Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Projeto de comunicação voltado ao esporte incentiva jovens na Zona Leste
Setembro 05, 2011

Um grupo de 15 jovens de São Miguel Paulista está mudando o foco das atividades das horas vagas que, até então se resumia em “bater uma bolinha”, para discutir pautas que consigam trazer o universo dos bairros da região para veículos de comunicação como blog, jornal, rádio e TV. Essa é uma das ações do projeto Sintonia Cidadã em que a Prefeitura de São Paulo é parceira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), junto à Fundação Tide Setubal.

Em atuação desde o mês passado, contemplando jovens com idades entre 16 e 20 anos, o Sintonia Cidadã tem duração de um ano com 20 horas semanais de atividade. Segundo o gestor do projeto, Roberto Mazini, a capacitação utiliza as atividades teóricas e práticas para elevar o nível de conhecimento dos jovens que praticam esportes em São Miguel Paulista, principalmente, na escrita e leitura. “A comunicação foi a forma encontrada para os selecionados melhorarem a escrita e desenvolver as habilidades da área. O esporte, que eles já praticam, foi outro recurso para estabelecer um Núcleo de Comunicação Esportiva, que repercuta as ações nesse segmento no bairro”, ressalta.

A parceria entre a Semdet e a Fundação Tide Setubal não é nova e já ocorre desde 2007, quando foi concretizado o Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) em que os alunos já ensaiavam os primeiros passos na área de comunicação. “Alguns dos participantes do Sintonia Cidadã passaram pelo NCC e quiseram dar continuidade nesse novo trabalho”, relata a educadora Andrelissa Rizo.

Andrelissa salienta que os alunos demonstravam preocupação com o mercado de trabalho e sentiam-se pressionados por não poderem ajudar suas famílias. “As atividades esportivas desenvolvidas no Clube da Comunidade (espaço público administrado pela fundação) não eram remuneradas e acabavam por perder o apoio dos pais. Com a possibilidade de contarem com a bolsa proporcionada pela Semdet, além de atrair os jovens, notamos a maior entrega dos participantes ao projeto, pois não há mais a preocupação com a geração de renda”, relata.
Contando com equipe de profissionais da comunicação, os alunos já descobriram novas habilidades. Andreza Calazans dos Santos, 16 anos, foi uma das participantes a despertar para outra realidade. Apontada pela educadora como uma menina tímida, a garota buscou superar a dificuldade. “Fiz participação em rádio. Estava muito insegura, mas vi que era possível fazer a atividade”, Andreza destacou a importância de receber a bolsa auxílio. “É um grande incentivo, pois contribui para algumas despesas como o lanche. Sem essa ajuda, muitos teriam desistido”.

O embasamento das aulas também tem gerado postura critica dos alunos. Joel Barbosa, 18 anos, afirmou estar mais interessado no tema comunicação e observa o noticiário com atenção. “Vejo o quanto é difícil produzir uma reportagem”. Demonstrando aptidão para a área, Rodrigo Sousa, 17 anos, acredita que seguirá carreira na comunicação. “Fico muito feliz por ter a oportunidade de exercitar algo que tenho afinidade”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>