Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Instituto moreira salles de são paulo organiza curso e palestra sobre fotografia brasileira do século xix
Agosto 17, 2011

Estão abertas as inscrições para o curso A fotografia brasileira no século XIX, que será ministrado no Instituto Moreira Salles, instituição que possui o mais importante conjunto de fotografias do século XIX no país. De 24 a 26 de agosto, os alunos terão aulas teóricas com o escritor e fotógrafo Pedro Vasquez, com o pesquisador e professor Joaquim Marçal, e com o coordenador de fotografia do IMS, Sergio Burgi. A palestra de abertura, gratuita, será realizada pela historiadora Lilia Schwarcz.

O objetivo do curso é permitir aos alunos um exame da produção fotográfica do século XIX, tendo como referência as obras presentes na exposição Retratos do Império e do exílio – Imagens da família imperial brasileira no acervo de dom João de Orleans e Bragança, em exibição no IMS-SP.

PALESTRA DE ABERTURA

23/08 (erça-feira), às 19h - gratuita

Cara ou coroa: as várias faces e fotos da monarquia brasileira

Palestra de abertura com Lilia Schwarcz, historiadora, antropóloga e professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP). É autora, entre outros, de As barbas do Imperador – D. Pedro II, um monarca nos trópicos (São Paulo, Companhia das Letras, 2004), Símbolos e rituais da monarquia brasileira (Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2000) e O sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e seus trópicos difíceis (Companhia das Letras, 2008).

Debatedor: Pedro Vasquez

CURSO

24/08 (quarta-feira), das 19h às 22h

D. Pedro II e a fotografia/ O retrato fotográfico na segunda metade do século XIX

Aula de Pedro Vasquez, escritor e fotógrafo, autor dos livros D. Pedro II e a fotografia no Brasil (Rio de Janeiro, Index, 1985); Fotografia, Reflexo & Reflexão (Porto Alegre, L&PM, 1986) e Fotógrafos Alemães no Brasil do século XIX (São Paulo, Metalivros, 2000), entre outros.

25/08 (quinta-feira), das 19h às 22h

A fotografia de paisagem/ Fotógrafos de origem francesa na fotografia brasileira do século XIX

Aula de Sergio Burgi, membro do Grupo de Preservação Fotográfica do Comitê de Conservação do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e coordenador da área de fotografia e da Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles.

26/08 (sexta-feira), das 19h às 22h

A fotografia no livro e na imprensa periódica na segunda metade do século XIX e no início do século XX

Aula de Joaquim Marçal, pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional, é também professor de fotografia no departamento de Artes & Design e no curso de arquitetura e urbanismo da PUC-Rio. É autor de História da fotorreportagem no Brasil: A fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900 (Campus, 2003).

Valor: R$ 90,00. Estudantes com carteirinha pagam meia, R$ 45,00.

As matrículas deverão ser feitas na recepção do IMS-SP.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas