Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Mostra apresenta 12 longas-metragens de Manoel de Oliveira
Fevereiro 08, 2012

Aos 104 anos e com uma filmografia que reúne mais de 60 títulos, o português Manoel de Oliveira é o mais velho cineasta em atividade no mundo e um dos mais celebrados da atualidade. Doze longas-metragens do diretor serão exibidos entre os dias 17 e 23 no Cine Olido, durante a mostra Manoel de Oliveira, o Cineasta da Palavra.


Abre a programação A Caixa (1990), produção que mostra um cego cujas esmolas são roubadas.  Na sequência, é apresentado Viagem ao Princípio do Mundo (1997), último trabalho do ator italiano Marcello Mastroianni, que morreu logo após o fim das filmagens.


Outro título selecionado é Um Filme Falado (2003), que traz no elenco a francesa Catherine Deneuve e o norte-americano John Malkovich. A história acompanha uma professora universitária que viaja com a filha para a Índia em um cruzeiro, passando a conviver com pessoas de diversas origens. O filme é um marco na filmografia de Oliveira, uma vez que expõe no título e no conteúdo a forma teatral com que ele compõe seu trabalho.


Malkovich e Deneuve também podem ser vistos em Vou para Casa (2001). O longa mostra um ator parisiense que tem sua vida completamente transformada após um acidente de carro envolver sua mulher, filha e genro.


Produções mais contemporâneas do diretor também integram a mostra, como Sempre Bela (2006), na qual o cineasta retoma personagens do clássico A Bela da Tarde, do realizador espanhol Luis Buñuel.


Pelo conjunto da obra, Oliveira recebeu, em 2008, a Palma de Ouro no Festival de Cannes e, em 2009, a Berlinale Camera no Festival de Berlim e o Leão de Ouro no Festival de Veneza. 

 

A mostra é indicada para maiores de 14 anos e os interessados devem comparecer ao local com meia hora de antecedência para a retirada dos ingressos – a R$ 1 cada.


Serviço

 

Manoel de Oliveira, o Cineasta da Palavra
Data:
17 a 23 de fevereiro
Local: Galeria Olido
Endereço: Av. São João, 473, Centro
Telefone: 3331-8399 e 3397-0171.


Programação Completa

 

Manoel de Oliveira - O Cineasta da Palavra
Galeria Olido | Cine olido | Centro | de 17 a 23 | 14 anos | R$ 1

 

A Caixa
(França/Portugal, 1994, 93 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Luís Miguel Pinto, Glicínia Quartin, Ruy de Carvalho e outros.
Em um bairro de Lisboa, cego sobrevive de esmolas depositadas em uma caixa, até que um dia esta some.
| Dia 17, 15h

 

Viagem ao Princípio do Mundo
(Portugal/França, 1997, 95 min, 35mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Marcello Mastroianni, Jean-Yves Gautier, Leonor Silveira e outros.
Último trabalho de Mastroianni, que morreu logo depois das filmagens. O ator representa uma espécie de alterego do cineasta Manoel de Oliveira. A história começa com as filmagens de uma produção franco-portuguesa em que um diretor português contrata um ator francês para trabalhar em seu filme.
| Dia 17, 17h. Dia 23, 15h

 

Non ou a vã glória de mandar
(Portugal/Espanha/França, 1990, 110 min, 35mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Luís Lucas e outros.
Baseado na história de Portugal, o filme relembra episódios bélicos que o país vivenciou.
| Dia 17, 19h30

 

Um Filme Falado
(Portugal/França/Itália, 2003, 96 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Leonor Silveira, Filipa de Almeida, Catherine Deneuve e outros.
Professora de história embarca em um cruzeiro com destino a Bombaim, Índia, na companhia da filha. Na viagem, conhece pessoas de diversas origens e, no final, um fato inusitado ocorre a bordo.
| Dia 18, 15h

 

Singularidades de uma rapariga loura
(Portugal/Espanha/França, 2009, 64 min, 35mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Ricardo Trêpa, Catarina Wellenstein, Diogo Dória e outros.
Inspirado num conto homônimo de Eça de Queiroz, o longa acompanha um rapaz que, durante uma viagem de trem, comenta o relacionamento que teve com uma mulher de caráter duvidoso. 
| Dia 18, 17h. Dia 23, 19h30

 

Sempre Bela
(Belle Toujours, França/Portugal, 2006, 68 min, 35 mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Michel Piccoli, Bule Ogier, Ricardo Trêpa e outras.
Muitos anos após ter descoberto que a mulher de um amigo se prostituía, homem a reencontra e promete lhe revelar um segredo.
| Dia 18, 19h30

 

O Princípio da Incerteza
(França/Portugal, 2002, 133 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Ivo Canelas, Leonor Baldaque, Leonor Silveira e outros.
Desde pequenos, rapaz de família rica e filho de uma criada partilham tudo. A vida adulta os aproxima ainda mais quando o primeiro se casa com a mulher por quem o outro se apaixonou.
| Dia 19, 15h

 

Vale Abraão
(França/Portugal, 1993, 187 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Leonor Silveira, Cecile Sanz de Alba, Luís Miguel Cintra e outros.
História de uma bela mulher casada com um homem que não ama.
| Dia 19, 17h30

 

A Carta
(Portugal/Espanha/França, 1999, 107 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Chiara Mastroianni, Pedro Abrunhosa, Antoine Chappey e outros.
Após sofrer decepção amorosa, uma jovem aceita se casar com um médico sem amá-lo.
| Dia 22, 15h

 

Palavra e Utopia
(França/Portugal, 2000, 130 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Lima Duarte, Luís Miguel Cintra e outros.
Em 1663, quando o Padre Antonio Vieira é convocado a comparecer diante da Inquisição portuguesa, ele precisa explicar suas ideias ao questionar a escravidão, a situação dos índios e as relações império-colônia.
| Dia 22, 17h

 

Inquietude
(Portugal/França/Espanha/Suíça, 1998, 110 min, 35 mm). Dir.: Manoel de Oliveira. Com José Pinto, Luís Miguel Cintra, Isabel Ruth e outros.
Filme com diversas histórias, entre elas a do filho que é aconselhado pelo pai a cometer suicídio para escapar da decrepitude.
| Dia 22, 19h30

 

Vou para a casa
(Je Rentre à la Maison, França/Portugal, 2001, 90 min, DVD). Dir.: Manoel de Oliveira. Com Michel Piccoli, Catherine Deneuve, John Malkovich e outros.
A confortável rotina de um ator parisiense é drasticamente afetada pela notícia de que sua mulher, filha e genro foram mortos num acidente de carro e ele deve cuidar do neto órfão.
| Dia 23, 17h

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/mostramanoeldeoliveira08fev2012.php on line 129

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/mostramanoeldeoliveira08fev2012.php on line 129

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/mostramanoeldeoliveira08fev2012.php on line 129
Mais Ofertas
?>
Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/mostramanoeldeoliveira08fev2012.php on line 139

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/mostramanoeldeoliveira08fev2012.php on line 139

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/mostramanoeldeoliveira08fev2012.php on line 139