Itaú Cultural promove o seminário "Crítica e Autocrítica – Os Novos Dilemas da Crítica Musical"

Setembro 06, 2016

Nos dias 9 e 10 de setembro, o Itaú Cultural coloca em pauta um seminário aberto ao público sobre os desafios da produção de crítica musical no Brasil, considerando a influência da era digital cada vez mais integrada ao cotidiano. O seminário Crítica e Autocrítica – Os Novos Dilemas da Crítica Musical, realizado em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo, reúne críticos de música e repórteres de outros veículos da imprensa especializados no tema para avaliar o atual momento desse gênero de cobertura.

São duas mesas de debate por dia, sempre das 18h às 21h, na Sala Itaú Cultural. No dia 9, o tema que abre as discussões é "Crítica na grande imprensa", mediado pelo repórter e crítico musical Julio Maria, do jornal O Estado de S.Paulo, responsável ainda pela curadoria deste seminário. Os jornalistas convidados são Bernardo Araújo, editor-assistente de O Globo, Ivan Finotti, editor do caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo, e Pedro Antunes, repórter especializado em Música também do Estadão. No segundo bloco do seminário do mesmo dia, o debate é "Quem merece a crítica?". Os convidados Mauro Ferreira, colunista e crítico musical do G1, e o blogueiro Ricardo Alexandre respondem às perguntas da plateia mediados pelo repórter Renato Vieira. Novamente, a ética e a imparcialidade são testadas e os jornalistas se propõem a explicar até que ponto as preferências pessoais interferem na escolha do artista ou do trabalho sobre o qual escreverão e abordam questões que tangem a indústria cultural.

A interferência ou não que as redes sociais podem provocar na conduta dos críticos musicais é a questão que permeia a abertura do seminário. A popularidade dos jornalistas é avaliada à risca e situações publicadas nas redes, como selfies em camarins entre músicos e críticos e a relação de amigos e seguidores nas páginas destes profissionais, dão margem para uma autoanálise: até que ponto o crítico está comprometido com a imparcialidade e o quanto ele teme o linchamento do público nas redes, caso expresse uma opinião mais contundente? Quais os novos parâmetros e limites da ética do crítico musical?

Dia 10, também a partir das 18h, o seminário enfoca a prática, a rotina e a produção do profissional deste meio. Na primeira mesa da noite, o repórter do Estadão João Paulo Carvalho media o debate "A reinvenção da crítica", apresentado por Claudia Assef, autora e editora do site Music non Stop, e Sérgio Martins, crítico musical e repórter da revista Veja. Os convidados partem do pressuposto de que o jornalismo está vivendo uma fase transitória e avaliam se não seria o momento de se recriar a crítica musical e como isso poderia ser feito – em forma e conteúdo – para atrair mais leitores sem abrir mão da independência jornalística.

O encerramento do seminário analisa a relevância da crítica na mídia impressa e eletrônica em música no papel e nos blogs e Julio Maria volta a falar, mas como apresentador da mesa, ao lado do convidado Carlos Calado, crítico da Folha de S.Paulo. Renato Vieira media mais este encontro que, entre outros pontos pretende repensar se, com o surgimento das novas plataformas de comunicação, o meio artístico ainda requer da crítica tradicional para obter o reconhecimento do público.

Serviço
Crítica e Autocrítica – Os Novos Dilemas da Crítica Musical
Dia 9 de setembro (sexta-feira), das 18h às 21h
Mesa 1: Crítica na grande imprensa
Convidados: Bernardo Araújo (O Globo), Ivan Finotti (Folha de S.Paulo) e Pedro Antunes (O Estado de S.Paulo)
Mediação: Julio Maria (O Estado de S.Paulo)
Mesa 2: Quem merece a crítica?
Convidados: Ricardo Alexandre (Blog do Ricardo Alexandre), Mauro Ferreira (G1)
Mediação: Renato Vieira (Divirta-se – O Estadão de S.Paulo)

Dia 10 de setembro (sábado), das 18h às 21h
Mesa 1: A reinvenção da crítica
Convidados: Claudia Assef (site Music non Stop), Sérgio Martins (Veja)
Mediação: João Paulo Carvalho (O Estado de S.Paulo e blog Alt, do portal Estadão.com)
Mesa 2: Música no papel e nos blogs
Convidados: Carlos Calado (Folha de S.Paulo) e Julio Maria (curador, O Estado de S.Paulo)
Mediação: Renato Vieira (Divirta-se – O Estadão de S.Paulo)

Sala Itaú Cultural
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos - Público preferencial: 2 horas antes. Público não preferencial: 1 hora antes.
Avenida Paulista, 149