Malu Mesquita expõe suas fotografias em muro, do bairro da Mooca, que deram origem ao ensaio do projeto hashtag NoMesmoMuro

Setembro 19, 2018

Depois de mais de três anos de história e de grandes exposições dentro e fora do Brasil, as fotografias de um muro e seu entorno, no tradicional bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, vão voltar ao seu lugar de origem.
O evento artístico ‘De Volta ao Muro’ é um convite para pensar sobre os possíveis desdobramentos de um ensaio fotográfico. A história do projeto instiga outros fotógrafos ou artistas visuais, que tem a cidade como referência, a pensar seu processo de criação.
Em 2015, a fotógrafa Malu Mesquita, moradora da Mooca, percebeu que a paisagem urbana de uma rua, próxima à sua casa, mudava a cada vez que ela passava pelo local. A partir de um enquadramento frontal, a fotógrafa passou a registrar essa paisagem e a constante transformação da cena.
Assim nasceu o projeto que fala muito sobre como a fotografia pode ser pensada nos dias atuais. Malu fotografava e, instantaneamente, publicava as imagens na sua conta no Instagram. Além da foto, a postagem continha uma frase, criação da fotógrafa, parte de uma poesia ou referência literária. Um pequeno texto que dialogasse com a cena de abandono presente na fotografia.
Usando a hashtag criada para o ensaio, #NoMesmoMuro, as fotografias foram ganhando interesse dos milhares de seguidores que acompanham Malu. A partir daí, as imagens, que falam sobre memória, abandono, paisagem urbana, vida nas grandes cidades, entre outras tantas coisas, ganharam força e passaram a participar de exposições individuais e coletivas no Brasil e em diversas cidades mundo a fora.
Em março de 2018, uma grande exposição individual deste ensaio, foi montada em um dos maiores festivais de fotografia do Brasil, o Foto em Pauta, de Tiradentes, Minas Gerais. Na ocasião, mais de 30 imagens foram vistas no Centro Cultural Espaço Raízes. Outro desdobramento do projeto foi a colagem, em abril deste ano, de duas fotos nos restos de um dos muros mais famosos do mundo, o muro de Berlim, como parte de uma interferência urbana chamada de “Um Muro ao Outro”.
Depois de toda reverberação de seu projeto inicial, sua criadora decidiu que estava na hora de devolver as imagens ao seu lugar de origem. Para tanto, ela convida a todos os interessados em fotografia, arte, urbanismo, ou até mesmo curiosos que desejam entender mais como pensa e trabalha um artista, a participar desse grande evento.
Malu fará uma colagem de dezenas de imagens, impressas em tamanhos de 1mx1m, no muro que deu origem a toda esta história. Além da intervenção artística, os participantes poderão acompanhar um bate-papo sobre fotografia com o curador Renato Negrão, e se juntar às saídas fotográficas pela rua e praça que ficam em frente ao muro. Uma excelente oportunidade para encontrar pessoas com interesse em comum e pensar nos desdobramentos de uma ideia.


SERVIÇO:

#NoMesmoMuro por Malu Mesquita

LOCAL - Rua São Nicásio, altura do número 300 - Mooca, São Paulo.
DATA - 22 de Setembro de 2018
HORA - A partir das 11h

Fonte: crisprimi@terra.com.br