Itaú Cultural lança a plataforma Transversalidade da Memória

Setembro 21, 2020

O Itaú Cultural lança no dia 21 de setembro (segunda-feira) Transversalidade da Memória, plataforma que busca reunir profissionais e pesquisadores do campo da memória, para trocas de experiências e informações na área. Neste dia, a partir das 9h – e até às 9h do dia 23 (quarta-feira) –, o público terá disponível no site da instituição (www.itaucultural.org.br) o documentário Esse Viver Ninguém me Tira, sobre Aracy Moebius de Carvalho, esposa do escritor Guimarães Rosa, dirigido por Caco Ciocler. Às 17h, o ator e diretor participa do debate de lançamento da plataforma, que reúne também Vilma Santos e José Eduardo Ferreira Santos, fundadores do Acervo da Laje, e Ricardo Brazileiro, pesquisador de tecnologias. A mediação é de Tatiana Prado, gerente de Memória e Pesquisa do Itaú Cultural.

O debate de lançamento reúne profissionais que trabalham ou desenvolvem projetos com base na memória. É o caso de Vilma Santos e José Eduardo Ferreira Santos, do Acervo da Laje, espaço cultural da periferia de Salvador, na Bahia, que funciona como biblioteca e museu, recolhendo artefatos, documentos e livros que contam a história da região em que atua. Comunitário, o espaço elabora práticas de entendimento do que é importante ser guardado pela comunidade e do que significa criar um ambiente institucionalizado para resguardar a cultura de todos.

Já Ricardo Brazileiro, que é mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), trata da relação dos saberes tradicionais com a tecnologia. A partir de então, questiona de que forma os arquivos devem ser guardados, como é possível comunicar dados, com qual infraestrutura e com quais softwares.

O ator e diretor Caco Ciocler, por sua vez, vem trabalhando com a memória em projetos tanto no cinema quanto na literatura. Ele é autor do livro Zeide: a Travessia de um Judeu entre Nações e Gerações, e dirigiu o documentário Esse Viver Ninguém me Tira, sobre a trajetória de Aracy Moebius de Carvalho (1908-2011), esposa do escritor Guimarães Rosa.

Memória na tela

Disponível para ser assistido pelo público de 21 a 23 e de setembro (segunda-feira a quarta-feira), marcando o lançamento de Transversalidade da Memória, o filme Esse Viver Ninguém me Tira é a estreia de Ciocler na direção. A produção reúne entrevistas com Eduardo Tess, filho de Aracy com Johannes Edward Ludwig Tess, o político Plínio de Arruda Sampaio (1930-2014), amigo de Eduardo, e a jornalista Eliane Brum.

Nascida no Paraná e criada em São Paulo, Aracy Moebius foi morar na Alemanha em 1934, quando separou-se do seu primeiro marido, aos 26 anos. No país, trabalhou no setor de passaportes do consulado brasileiro em Hamburgo, onde, contradizendo as indicações do Itamaraty para impedir a ida de judeus ao Brasil, concedeu vistos a dezenas deles, livrando-os da perseguição do nazismo instaurado por Adolf Hitler entre 1934 e 1945. Por isso, ela passou a ser chamada de O Anjo de Hamburgo.

Foi em 1938 que Aracy conheceu Guimarães Rosa, o recém-chegado cônsul-adjunto. Casaram-se em 1942, no México, e ficaram juntos até a morte do escritor, em 1967.

Serviço
Lançamento da plataforma Transversalidade da Memória
Dia 21 de setembro (segunda-feira), às 17h
Debate com Caco Ciocler, José Eduardo Ferreira Santos, Vilma Santos e Ricardo Brazileiro
Exibição do filme Esse Viver Ninguém me Tira
Das 9h do dia 21 às 9h de 23 de setembro de 2020
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Outras notícias

MIS Experience recebe a feira Artesania: São Paulo em cores e texturas.
Em três dias de imersão cultural, evento reunirá mestres e mestras artesãs de 16 cidades do estado de São Paulo, incluindo comunidades quilombolas e povos originários.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+experience+recebe+feira+artesania+sao+paulo+cores+texturas.php

Vencedor do prêmio APCA de melhor espetáculo em 2020, musical Bertoleza ganha nova e curtíssima temporada no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vencedor+premio+apca+melhor+espetaculo+2020+musical+bertoleza+ganha+nova+curtissima+temporada+teatro+alfredo+mesquita.php

Sesc Pinheiros entra na folia e tem programação especial no Carnaval 2026.
Com atrações para toda a família, a Unidade vai receber bailes e oficinas, entre outras atrações; a entrada é gratuita. Haverá também atividades antes e depois do feriado festivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+pinheiros+entra+folia+tem+programacao+especial+carnaval+2026.php

Núcleo Ajeum apresenta o premiado espetáculo IBEJADA e lança 3ª edição da Revista Ajeum.
Entre brincadeira e ritual, IBEJADA celebra a alegria negra como força de encontro e resistência, enquanto a infância surge como caminho para sonhar e criar novos futuros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nucleo+ajeum+apresenta+premiado+espetaculo+ibejada+lanca+edicao+revista+ajeum.php

Biblioteca Comunitária Vento Leste tem programação cultural gratuita em fevereiro.
Biblioteca comunitária de poesia tem entrada gratuita na zona leste de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+comunitaria+vento+leste+tem+programacao+cultural+gratuita+fevereiro.php

Sesc 24 de Maio oferece vivência de brincadeiras para guardar na memória.
A vivência, com Coletivo Brotando Em Mim , explora o brincar de forma livre e criativa, resgatando memórias afetivas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+vivencia+brincadeiras+para+guardar+memoria.php

Itaú Cultural realiza 8ª edição de a_ponte: cena do teatro universitário, com foco na presença negra e integrando música e teatro.
A programação reúne espetáculos e leitura dramática que celebram a presença negra em cena, assim como o diálogo do teatro com a música, foco do edital de 2027 do programa, que abre inscrições. As atividades acontecem no Itaú Cultural e estendem-se à Casa Farofa, com espetáculo e festa de encerramento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+edicao+a_ponte+cena+teatro+universitario+com+foco+presenca+negra+integrando+musica+teatro.php