Itaú Cultural lança a plataforma Transversalidade da Memória

Setembro 21, 2020

O Itaú Cultural lança no dia 21 de setembro (segunda-feira) Transversalidade da Memória, plataforma que busca reunir profissionais e pesquisadores do campo da memória, para trocas de experiências e informações na área. Neste dia, a partir das 9h – e até às 9h do dia 23 (quarta-feira) –, o público terá disponível no site da instituição (www.itaucultural.org.br) o documentário Esse Viver Ninguém me Tira, sobre Aracy Moebius de Carvalho, esposa do escritor Guimarães Rosa, dirigido por Caco Ciocler. Às 17h, o ator e diretor participa do debate de lançamento da plataforma, que reúne também Vilma Santos e José Eduardo Ferreira Santos, fundadores do Acervo da Laje, e Ricardo Brazileiro, pesquisador de tecnologias. A mediação é de Tatiana Prado, gerente de Memória e Pesquisa do Itaú Cultural.

O debate de lançamento reúne profissionais que trabalham ou desenvolvem projetos com base na memória. É o caso de Vilma Santos e José Eduardo Ferreira Santos, do Acervo da Laje, espaço cultural da periferia de Salvador, na Bahia, que funciona como biblioteca e museu, recolhendo artefatos, documentos e livros que contam a história da região em que atua. Comunitário, o espaço elabora práticas de entendimento do que é importante ser guardado pela comunidade e do que significa criar um ambiente institucionalizado para resguardar a cultura de todos.

Já Ricardo Brazileiro, que é mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), trata da relação dos saberes tradicionais com a tecnologia. A partir de então, questiona de que forma os arquivos devem ser guardados, como é possível comunicar dados, com qual infraestrutura e com quais softwares.

O ator e diretor Caco Ciocler, por sua vez, vem trabalhando com a memória em projetos tanto no cinema quanto na literatura. Ele é autor do livro Zeide: a Travessia de um Judeu entre Nações e Gerações, e dirigiu o documentário Esse Viver Ninguém me Tira, sobre a trajetória de Aracy Moebius de Carvalho (1908-2011), esposa do escritor Guimarães Rosa.

Memória na tela

Disponível para ser assistido pelo público de 21 a 23 e de setembro (segunda-feira a quarta-feira), marcando o lançamento de Transversalidade da Memória, o filme Esse Viver Ninguém me Tira é a estreia de Ciocler na direção. A produção reúne entrevistas com Eduardo Tess, filho de Aracy com Johannes Edward Ludwig Tess, o político Plínio de Arruda Sampaio (1930-2014), amigo de Eduardo, e a jornalista Eliane Brum.

Nascida no Paraná e criada em São Paulo, Aracy Moebius foi morar na Alemanha em 1934, quando separou-se do seu primeiro marido, aos 26 anos. No país, trabalhou no setor de passaportes do consulado brasileiro em Hamburgo, onde, contradizendo as indicações do Itamaraty para impedir a ida de judeus ao Brasil, concedeu vistos a dezenas deles, livrando-os da perseguição do nazismo instaurado por Adolf Hitler entre 1934 e 1945. Por isso, ela passou a ser chamada de O Anjo de Hamburgo.

Foi em 1938 que Aracy conheceu Guimarães Rosa, o recém-chegado cônsul-adjunto. Casaram-se em 1942, no México, e ficaram juntos até a morte do escritor, em 1967.

Serviço
Lançamento da plataforma Transversalidade da Memória
Dia 21 de setembro (segunda-feira), às 17h
Debate com Caco Ciocler, José Eduardo Ferreira Santos, Vilma Santos e Ricardo Brazileiro
Exibição do filme Esse Viver Ninguém me Tira
Das 9h do dia 21 às 9h de 23 de setembro de 2020
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Outras notícias

Programação de fevereiro do Museu do Futebol tem bailinho de Carnaval e visita às exposições.
Atividades do mês reúne atrações carnavalescas, Memofut e convida o público a visitar exposições temporárias em cartaz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+fevereiro+museu+futebol+tem+bailinho+carnaval+visita+exposicoes.php

Festival inédito da USP articula música e educação.
Entre os dias 9 e 13 deste mês, o Festival Ecano de Música da USP (Femusp) vai promover concertos e debates com o objetivo de mostrar ao público em geral as realizações da Universidade na área da produção e da pesquisa musical.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+inedito+usp+articula+musica+educacao.php

Exposição Germinações entra em cartaz no Complexo Cultural Funarte SP.
Com obras de Vera Martins e Armarinhos Teixeira, a mostra propõe um diálogo entre pintura, escultura e a instalação.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+germinacoes+entra+cartaz+complexo+cultural+funarte.php

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 7 e 8 de fevereiro, banda Fera Neném.
A Banda Fera Neném cai na folia com versões carnavalescas para suas canções, como Bicho Papão, O voo do jacaré, Latim, Rio de cocô e Morfeu.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+banda+fera+nenem.php

Itaú Cultural oferece, em fevereiro, temporada gratuita da peça Dois Papas.
O espetáculo, que reúne os atores Zécarlos Machado e Celso Frateschi, respectivamente nos papéis do Papa Bento XVI e Jorge Bergoglio, ultrapassa o universo religioso ao propor um espaço de escuta e transformação a partir do encontro entre os pontífices e suas ideias opostas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+fevereiro+temporada+gratuita+dois+papas.php

CCBB SP realiza bailinho e oficinas de Carnaval gratuitas para toda a família em fevereiro.
Programação terá oficina de construção de instrumentos musicais para a folia, além de um bailinho com marchas e brincadeiras tradicionais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ccbb+realiza+bailinho+oficinas+carnaval+gratuitas+para+toda+familia+fevereiro.php

Paço das Artes inaugura exposição de arte sonora Escuta aqui! e recebe ação especial do festival Novas Frequências.
Mostra, que abre no dia 28 de fevereiro, selecionou obras e artistas variados, que pensam suas poéticas através de outras linguagens sonoras, para além das visuais. Em diálogo com a exposição, plataforma de música experimental traz ao Paço apresentações de quatro artistas que propõem um percurso dedicado ao encontro entre som, corpo e espaço.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/paco+das+artes+inaugura+exposicao+arte+sonora+escuta+aqui+recebe+acao+especial+festival+novas+frequencias.php

Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos faz curta temporada na sede da Cia. de Teatro Heliópolis.
As apresentações são gratuitas e acontecem até o dia 1º de março.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/carcere+porque+mulheres+viram+bufalos+faz+curta+temporada+sede+cia+teatro+heliopolis.php

Sesc 24 de Maio oferece oficina gratuita formativa Trança e Afeto, com Paula Salgado .
A oficina une técnica, memória e afeto na arte de trançar cabelos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+oficina+gratuita+formativa+tranca+paula+salgado.php

Sesc Verão 2026 chega aos últimos dias.
Dentre os destaques está a participação da nadadora campeã olímpica Ana Marcela. Até 15 de fevereiro o público terá à disposição encontros e bate-papos com atletas, vivências, demonstrações e aulas abertas de diversas modalidades esportivas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+verao+2026+chega+aos+ultimos+dias.php

Exposição Demonstra: pela poética def em cartaz no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo.
A mostra reúne obras que emergem das vivências de artistas com deficiência e afirmam o corpo como campo de invenção estética, política e sensorial.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+demonstra+pela+poetica+def+cartaz+centro+cultural+fiesp+sao+paulo.php

Força da cultura nordestina é celebrada no festival Eles e Elas - SerTão DiVerso.
Evento gratuito reúne Caju & Castanha, Téo dos Oito Baixos, Forró da Macaxeira, Luarada Brasileira, Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro, Paulla Zeferino, Neide Nazaré, Cacá Lopes, Cantora Clara e Rodrigo Campi, além de artistas convidados, DJs, oficineiros e cordelistas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/forca+cultura+nordestina+celebrada+festival+eles+elas+sertao+diverso.php

Itaú Cultural celebra a cultura negra brasileira com oficina de criação de capas de discos de vinil.
Memória Negra em Vinil: Oficina de Criação de Capas é uma atividade paralela à instalação Introdução à história da arte brasileira 1960-90, obra do artista visual pernambucano Bruno Faria, em cartaz no 2º andar do IC.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+celebra+cultura+negra+brasileira+com+oficina+criacao+capas+discos+vinil.php

Cia. Salto Alto promove oficinas gratuitas de Pernas de Pau e Sapateado em Santo André.
As oficinas serão realizadas no Centro de Dança de Santo André, no Jardim Bela Vista, com inscrições no local.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+salto+alto+promove+oficinas+gratuitas+pernas+pau+sapateado+santo+andre.php