|
Tenda Mooca promove oficinas de capacitação para moradores de rua Abril 04, 2011
Visando à integração entre usuários e funcionários, o Espaço de Convivência Mooca, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove diariamente oficinas de capacitação.
Localizado na rua da Mooca, 26, Zona Leste, o espaço conta com instrutores capacitados para diversas oficinas, como pintura em azulejo e madeira, estética (cabelo e manicure), artesanato de tecido, chinelo, sisal e madeira, arte oriental – origami e ikebana.
Na rua há um ano, Roberto Candido é um dos mais empolgados com as oficinas: “Conheci as oficinas através dos companheiros da rua. Faço pelo prazer e também utilizo o trabalho para conseguir uma ajuda de custo”, conta.
Em busca de uma oportunidade para se reintegrar à sociedade, Roberto não consegue esconder a satisfação por ter recebido um convite para ser instrutor da oficina de sisal: “As pessoas observam os moradores de rua e pensam que ninguém tem capacidade pra nada. Não é bem assim. Fui convidado para ser instrutor e me sinto útil por passar o que aprendi para os outros. Saber fazer é bom. Ensinar é melhor ainda”.
Sobre o Espaço de Convivência Mooca
O espaço conta com uma equipe multidisciplinar formada por 20 profissionais, presentes diariamente, das 8h às 22h, para atender os usuários e orientá-los sobre os serviços da rede socioassistencial, como encaminhamento para Centros de Acolhida, inclusão em programas de transferência de renda, capacitação para o mercado de trabalho, obtenção de documentos, retorno à cidade de origem, entre outros benefícios.
Programação semanal de oficinas
Segunda-feira
9h às 11h30 – Estética (cabelo e manicure)
14h às 16h30 – Pintura em azulejo
Terça-feira
9h às 11h30 – Artesanato (tecido e chinelo)
14h às 16h30 – Artesanato (sisal)
Quarta-feira
9h às 11h30 – Estética (cabelo e manicure)
14h às 16h30 - Pintura em azulejo
Quinta–feira
9h às 11h30 - Artesanato (tecido e chinelo)
14h às 16h30 – Artesanato (sisal)
Sexta–feira
9h às 11h30 – Pintura em tela
14h às 16h30 – Artesanato de madeira
Sábado
9h às 11h30 – Arte oriental – Ikebana
14h às 16h30 – Artesanato de madeira
Domingo
9h às 11h30 – Arte oriental – Origami
14h às 16h30 – Pintura em tela
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|