Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Palácio dos Bandeirantes abriga mostra "Renascimento do Japão: um ano após a tragédia"
Fevereiro 28, 2012

Em parceria com o Consulado do Japão em São Paulo, o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Casa Civil, apresenta a exposição "Renascimento do Japão: um ano após a tragédia", com 51 fotografias pertencentes ao consulado.

A exposição é uma homenagem ao povo nipônico e, em especial, aos residentes no Estado de São Paulo, que abriga uma das maiores colônias de imigrantes japoneses do mundo.

A mostra, que acontece de 2 a 18 de março no Palácio dos Bandeirantes, traz imagens da tragédia vivida pelos japoneses e as consequentes transformações das áreas atingidas pelos tremores de terra e tsunami que castigaram o país em 2011. As imagens revelam a tristeza diante do caos, da angústia e da perda, além de destacar a rápida reconstrução das regiões atingidas pelos desastres naturais.

A realização do evento também contou com o apoio da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo.

Tsunami no Japão

No dia 11 de março de 2011, um violento terremoto seguido por tsunami atingiu a costa nordeste do território japonês. Quinze mil pessoas morreram e mais de oito mil ainda estão desaparecidas.

Para a curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, "a mostra tem o objetivo de registrar a reconstrução e as transformações dos locais atingidos e homenagear o povo japonês por seu empenho e compromisso em modificar com rapidez e dignidade as consequências dessa trágica história, preservando uma cultura valiosa".

Serviço

"Renascimento do Japão: um ano após a tragédia"
Local: Palácio dos Bandeirantes - Avenida Morumbi, 4.500 - São Paulo
Data: de 2 a 18 de março de 2012
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h - grupos de até 10 pessoas. Todas as visitas são acompanhadas por educadores.
Entrada: gratuita. Possui acesso a pessoas com deficiências.
Informações: (11) 2193-8282
Agendamento eletrônico: http://www.acervo.sp.gov.br

Fonte: Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas