Lígia Cortez é a próxima entrevistada do Podcast Dramaturgia: Janelas Abertas

Julho 21, 2020

Lígia Cortez é a próxima convidada do podcast quinzenal Dramaturgia: Janelas Abertas. O bate-papo, conduzido pelo dramaturgo Samir Yazbek, vai ao ar no dia 23 de julho, quinta-feira, e pode ser ouvido diretamente no site celiahelena.com.br/podcasts ou em agregadores como Spotify e Spreaker.

Esta temporada do podcast terá entrevistas com autores, atrizes, atores e diretores que trabalham no Célia Helena Centro de Artes e Educação, uma das mais conceituadas escolas de teatro do país, e que integraram o projeto “Dramaturgia: Janelas Abertas”, transmitido via Zoom nos meses de abril e maio.

No programa, os ouvintes têm a oportunidade de conhecer a visão de cada convidado sobrea dramaturgia e a maneira como ela é abordada em seus trabalhos pessoais. “O objetivo é abordar, por meio dessa atividade extra da escola, a dramaturgia por diversos ângulos, criando uma rede de afeto e solidariedade que nos estimule a seguir pensando o nosso teatro nesse momento tão desafiador da nossa história”, explica Samir Yazbek.

A temporada do podcast trará outros nomes importantes da cena teatral, como o diretor Marco Antonio Rodrigues (06/08); o diretor Marcelo Lazzaratto (20/08), o ator Laerte Mello (03/09) e a atriz Bete Dorgam (17/09).

Por fim, no dia 1º de outubro, Marcos Barbosa inverte o papel e entrevista o dramaturgo Samir Yazbek, encerrando a temporada.

Sobre Lígia Cortez

É atriz, diretora teatral, arte-educadora e pesquisadora. Diretora artístico-pedagógica do Célia Helena Centro de Artes e Educação que reúne a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), com cursos de graduação e pós-graduação, o Teatro-escola Célia Helena (TECH), com curso profissionalizante para formação de ator e a Casa do Teatro, com curso de teatro para crianças e jovens.

Formada em Educação Artística, é doutora no Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

É idealizadora de projetos para o intercâmbio, reconhecimento e estudos sobre as aproximações e diferenciações entre os países da América Latina. É editora dos livros Conexões: Nova Dramaturgia para Jovens, publicação bilíngue anual do Projeto Conexões e, desde 2009, da revista acadêmica Olhares.

Programação

23 de julho – Lígia Cortez (por Samir Yazbek)
06 de agosto – Marco Antonio Rodrigues (por Marcos Barbosa)
20 de agosto – Marcelo Lazzaratto (por Samir Yazbek)
03 de setembro – Laerte Mello (por Marcos Barbosa)
17 de setembro – Bete Dorgam (por Samir Yazbek)
1º de outubro – Samir Yazbek (por Marcos Barbosa)