Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Instituto moreira salles de são paulo organiza curso e palestra sobre fotografia brasileira do século xix
Agosto 17, 2011

Estão abertas as inscrições para o curso A fotografia brasileira no século XIX, que será ministrado no Instituto Moreira Salles, instituição que possui o mais importante conjunto de fotografias do século XIX no país. De 24 a 26 de agosto, os alunos terão aulas teóricas com o escritor e fotógrafo Pedro Vasquez, com o pesquisador e professor Joaquim Marçal, e com o coordenador de fotografia do IMS, Sergio Burgi. A palestra de abertura, gratuita, será realizada pela historiadora Lilia Schwarcz.

O objetivo do curso é permitir aos alunos um exame da produção fotográfica do século XIX, tendo como referência as obras presentes na exposição Retratos do Império e do exílio – Imagens da família imperial brasileira no acervo de dom João de Orleans e Bragança, em exibição no IMS-SP.

PALESTRA DE ABERTURA

23/08 (erça-feira), às 19h - gratuita

Cara ou coroa: as várias faces e fotos da monarquia brasileira

Palestra de abertura com Lilia Schwarcz, historiadora, antropóloga e professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP). É autora, entre outros, de As barbas do Imperador – D. Pedro II, um monarca nos trópicos (São Paulo, Companhia das Letras, 2004), Símbolos e rituais da monarquia brasileira (Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2000) e O sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e seus trópicos difíceis (Companhia das Letras, 2008).

Debatedor: Pedro Vasquez

CURSO

24/08 (quarta-feira), das 19h às 22h

D. Pedro II e a fotografia/ O retrato fotográfico na segunda metade do século XIX

Aula de Pedro Vasquez, escritor e fotógrafo, autor dos livros D. Pedro II e a fotografia no Brasil (Rio de Janeiro, Index, 1985); Fotografia, Reflexo & Reflexão (Porto Alegre, L&PM, 1986) e Fotógrafos Alemães no Brasil do século XIX (São Paulo, Metalivros, 2000), entre outros.

25/08 (quinta-feira), das 19h às 22h

A fotografia de paisagem/ Fotógrafos de origem francesa na fotografia brasileira do século XIX

Aula de Sergio Burgi, membro do Grupo de Preservação Fotográfica do Comitê de Conservação do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e coordenador da área de fotografia e da Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles.

26/08 (sexta-feira), das 19h às 22h

A fotografia no livro e na imprensa periódica na segunda metade do século XIX e no início do século XX

Aula de Joaquim Marçal, pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional, é também professor de fotografia no departamento de Artes & Design e no curso de arquitetura e urbanismo da PUC-Rio. É autor de História da fotorreportagem no Brasil: A fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900 (Campus, 2003).

Valor: R$ 90,00. Estudantes com carteirinha pagam meia, R$ 45,00.

As matrículas deverão ser feitas na recepção do IMS-SP.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas