Lançamento de coleções, seminários, cursos e ateliês de dramaturgia estão na programação online do CPT_SESC em outubro e novembro

Outubro 26, 2020

O CPT_SESC dá continuidade à sua programação online, o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc - SP oferece, nos próximos meses, diferentes atividades com ações em seus cinco grandes eixos orientadores: formação de atores; criação e experimentação; dramaturgia; cenografia; memória, acervo e pesquisa.

Ainda em outubro, como parte da residência artística Vagamundos - que vai até maio de 2021, com coordenação artístico-pedagógica da diretora Maria Thaís - às quartas e quintas-feiras (14h) acontecem encontros virtuais abertos ao público, pelo youtube.com/cptsesc. Em Abrindo Terreiros, primeira etapa do laboratório, os espectadores são convidados a exercitar a escuta de múltiplos saberes e conhecimentos que auxiliam a reconhecer e distinguir as ferramentas e categorias que fundam os diversos pensares que convivem no Brasil nos dias atuais.

Entre os temas e convidados estão: Cosmo festas e cosmo lutas – saberes em espirais, com Leda Maria Martins (MG) e Tata Lande Onawale (BA) em 28 de outubro e Poéticas do encanto, e Tiganá Santana (BA) e Pedro Cesarino (SP) em 29 de outubro.

A partir de 14 de novembro, o público poderá conferir a mostra digital sobre Xica da Silva, que esteve em cartaz em 1988. Cada coleção continua à disposição online e pode ser acessada pelo público na plataforma, em qualquer tempo.

"Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams, serviu de inspiração para Antunes Filho criar sua versão para o clássico da literatura. Blanche, que dá nome também à principal personagem da história, foi encenada em 2016 e propõe uma discussão entre o contemporâneo e a dramaturgia e é assunto, a partir de 16 de outubro, da atividade Decupando Espetáculos, em que artistas cocriadores tecem comentários sobre suas experiências na montagem, baseados em trechos disponíveis e selecionados na plataforma do Sesc Digital. Na edição de outubro estão os convidados Marcos de Andrade (ator), Telumi Hellen (figurinista) e Raul Teixeira (trilha sonora).


Crédito: Evelson de Freitas

Como parte integrante das atividades ligadas às artes cênicas, o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc-SP oferece cursos livres voltados às práticas corporais, com vagas limitadas. O primeiro módulo teve a Yoga como tema. A segunda será dedicada à dança, mais especificamente ao Butoh (arte japonesa cujos movimentos são inspirados em vanguardas artísticas, o expressionismo, o surrealismo, entre outras). Poemas no Corpo (dança) acontece de 20 de outubro a 5 de novembro, e tem Emilie Sugai como professora, pela plataforma Teams - as inscrições estão encerradas. O terceiro e último módulo será sobre Performance, com Eleonora Fabião, de 17 a 26 de novembro.

A cenografia e seus entrecruzamentos e especificidades são o tema do ciclo de debates Cenografia em Primeira Pessoa, em que a cenógrafa e diretora de arte Aby Cohen conversa com profissionais da área. Na agenda de outubro e novembro, ela recebe, em encontros digitais transmitidos pelas redes do CPT_SESC, Marcos Pedroso e Marcio Medina no dia 3 de Novembro, e Laura Vinci e Romero de Andrade Lima no dia 17 de novembro.

Fechando uma série de quatro módulos do Minicurso Laboratório, Bruno Kott ensina como explorar ferramentas tecnológicas e transformá-las em arte, a partir da experimentação cênica e narrativa por meio da plataforma Zoom. O curso acontece de 27 de outubro a 6 de novembro, às terças e quintas. As inscrições estarão abertas entre os dias 20 e 26 de outubro no site do Sesc. (Vagas limitadas)

Entrevistas sonoras com profissionais ligados às coordenações pedagógicas de formação em teatro estarão disponíveis no podcast Aproximações Pedagógicas, pela plataforma Sesc Digital e outras plataformas de streaming. Entre os convidados estão José Fernando de Azevedo (EAD), Verônica Fabrini (ECA/USP), Lucia Romano (Unicamp Unesp), Ligia Cortez (Escola Célia Helena), Ivam Cabral (SP Escola de Teatro), Patrícia Gifford (Indac, Fundação das Artes de São Caetano, Escola Livre de Teatro de Santo André). Os áudios, com 15 minutos de duração, serão disponibilizados semanalmente, a partir de 28 de outubro e incluem leituras de textos da pedagogia do teatro em todos os tempos.

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, sábado e domingo, das 14h às 17h, acontece mais um ateliê de escrita da série Uma Dramaturgia. O tema será De Volta para o Passado - Essa incontrolável vontade de lembrar e o ministrante será Pedro Kosovski. Nesse ateliê, ele abrirá a criação de "Os mesmos", ainda em processo de escrita, que tem como discussão histórica a lei da Anistia /1979 e seus efeitos em nossa memória coletiva para discutir o passado como espécie de refúgio nesses tempos de incerteza que vivemos. O encontro será pela plataforma Teams - as inscrições estarão abertas no dia 27 de outubro, no site do Sesc, vagas limitadas.

Ex-integrantes que participaram de processos e pesquisas do CPT e seguiram caminhos outros que não só o dos palcos fazem parte do Outras Trajetórias, que estreia na plataforma Sesc Digital no dia 1º de novembro. Participam do minidocumentário - Outras Trajetórias Fabio Mazzoni (diretor), Thiago Brito (advogado), Marlene Fortuna (professora de comunicação e semiótica) e Justine Otondo (produtora de cinema).

Quatro mestres, ex-integrantes do CPT, participam da série Pílulas de Pesquisas Acadêmicas, na qual falam sobre suas teses. Seus estudos tratam justamente sobre essa formação e a pesquisa acerca do trabalho de Antunes Filho e do próprio CPT. São eles: Lee Taylor, Sabrina Greve, Michelle Boesche e César Battista. As entrevistas são em vídeo e vão ao ar quinzenalmente a partir do dia 21 de novembro na plataforma Sesc Digital.

A série Diálogos e Intercâmbios, em que artistas e grupos de outros países compartilham suas experiências e modos de pensar e fazer teatro, tem mais uma edição. O encontro será dia 26 de novembro, no canal do YouTube do CPT_SESC (youtube.com/cptsesc).