Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Mostra gratuita A Escola Vai ao Cinema exibe filmes ambientesa no ambiente escolar e acadêmico
Maio 31, 2012

Junho é um mês desesperador para todos os tipos de estudantes. O bom desempenho é decisivo para que a folga dos estudos seja possível ao longo do mês de julho. No cinema, muitos filmes acontecem neste ambiente - os alunos pressionados pelo acúmulo de tarefas, as dificuldades da vida acadêmica, as tentativas de fuga das obrigações escolares e as dificuldades dos professores ao tentarem aprimorar suas aulas.

Todas essas questões estão presentes na programação da mostra "A Escola Vai ao Cinema", que acontece entre os dias 1º de junho e 1º de julho na Biblioteca Temática em Literatura Fantástica Viriato Corrêa.

Os estudantes que procuram alguns minutos de liberdade são representados por longas como "Curtindo a Vida Adoidado" e "Gatinhas e Gatões", ambos de John Hughes. "Na Idade da Inocência", clássico de François Truffaut, apresenta algumas nuances de drama, acentuadas por outros títulos da mostra, como "Billy Elliot", de Stephen Daldry, e "Elefante", de Gus Van Sant.

Os mestres também se fazem presentes na seleção. As dificuldades para lidar com alunos indisciplinados é acentuada em longas como "Ao Mestre, Com Carinho" e "Entre os Muros da Escola". Professores transgressores, que procuram escapar dos padrões convencionais para proporcionar uma aula mais atrativa entram na programação, entre outros, com os filmes "Sociedade dos Poetas Mortos", "Escola de Rock" e "O Sorriso de Monalisa".

Serviço:
Biblioteca Pública Viriato Corrêa - Sala Luiz Sergio Person
Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana
Tel.: 5573-4017 e 5574-0389
De 1º/6 a 1º/7.
Grátis.
Todas as projeções têm suporte em DVD.

Programação:

COM MÉRITO
(With Honours, EUA, 1994, 103 min). Dir.: Alek Keshishian. Com Joe Pesci, Brendan Fraser, Moira Kelly e outros. +12 anos.
Mendigo encontra o trabalho de graduação de um estudante de Harvard e exige um dia de casa e comida para cada página devolvida por ele.
Dia 1º, 16h

ELEFANTE
(Elephant, EUA, 2003, 81 min). Dir.: Gus Van Sant. Com John Robinson, Timothy Bottoms, Matt Malloy e outros. +16 anos.
Ficção baseada no fato ocorrido na escola secundária de Portland, interior dos EUA, quando dois alunos atiraram nos colegas sem razão aparente.
Dia 1º, 18h

CURTINDO A VIDA ADOIDADO
(Ferris Bueller's Day Off, EUA, 1986, 102 min). Dir.: John Hughes. Com Matthew Broderick, Mia Sara, Alan Ruck e outros. Livre.
Aluno do último ano do colégio decide matar aula e passear pela cidade com a namorada, deixando o diretor enfurecido.
Dia 2, 16h

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
(Entre les Murs, França, 2008, 128 min). Dir.: Laurent Cantet. Com François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela e outros. +12 anos.
Professor de francês trabalha em uma escola de ensino médio na periferia de Paris, França. Ele tenta estimular os alunos, mas enfrenta obstáculos com a falta de educação e os problemas de imigração deles.
Dia 2, 18h

UMA MENTE BRILHANTE
(A Beautiful Mind, EUA, 2001, 135 min). Dir.: Ron Howard. Com Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly e outros. +12 anos.
Gênio da matemática é diagnosticado como esquizofrênico. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e ganha o prêmio Nobel.
Dia 3, 18h

ESCOLA DE ROCK
(School of Rock, Alemanha/EUA, 2003, 108 min). Dir.: Richard Linklater. Com Jack Black, Joan Cusack, Michael White e outros. Livre.
Após ser demitido de sua banda com muitas dívidas, músico finge ser professor e revoluciona os hábitos de uma escola conservadora.
Dia 9, 16h

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
(Dead Poets Society, EUA, 1989, 128 min). Dir.: Peter Weir. Com Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke e outros. +12 anos.
Professor de inglês inspira seus alunos a seguirem seus próprios sonhos, transformando a rotina de um rígido colégio para rapazes.
Dia 9, 18h

O SORRISO DE MONALISA
(Mona Lisa Smile, EUA, 2003, 117 min). Dir.: Mike Newell. Com Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles e outros. +12 anos.
Em um colégio conservador, professora de história da arte recém-contratada luta contra as normas estabelecidas e inspira suas alunas a enfrentar os desafios da vida.
Dia 10, 18h

AO MESTRE, COM CARINHO
(To Sir, with Love, Inglaterra, 1967, 105 min). Dir.: James Clavell. Com Sidney Poitier, Judy Geeson, Christian Roberts e outros. +12 anos.
Engenheiro desempregado resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres, e tem de enfrentar uma turma de alunos indisciplinados.
Dia 15, 16h

IF...
(Inglaterra, 1968, 111 min). Dir.: Lindsay Anderson. Com Malcolm Mcdowell, Christine Noonan, David Wood e outros. +14 anos.
História fictícia sobre um revolucionário líder estudantil insatisfeito com o mundo.
Dia 15, 18h

PRO DIA NASCER FELIZ
(Brasil, 2006, 88 min, documentário). Dir.: João Jardim. Livre.
O dia a dia de alunos e professores de cidades distintas do Brasil.
Dia 16, 16h

PICARDIAS ESTUDANTIS
(Fast Times at Ridgemont High, EUA, 1982, 90 min). Dir.: Amy Heckerling. Com Sean Penn, Jennifer Jason Leigh, Judge Reinhold e outros. +18 anos.
Aventuras de um grupo de colegiais da Califórnia, EUA, e suas descobertas sobre amor e drogas.
Dia 17, 18h

NENHUM A MENOS
(Yi Ge Dou Bu Neng Shao, China, 1999, 106 min). Dir.: Yimou Zhang. Com Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda e outros. +12 anos.
Professor tira licença para cuidar da mãe doente e a única pessoa que aceita substituí-lo é uma garota de 13 anos. Como a evasão escolar na região é muito grande, ele oferece um adicional no salário caso ela consiga evitar que mais alunos deixem de estudar.
Dia 22, 16h

OS INCOMPREENDIDOS
(Les 400 Coups, França, 1959, 94 min, PB). Dir.: François Truffaut. Com Jean-Pierre Léaud, Claire Maurier, Albert Rémy e outros. +12 anos.
Depois de apanhar da mãe ao descobrir que ela tem um amante, adolescente problemático decide fugir de casa para viver de pequenos furtos.
Dia 22, 18h

BILLY ELLIOT
(Reino Unido/França, 2000, 110 min). Dir.: Stephen Daldry. Com Jamie Bell, Gary Lewis, Julie Walters e outros. +12 anos.
Filho de um minerador de uma pequena cidade no interior da Inglaterra é órfão de mãe. Ao descobrir sua vocação para a dança, o garoto sofre preconceito por parte do pai, mas é incentivado por uma professora do local a seguir com seu desejo.
Dia 23, 16h

JUVENTUDE TRANSVIADA
(Rebel Without a Cause, EUA, 1955, 111 min). Dir.: Nicholas Ray. Com James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo e outros. +14 anos.
Rapaz problemático confronta os pais, que se mudam sempre para encobrir os problemas criados por ele, e acaba se apaixonando pela namorada do líder de uma gangue.
Dia 23, 18h

O CLUBE DO IMPERADOR
(The Emperor's Club, EUA, 2002, 108 min). Dir.: Michael Hoffman. Com Keanu Reeves, Kevin Kline, Diane Lane e outros. +12 anos.
Professor moralista de uma escola preparatória para rapazes tem sua rotina alterada com a chegada do filho de um influente senador.
Dia 24, 18h

ZERO DE COMPORTAMENTO
(Zéro de Conduite, França, 1933, 41 min). Dir.: Jean Vigo. Com Jean Dasté, Robert le Flon, Du Verron e outros. +12 anos.
Revoltado com a autoridade dos adultos, grupo de alunos decide se libertar dessa opressão.
Dia 29, 16h

MR. HOLLAND - ADORÁVEL PROFESSOR
(Mr. Holland's Opus, EUA, 1995, 140 min). Dir.: Stephen Herek. Com Richard Dreyfuss, Glenne Headly, Jay Thomas e outros. +12 anos.
Enquanto economiza para dedicar todo seu tempo à composição de uma sinfonia, compositor decide dar aulas de música. Um fato familiar muda sua vida pessoal e profissional.
Dia 29, 18h

NA IDADE DA INOCÊNCIA
(L´Argent de Poche, França, 1976, 104 min). Dir.: François Truffaut. Com Geary Desmouceaux, Jean-François Stévenin e outros. Livre.
O filme acompanha os eventos de diversas crianças durante o verão de 1976 na França e suas frustrações, problemas e a passagem para a adolescência.
Dia 30, 16h

GATINHAS E GATÕES
(Sixteen Candles, EUA, 1984, 93 min). Dir.: John Hughes. Com Molly Ringwald, Anthony Michael Hall e outros. Livre.
Às vésperas do casamento da irmã chata e no dia em que completa 16 anos, garota percebe que a família se esqueceu da data, sua paixão platônica continua assim e o garoto mais esquisito da escola pega no pé dela.
Dia 30, 18h

GÊNIO INDOMÁVEL
(Good will Hunting, EUA, 1997, 126 min). Dir.: Gus Van Sant. Com Robin Williams, Matt Damon, Ben Affleck e outros. +14 anos.
Jovem com inteligência espetacular para resolver equações matemáticas, mas que teve passagens pela polícia, é descoberto por um professor universitário que o encaminha para um terapeuta a fim de tratar seus problemas emocionais.
Dia 1º, 18h

Assessoria de Comunicação Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
3224-0641 ou 3397- 0050 ao 0055

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo : 3224-0641


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/mostra2012mai31escola.php on line 143

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/mostra2012mai31escola.php on line 143

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/mostra2012mai31escola.php on line 143
Mais Ofertas

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/mostra2012mai31escola.php on line 150

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/mostra2012mai31escola.php on line 150

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/mostra2012mai31escola.php on line 150