Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Fiscalização coíbe comércio irregular de animais na Lapa e em Pinheiros
Julho 01, 2010

Equipes das subprefeituras Lapa e Pinheiros, com o apoio da GCM, Polícia Militar, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Sanitária (Covisa) e CET, se uniram para atender a diversas denúncias de comércio irregular de animais na região.

Na primeira operação, nos dias 15 e 16 de maio, na região do Parque Villa Lobos/Leopoldina-Jaguaré, foram apreendidos 27 filhotes, dezenas de gaiolas e outros equipamentos, e aplicadas multas aos condutores de veículos, por estacionamento proibido, más condições dos automóveis e outras infrações. Os comerciantes ilegais poderiam resgatar os filhotes, mediante pagamento de multas de R$ 500 por animal, e ainda obedecendo a uma série de determinações.

Conforme o decreto regulamentador da Lei nº 49.393/08, o comércio de filhotes é proibido em ruas, avenidas e praças. Cabe a cada subprefeitura coibir essa atividade e, quando ocorre apreensão de animais em operações de fiscalização, é responsabilidade do CCZ recolher os animais e tomar todas as medidas legais relativas a eles. Materiais, cercados, gaiolas recolhidos ficam sob a responsabilidade da subprefeitura. O subprefeito da Lapa garantiu: “Não daremos mais trégua a esse comércio ilegal de vidas”.

Após reunião de avaliação das operações realizadas, conclui-se que, como as ações de fiscalização ocorreram na Lapa, a subprefeitura, em conjunto com outros órgãos envolvidos, tomará as seguintes decisões: manter ações de fiscalização e de prevenção, visando não permitir a montagem da “feira de filhotes”; viabilizar as placas informativas, referentes à legislação que proíbe o comércio de animais em praças e vias públicas; viabilizar, em parceria com uma empresa de produtos “pet” da região, uma cartilha educativa sobre guarda responsável e comércio de animais, para distribuição à população; CCZ e subprefeituras farão nova avaliação, no mês de julho, para identificar a necessidade de novas ações fiscalizatórias.

A subprefeitura pede que a população ajude a fiscalizar denunciando feiras ilegais de filhotes de cães e gatos, bem como as pet shops que desrespeitam a lei e os canis e gatis irregulares. O canal de denúncia da Prefeitura de São Paulo é o telefone 156. É importante informar o nome e endereço correto do estabelecimento ou da feira ilegal. Nas subprefeituras, pode ser feito pessoalmente nas Praças de Atendimento. O denunciante receberá um número de protocolo para cobrar providências, caso nenhuma atitude seja tomada pela fiscalização.

Além de ligar para o 156 e formalizar a denúncia, é importante enviar cópia para o CCZ pelo e-mail zoonoses@prefeitura.sp.gov.br.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Na noite da Virada Cultural, CCBB SP apresenta clássicos do samba e pagode em show gratuito do grupo PAGÔ SP.
Projeto de Hasani Bantu, Rodrigo Nascimento e Marcelo Nascimento, o grupo PAGÔ traz a pegada percussiva e harmônica do samba raiz, com canções nostálgicas que falam de amor, amizade e vida cotidiana, inspiradas na exposição Atlântico Sertão, em cartaz no CCBB SP.

Comédia trágica El Brasil Destituído questiona colonização do país e estreia no CCSP.
Com direção de Fernanda Raquel, espetáculo subverte comédia barroca de Félix Lope de Vega y Carpio, escrita no século 17, para questionar os violentos processos coloniais que constituíram o Brasil.

12º Round: A História de Emile Griffith homenageia um dos maiores boxeadores da história em nova temporada no TUSP.
Com a dramaturgia de Sérgio Roveri e direção de Bruno Lourenço, espetáculo conta a história desse lutador que enfrentou o preconceito ao assumir sua bissexualidade e evidencia como o racismo e a homofobia sempre estiveram presentes no meio esportivo.

Novas edições do projeto Sonora Brasiliana do Itaú Cultural apresentam Allan Abbadia e Camila Silva.
Ele toca trombone e executa repertório autoral inspirado na diáspora africana. Ela dedica a sua apresentação a compositoras e instrumentistas de diferentes gerações do chorinho brasileiro. Cada show tem como cenário o Espaço Olavo Setubal, que abriga a exposição permanente Brasiliana Itaú com livros, pinturas, gravuras e documentos que percorrem a história do Brasil.

Nesta semana, Mundo do Circo SP recebe Circo Moscou, Mini Circo Vai Vai Criança Feliz, Conforto & Cia e Cia Imediata de Teatro & Chungo Malungo.
A programação é gratuita.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>