Projeto de comunicação voltado ao esporte incentiva jovens na Zona Leste Setembro 05, 2011
Um grupo de 15 jovens de São Miguel Paulista está mudando o foco das atividades das horas vagas que, até então se resumia em “bater uma bolinha”, para discutir pautas que consigam trazer o universo dos bairros da região para veículos de comunicação como blog, jornal, rádio e TV. Essa é uma das ações do projeto Sintonia Cidadã em que a Prefeitura de São Paulo é parceira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), junto à Fundação Tide Setubal.
Em atuação desde o mês passado, contemplando jovens com idades entre 16 e 20 anos, o Sintonia Cidadã tem duração de um ano com 20 horas semanais de atividade. Segundo o gestor do projeto, Roberto Mazini, a capacitação utiliza as atividades teóricas e práticas para elevar o nível de conhecimento dos jovens que praticam esportes em São Miguel Paulista, principalmente, na escrita e leitura. “A comunicação foi a forma encontrada para os selecionados melhorarem a escrita e desenvolver as habilidades da área. O esporte, que eles já praticam, foi outro recurso para estabelecer um Núcleo de Comunicação Esportiva, que repercuta as ações nesse segmento no bairro”, ressalta.
A parceria entre a Semdet e a Fundação Tide Setubal não é nova e já ocorre desde 2007, quando foi concretizado o Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) em que os alunos já ensaiavam os primeiros passos na área de comunicação. “Alguns dos participantes do Sintonia Cidadã passaram pelo NCC e quiseram dar continuidade nesse novo trabalho”, relata a educadora Andrelissa Rizo.
Andrelissa salienta que os alunos demonstravam preocupação com o mercado de trabalho e sentiam-se pressionados por não poderem ajudar suas famílias. “As atividades esportivas desenvolvidas no Clube da Comunidade (espaço público administrado pela fundação) não eram remuneradas e acabavam por perder o apoio dos pais. Com a possibilidade de contarem com a bolsa proporcionada pela Semdet, além de atrair os jovens, notamos a maior entrega dos participantes ao projeto, pois não há mais a preocupação com a geração de renda”, relata. Contando com equipe de profissionais da comunicação, os alunos já descobriram novas habilidades. Andreza Calazans dos Santos, 16 anos, foi uma das participantes a despertar para outra realidade. Apontada pela educadora como uma menina tímida, a garota buscou superar a dificuldade. “Fiz participação em rádio. Estava muito insegura, mas vi que era possível fazer a atividade”, Andreza destacou a importância de receber a bolsa auxílio. “É um grande incentivo, pois contribui para algumas despesas como o lanche. Sem essa ajuda, muitos teriam desistido”.
O embasamento das aulas também tem gerado postura critica dos alunos. Joel Barbosa, 18 anos, afirmou estar mais interessado no tema comunicação e observa o noticiário com atenção. “Vejo o quanto é difícil produzir uma reportagem”. Demonstrando aptidão para a área, Rodrigo Sousa, 17 anos, acredita que seguirá carreira na comunicação. “Fico muito feliz por ter a oportunidade de exercitar algo que tenho afinidade”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|