Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Acontece, neste fim de semana, a Maifest 2009
Maio 22, 2009

“Neste ano, a Maifest, versão brasileira da festa que comemora a chegada da primavera alemã e acontece em vários lugares do mundo oferece, ainda mais, entretenimento e cultura ao público nos dias 23 e 24 de maio nas ruas Princesa Isabel, Joaquim Nabuco e Barão do Triunfo, no Brooklin:”, garante a presidente recém nomeada da AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, Ana Délia Iaconelli. “Com o intuito de promover a confraternização da comunidade local – moradores, lojistas, instituições de ensino e profissionais liberais-, nesta décima edição haverá muita diversão com as apresentações nos palcos Principal e do Espaço Criança de grupos musicais, dançarinos e atrações itinerantes. Vamos inovar, mas manter o espírito alemão”, informa.

A entidade trará ainda shows inéditos com a apresentação de ritmos latino-americanos como salsa, merengue, MPB, jazz e a adaptação do som alemão à música caribenha, imperdível. O evento, sempre tão esperado pelos paulistanos, também será palco para o som do maestro e músico panamenho Edwin Pitre, radicado há 30 anos no Brasil, & Son Caribe. A sonoridade da banda mostra uma combinação de elementos musicais do Caribe e o Brasil (Salsa-Nova, Danzón-Jazz, Bolero-Bossa, Candombe-Samba). “Achamos esse um dos pontos altos da festa, essa integração das culturas alemã e latino-americana. O público da Maifest merece assistir a essa miscigenação com um tempero bem brasileiro”, afirma Ana. Vale conferir toda programação da festa que está muito especial este ano.

Na área de alimentação, especialmente preparada para atender os mais de 100 mil visitantes que costumam prestigiar o evento, terá uma variedade de comidas, que vai da cozinha brasileira, passa pela alemã, baiana e japonesa, entre outras. E não faltará a famosa Strudel, torta vienense em formato de rocambole recheada com passas e maças. Inventada pelos húngaros, amplamente consumida pelos alemães e muito apreciada pelos brasileiros, sobretudo no Sul do País. “Depois de nove anos participando das festas do Brooklin, podemos dizer que temos uma clientela cativa que sempre nos procura na festa em busca de um prato típico”, comemora Magali Oliveira da Patko Alimentos, que expõe desde a primeira edição realizada no ano 2000. A barraca de Magali também oferece o pastelzinho de damasco e a meia lua de nozes, verdadeiras delicias. “Muita gente liga depois pra encomendar alguns pratos”, agradece.

É uma ótima oportunidade para toda a família se divertir e desfrutar de muitas apresentações artísticas e culturais, além da exposição de artesanato (roupas, calçados, acessórios, cama mesa e banho e decoração) e ter acesso a terapias ocupacionais, tudo num único final de semana. São 12 horas diárias numa estrutura montada com planejamento, segurança e respeito ao visitante. O espaço dedicado à criança e acompanhantes mantém as tradicionais brincadeiras como amarelinha, rodas e oficinas de arte, que permitem a participação dos adultos, entre outras atividades monitoradas por profissionais do ramo.

A Maifest conta com a presença das escolas da comunidade e de entidades sociais como o CVV (Centro de Valorização da Vida - Posto Jabaquara), SOBEI, Gotas de Flor com Amor, Pedra Sobre Pedra, UNIBES, Projeto Pitu Leal – jovens e reciclagem na arte da percussão-,e outros. E, mais uma vez, a AEMB fechou parceria com entidades de classe que colaboram para o sucesso e segurança do evento, tais como: Prefeitura de SP, Sub-Prefeitura de Santo Amaro, CET, SP Turismo, Policia Militar e Guarda Civil Metropolitana.

Brooklin : ecologicamente correto

Todo o lixo recolhido nos dois dias do evento é reciclado pela Ong Pedra Sobre Pedra e neste ano não será diferente. Só para se ter idéia, na Maifest 2008 foram aproveitados 5 toneladas de resíduos (papelão, plásticos, latinhas, vidros e embalagens cartonadas) . Já na Brooklinfest 2008 houve um aumento de 3 toneladas, totalizando cerca de 8 toneladas de lixo recolhidos no quadrilátero. Segundo Jocemar Silveira fundador da Ong, o material reciclado passa por um Centro de Triagem e é comercializado após seleção e trituramento necessários para a reutilização.

Desde 2007, a iniciativa se estende em alguns condomínios da região, a exemplo dos localizados na Rua Princesa Isabel (Villandry, Drullon e o Jardins Dês Arbres) onde moram cerca de 416 famílias. Os moradores do Arbres foram informados sobre a importância da reciclagem por meio de palestras, avisos, e até imã de geladeiras. “Todos passaram por um aculturamento. No início, o reciclado era retirado pela Prefeitura, mas em razão da falta de regularidade, acabamos fazendo um convênio com uma cooperativa que hoje faz esse serviço e ainda paga pelo material. O dinheiro vai para o caixa do condomínio”, afirma Moises Mussacredi, ex-sindico do local. Já no Villandre, os condôminos contam com o serviço de coleta da Prefeitura.

Serviço

Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo e Princesa Isabel
Dias 23 e 24 de Maio, das 10 às 22h
www.maifest.com.br

Fonte:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas