Fiscalização coíbe comércio irregular de animais na Lapa e em Pinheiros Julho 01, 2010
Equipes das subprefeituras Lapa e Pinheiros, com o apoio da GCM, Polícia Militar, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Sanitária (Covisa) e CET, se uniram para atender a diversas denúncias de comércio irregular de animais na região.
Na primeira operação, nos dias 15 e 16 de maio, na região do Parque Villa Lobos/Leopoldina-Jaguaré, foram apreendidos 27 filhotes, dezenas de gaiolas e outros equipamentos, e aplicadas multas aos condutores de veículos, por estacionamento proibido, más condições dos automóveis e outras infrações. Os comerciantes ilegais poderiam resgatar os filhotes, mediante pagamento de multas de R$ 500 por animal, e ainda obedecendo a uma série de determinações.
Conforme o decreto regulamentador da Lei nº 49.393/08, o comércio de filhotes é proibido em ruas, avenidas e praças. Cabe a cada subprefeitura coibir essa atividade e, quando ocorre apreensão de animais em operações de fiscalização, é responsabilidade do CCZ recolher os animais e tomar todas as medidas legais relativas a eles. Materiais, cercados, gaiolas recolhidos ficam sob a responsabilidade da subprefeitura. O subprefeito da Lapa garantiu: “Não daremos mais trégua a esse comércio ilegal de vidas”.
Após reunião de avaliação das operações realizadas, conclui-se que, como as ações de fiscalização ocorreram na Lapa, a subprefeitura, em conjunto com outros órgãos envolvidos, tomará as seguintes decisões: manter ações de fiscalização e de prevenção, visando não permitir a montagem da “feira de filhotes”; viabilizar as placas informativas, referentes à legislação que proíbe o comércio de animais em praças e vias públicas; viabilizar, em parceria com uma empresa de produtos “pet” da região, uma cartilha educativa sobre guarda responsável e comércio de animais, para distribuição à população; CCZ e subprefeituras farão nova avaliação, no mês de julho, para identificar a necessidade de novas ações fiscalizatórias.
A subprefeitura pede que a população ajude a fiscalizar denunciando feiras ilegais de filhotes de cães e gatos, bem como as pet shops que desrespeitam a lei e os canis e gatis irregulares. O canal de denúncia da Prefeitura de São Paulo é o telefone 156. É importante informar o nome e endereço correto do estabelecimento ou da feira ilegal. Nas subprefeituras, pode ser feito pessoalmente nas Praças de Atendimento. O denunciante receberá um número de protocolo para cobrar providências, caso nenhuma atitude seja tomada pela fiscalização.
Além de ligar para o 156 e formalizar a denúncia, é importante enviar cópia para o CCZ pelo e-mail zoonoses@prefeitura.sp.gov.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|