Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Metrô abre exposições sobre 100 anos da imigração japonesa
Junho 11, 2008.

Estão em cartaz no Metrô de São Paulo mostras de objetos e exposições fotográficas sobre o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, marcada pela chegada do navio "Kasato Maru" ao porto de Santos, trazendo os primeiros imigrantes.

As comemorações no Metrô incluem mostras de fotos e objetos de arte de autores consagrados como Manabu Mabe, Akinori Nakatani, Alzira Cattony, entre outros. Além das mostras e exposições, o programa Ação Cultural do Metrô deste mês contará com apresentações de música, danças, taikô (tambor japonês) e oficinas de origami (dobraduras de papel) nas estações Sé, Tatuapé, Liberdade, Imigrantes e Santa Cecília.

As mostras e apresentações do Centenário da Imigração Japonesa no Metrô contam com apoio do Consulado Geral do Japão, Editora Abril (estações Sé, Liberdade e Clínicas), Editora Devir (estação Ana Rosa), Jornal São Paulo Shimbun (estação Vila Madalena), Editora JBC (estação São Bento), MOA Internacional do Brasil (estação República) e Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Mais informações sobre as mostras, exposições e apresentações podem ser obtidas no endereço www.metro.sp.gov.br


Comemorações:

As comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Metrô começaram em 10 de abril com a apresentações de taikô e arte ninjutsu (arte ninja) na estação Tatuapé, na zona Leste.

No último domingo (8), um grupo de 20 imigrantes japoneses, acompanhados de Jiro Maruhashi, consul geral adjunto do Japão, dos secretários de Estado João Paulo de Jesus, adjunto dos Transportes Metropolitanos, Claury Alves da Silva, de Esporte, Lazer e Turismo, e de Kokei Uehara, presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, refizeram a viagem de trem, entre o porto de Santos e o Memorial do Imigrante (antiga Hospedaria dos Imigrantes), na zona Leste da Capital.
 

Fonte: Metrô.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas