Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Fiscalização coíbe comércio irregular de animais na Lapa e em Pinheiros
Julho 01, 2010

Equipes das subprefeituras Lapa e Pinheiros, com o apoio da GCM, Polícia Militar, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Sanitária (Covisa) e CET, se uniram para atender a diversas denúncias de comércio irregular de animais na região.

Na primeira operação, nos dias 15 e 16 de maio, na região do Parque Villa Lobos/Leopoldina-Jaguaré, foram apreendidos 27 filhotes, dezenas de gaiolas e outros equipamentos, e aplicadas multas aos condutores de veículos, por estacionamento proibido, más condições dos automóveis e outras infrações. Os comerciantes ilegais poderiam resgatar os filhotes, mediante pagamento de multas de R$ 500 por animal, e ainda obedecendo a uma série de determinações.

Conforme o decreto regulamentador da Lei nº 49.393/08, o comércio de filhotes é proibido em ruas, avenidas e praças. Cabe a cada subprefeitura coibir essa atividade e, quando ocorre apreensão de animais em operações de fiscalização, é responsabilidade do CCZ recolher os animais e tomar todas as medidas legais relativas a eles. Materiais, cercados, gaiolas recolhidos ficam sob a responsabilidade da subprefeitura. O subprefeito da Lapa garantiu: “Não daremos mais trégua a esse comércio ilegal de vidas”.

Após reunião de avaliação das operações realizadas, conclui-se que, como as ações de fiscalização ocorreram na Lapa, a subprefeitura, em conjunto com outros órgãos envolvidos, tomará as seguintes decisões: manter ações de fiscalização e de prevenção, visando não permitir a montagem da “feira de filhotes”; viabilizar as placas informativas, referentes à legislação que proíbe o comércio de animais em praças e vias públicas; viabilizar, em parceria com uma empresa de produtos “pet” da região, uma cartilha educativa sobre guarda responsável e comércio de animais, para distribuição à população; CCZ e subprefeituras farão nova avaliação, no mês de julho, para identificar a necessidade de novas ações fiscalizatórias.

A subprefeitura pede que a população ajude a fiscalizar denunciando feiras ilegais de filhotes de cães e gatos, bem como as pet shops que desrespeitam a lei e os canis e gatis irregulares. O canal de denúncia da Prefeitura de São Paulo é o telefone 156. É importante informar o nome e endereço correto do estabelecimento ou da feira ilegal. Nas subprefeituras, pode ser feito pessoalmente nas Praças de Atendimento. O denunciante receberá um número de protocolo para cobrar providências, caso nenhuma atitude seja tomada pela fiscalização.

Além de ligar para o 156 e formalizar a denúncia, é importante enviar cópia para o CCZ pelo e-mail zoonoses@prefeitura.sp.gov.br.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>