Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Instituto moreira salles de são paulo organiza curso e palestra sobre fotografia brasileira do século xix
Agosto 17, 2011

Estão abertas as inscrições para o curso A fotografia brasileira no século XIX, que será ministrado no Instituto Moreira Salles, instituição que possui o mais importante conjunto de fotografias do século XIX no país. De 24 a 26 de agosto, os alunos terão aulas teóricas com o escritor e fotógrafo Pedro Vasquez, com o pesquisador e professor Joaquim Marçal, e com o coordenador de fotografia do IMS, Sergio Burgi. A palestra de abertura, gratuita, será realizada pela historiadora Lilia Schwarcz.

O objetivo do curso é permitir aos alunos um exame da produção fotográfica do século XIX, tendo como referência as obras presentes na exposição Retratos do Império e do exílio – Imagens da família imperial brasileira no acervo de dom João de Orleans e Bragança, em exibição no IMS-SP.

PALESTRA DE ABERTURA

23/08 (erça-feira), às 19h - gratuita

Cara ou coroa: as várias faces e fotos da monarquia brasileira

Palestra de abertura com Lilia Schwarcz, historiadora, antropóloga e professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP). É autora, entre outros, de As barbas do Imperador – D. Pedro II, um monarca nos trópicos (São Paulo, Companhia das Letras, 2004), Símbolos e rituais da monarquia brasileira (Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2000) e O sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e seus trópicos difíceis (Companhia das Letras, 2008).

Debatedor: Pedro Vasquez

CURSO

24/08 (quarta-feira), das 19h às 22h

D. Pedro II e a fotografia/ O retrato fotográfico na segunda metade do século XIX

Aula de Pedro Vasquez, escritor e fotógrafo, autor dos livros D. Pedro II e a fotografia no Brasil (Rio de Janeiro, Index, 1985); Fotografia, Reflexo & Reflexão (Porto Alegre, L&PM, 1986) e Fotógrafos Alemães no Brasil do século XIX (São Paulo, Metalivros, 2000), entre outros.

25/08 (quinta-feira), das 19h às 22h

A fotografia de paisagem/ Fotógrafos de origem francesa na fotografia brasileira do século XIX

Aula de Sergio Burgi, membro do Grupo de Preservação Fotográfica do Comitê de Conservação do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e coordenador da área de fotografia e da Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles.

26/08 (sexta-feira), das 19h às 22h

A fotografia no livro e na imprensa periódica na segunda metade do século XIX e no início do século XX

Aula de Joaquim Marçal, pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional, é também professor de fotografia no departamento de Artes & Design e no curso de arquitetura e urbanismo da PUC-Rio. É autor de História da fotorreportagem no Brasil: A fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900 (Campus, 2003).

Valor: R$ 90,00. Estudantes com carteirinha pagam meia, R$ 45,00.

As matrículas deverão ser feitas na recepção do IMS-SP.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas