Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Programa de revitalização conclui reforma em 4 praças do Jabaquara
Fevereiro 21, 2008

No início de fevereiro, a Subprefeitura Jabaquara entregou à população quatro praças inteiramente reformadas, deixando esses espaços de lazer mais convidativos à população local e contribuindo para tornar o distrito mais verde. Foram revitalizadas e ganharam novos ares as praças Barão de Japurá, Whitaker Penteado, Nova América e Rosa do Amor.

Pelos 14 km² de área do distrito do Jabaquara, estão distribuídas 106 áreas verdes, que incluem dezenas de canteiros de avenidas, laterais de um trecho da rodovia dos Imigrantes e 43 praças.

Atendendo as solicitações da comunidade que reclamava da falta de manutenção e limpeza desses locais, a Coordenadoria de Infra-estrutura Urbana e Obras da Subprefeitura Jabaquara lançou, em setembro de 2007, o Programa Jabaquara Mais Verde, que tem enfoque principal na revitalização das praças da região. "Este programa tem um importante papel educativo. A Subprefeitura está preocupada em conscientizar a comunidade sobre a importância da mudança de hábitos quanto ao destino do lixo e entulho, muitas vezes despejados nas praças", explica o subprefeito do Jabaquara.

As quatro praças reformadas receberam pintura das quadras, troca de alambrado das quadras, substituição dos brinquedos, paisagismo, reforma e construção de passeios e caminhos internos, construção de pista de caminhada - na Whitaker Penteado - e pista de skate - na praça Barão de Japurá. "Começamos as reformas pelas praças mais freqüentadas da região", explica o coordenador de Obras, Rodrigo Gibbin. "Pretendemos durante este ano reformar as demais", completa.

Além dessas praças, a Subprefeitura Jabaquara entregou em dezembro a praça do Encontro, na Vila do Encontro, e já está revitalizando a praça do Espinhaço, na Vila Guarani. Segundo a síndica da praça do Encontro, Florentina Canto Negro, a área é freqüentada até por moradores que vêm de Diadema. Ela e outros moradores do bairro zelam para que a praça esteja sempre limpa e bem cuidada. "Estamos sempre atentas e pedimos a colaboração de todos para manter esse espaço bonito e agradável", afirma Florentina.

Para manter tantas praças sempre em ordem, os cuidados da comunidade e a adoção dessas áreas por empresas e moradores são fundamentais. Desde setembro, um funcionário foi destacado para buscar parceiros para a manutenção das praças.

"Não tínhamos nenhum Termo de Cooperação assinado. Desde novembro, dez termos foram firmados e outros estão em andamento", conta, animada, Sueli Prohaska, da Supervisão de Limpeza Pública do Jabaquara, responsável pela conquista dos novos parceiros.

Fonte:

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas