Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Museu da Casa Brasileira oferece, sábado, oficina gratuita de confecção de brinquedos
Junho 18, 2014

Em junho, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, convida as crianças, as famílias e o público em geral para brincar no programa educativo Uma Tarde no Museu, no dia 21, sábado às 14h30. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelos números (11) 3032 2499 / 3032 3727 ou e-mail: agendamento@mcb.org.br.

A oficina de confecção de brinquedos propõe o trabalho com materiais não estruturados— como madeiras, sucatas, metais, plásticos –, inspirada na exposição “Vespa: um ícone italiano”. A partir da visita à nova mostra em cartaz no museu, com acompanhamento dos educadores da instituição, o público será convidado a refletir sobre o uso de materiais e a construir brinquedos com as matérias-primas oferecidas.

Segundo a educadora Maria Amélia Pereira (Peo), “brincar é a língua universal de todo ser humano que se inicia neste planeta”. A proposta do programa Uma Tarde no Museu procura estabelecer diálogos entre as experiências pessoais dos participantes e os conteúdos trabalhados na exposição.

Sobre a mostra “Vespa: um ícone italiano”

Entre os dias 10 de junho e 3 de agosto, o MCB e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo realizam a primeira exposição da motocicleta Vespa no Brasil. Vespa: um ícone italiano - História, Cultura e Design apresenta a trajetória do veículo desde a sua criação, no final dos anos 1940, por meio de vídeos, fotos, painéis com a linha do tempo e informações sobre a Vespa, além de exemplares históricos cedidos por colecionadores, museus e pelo próprio fabricante, a companhia italiana Piaggio. Fãs da motoneta e o público em geral poderão conferir de perto diferentes modelos de Vespas, protótipos, peças e projetos mecânicos provenientes do Museo Piaggio, em Pontedera (Itália). Sob a curadoria do Istituto Europeo di Design - IED São Paulo, coordenada por Ricardo Peruchi, o conteúdo expositivo é complementado por materiais ilustrativos, vídeos e fotografias narrando como esse produto se consolidou como um ícone mundial. A mostra integra o projeto da Embaixada da Itália no Brasil - “Itália na Copa” -, que reúne uma série de eventos artísticos, culturais, tecnológicos e comerciais realizados em 16 cidades brasileiras.

Sobre o Núcleo Educativo MCB
Preparado para atender visitantes de idades e formações diversas, o núcleo educativo está sempre adaptando os conteúdos da instituição aos objetivos e ao nível de compreensão dos vários públicos que frequentam o Museu da Casa Brasileira.

Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais – podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo. De terça a sábado, às 16h - Duração: 1 hora.

Vagas: 25 (sem limite de idade)
Inscrições: (11) 3032 2499 – agendamento@mcb.org.br

Museu da Casa Brasileira (MCB)
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705
(11) 3032-3727 / 3032-2564