Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura e Governo do Estado ampliam ações de manutenção e limpeza na Represa Guarapiranga
Junho 08, 2011


João Luiz/Secom

A Guarapiranga é um dos principais pólos de lazer de SP

Com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental e garantir condições para o lazer e prática de esportes náuticos, o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, lançou nesta terça-feira (7/6) novas ações do Programa Nossa Guarapiranga. Durante a cerimônia, realizada no Clube de Campo São Paulo, o prefeito de São Paulo afirmou que a iniciativa é uma importante medida para dar continuidade aos esforços de devolver ao local sua vocação natural de esporte e lazer.

“Este é mais um avanço em direção a recuperação da Represa Guarapiranga e do seu entorno. Infelizmente esse local ficou abandonado por muitos anos, mas a prefeitura e o Estado têm investido recursos novamente para recuperá-la e transformá-la em área de lazer para a população”, salientou o prefeito.

O Programa Nossa Guarapiranga é dividido em três ações principais que são a instalação de ecobarreiras na foz de 11 córregos para evitar a dispersão do lixo, uma frota de 12 barcos para limpeza e manutenção das águas, controle sistemático da proliferação de macrófitas (plantas aquáticas) e recuperação da vegetação em ilhas e taludes da represa. Os clubes e marinas vão ajudar no trabalho de limpeza ao retirar lixo da orla da represa dentro de seu terreno e acondicioná-lo em sacos para que possam ser recolhidos pelas embarcações.

“O Governo do Estado que promove ações de captação e tratamento de esgoto no Programa Tietê 3, agora vai retirar o lixo das margens e impedir que mais lixo chegue ao reservatório pelos principais rios que alimentam a represa. Para isso vamos instalar ecobarreiras e disponibilizar embarcações para realizar a coleta desse material. Até outubro as barreiras estarão instaladas”, explicou Geraldo Alckmin, governador de São Paulo.

Cabe a Prefeitura, por meio da Subprefeitura de Capela do Socorro, contribuir com a coleta de lixo, retirada das macrófitas e transporte de todo o material para um aterro sanitário municipal. Estas plantas passarão por secagem preliminar no Parque Linear da Barragem antes de serem encaminhadas para o aterro.

“O Nossa Guarapiranga é uma ação complementar às outras que já estão sendo feitas e vai evitar que o lixo chegue ao corpo principal da represa que abastece 3 milhões e 400 mil pessoas em São Paulo. À medida que despoluirmos esta área vamos também diminuir o custo do tratamento de água. Isso tudo é um conjunto de ações integradas para beneficiar o meio ambiente”, assinalou Dilma Pena, diretora-presidente da Sabesp.

Recuperação da orla

Com o intuito de recuperar a orla da Guarapiranga, a Prefeitura tem realizado uma série de ações para proteger o meio ambiente e devolver à população um local de lazer e prática de esportes.

A Operação Defesa das Águas realizada em conjunto pelas secretarias de Coordenação das Subprefeituras, do Verde e do Meio Ambiente e pela Guarda Ambiental, polícias Civil e Militar, tem fiscalizado e impedido novas ocupações irregulares às margens da represa. “Estamos na fase final das desapropriações e na semana que vem iniciaremos a última etapa desse processo. Junto com outras ações estamos devolvendo a represa de volta para a cidade de São Paulo”, afirmou o prefeito.

Além disso, quatros parques lineares foram instalados em locais onde antes havia ocupações irregulares. Outros dois equipamentos desse tipo, Castelo Dutra e 9 de julho, estão em fase final de implantação e oferecerão opções de lazer e esporte à comunidade.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>