| Dia 19, 17h30

 

A Carta
(Portugal/Espanha/França, 1999, 107 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Chiara Mastroianni, Pedro Abrunhosa, Antoine Chappey e outros.
Após sofrer decepção amorosa, uma jovem aceita se casar com um médico sem amá-lo.
| Dia 22, 15h

 

Palavra e Utopia
(França/Portugal, 2000, 130 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Lima Duarte, Luís Miguel Cintra e outros.
Em 1663, quando o Padre Antonio Vieira é convocado a comparecer diante da Inquisição portuguesa, ele precisa explicar suas ideias ao questionar a escravidão, a situação dos índios e as relações império-colônia.
| Dia 22, 17h

 

Inquietude
(Portugal/França/Espanha/Suíça, 1998, 110 min, 35 mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com José Pinto, Luís Miguel Cintra, Isabel Ruth e outros.
Filme com diversas histórias, entre elas a do filho que é aconselhado pelo pai a cometer suicídio para escapar da decrepitude.
| Dia 22, 19h30

 

Vou para a casa
(Je Rentre à la Maison, França/Portugal, 2001, 90 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Michel Piccoli, Catherine Deneuve, John Malkovich e outros.
A confortável rotina de um ator parisiense é drasticamente afetada pela notícia de que sua mulher, filha e genro foram mortos num acidente de carro e ele deve cuidar do neto órfão.
| Dia 23, 17h

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>