Setembro 21, 2020
O Itaú Cultural lança no dia 21 de setembro (segunda-feira) Transversalidade da Memória, plataforma que busca reunir profissionais e pesquisadores do campo da memória, para trocas de experiências e informações na área. Neste dia, a partir das 9h – e até às 9h do dia 23 (quarta-feira) –, o público terá disponível no site da instituição (www.itaucultural.org.br) o documentário Esse Viver Ninguém me Tira, sobre Aracy Moebius de Carvalho, esposa do escritor Guimarães Rosa, dirigido por Caco Ciocler. Às 17h, o ator e diretor participa do debate de lançamento da plataforma, que reúne também Vilma Santos e José Eduardo Ferreira Santos, fundadores do Acervo da Laje, e Ricardo Brazileiro, pesquisador de tecnologias. A mediação é de Tatiana Prado, gerente de Memória e Pesquisa do Itaú Cultural.
O debate de lançamento reúne profissionais que trabalham ou desenvolvem projetos com base na memória. É o caso de Vilma Santos e José Eduardo Ferreira Santos, do Acervo da Laje, espaço cultural da periferia de Salvador, na Bahia, que funciona como biblioteca e museu, recolhendo artefatos, documentos e livros que contam a história da região em que atua. Comunitário, o espaço elabora práticas de entendimento do que é importante ser guardado pela comunidade e do que significa criar um ambiente institucionalizado para resguardar a cultura de todos.
Já Ricardo Brazileiro, que é mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), trata da relação dos saberes tradicionais com a tecnologia. A partir de então, questiona de que forma os arquivos devem ser guardados, como é possível comunicar dados, com qual infraestrutura e com quais softwares.
O ator e diretor Caco Ciocler, por sua vez, vem trabalhando com a memória em projetos tanto no cinema quanto na literatura. Ele é autor do livro Zeide: a Travessia de um Judeu entre Nações e Gerações, e dirigiu o documentário Esse Viver Ninguém me Tira, sobre a trajetória de Aracy Moebius de Carvalho (1908-2011), esposa do escritor Guimarães Rosa.
Memória na tela
Disponível para ser assistido pelo público de 21 a 23 e de setembro (segunda-feira a quarta-feira), marcando o lançamento de Transversalidade da Memória, o filme Esse Viver Ninguém me Tira é a estreia de Ciocler na direção. A produção reúne entrevistas com Eduardo Tess, filho de Aracy com Johannes Edward Ludwig Tess, o político Plínio de Arruda Sampaio (1930-2014), amigo de Eduardo, e a jornalista Eliane Brum.
Nascida no Paraná e criada em São Paulo, Aracy Moebius foi morar na Alemanha em 1934, quando separou-se do seu primeiro marido, aos 26 anos. No país, trabalhou no setor de passaportes do consulado brasileiro em Hamburgo, onde, contradizendo as indicações do Itamaraty para impedir a ida de judeus ao Brasil, concedeu vistos a dezenas deles, livrando-os da perseguição do nazismo instaurado por Adolf Hitler entre 1934 e 1945. Por isso, ela passou a ser chamada de O Anjo de Hamburgo.
Foi em 1938 que Aracy conheceu Guimarães Rosa, o recém-chegado cônsul-adjunto. Casaram-se em 1942, no México, e ficaram juntos até a morte do escritor, em 1967.
Serviço
Lançamento da plataforma Transversalidade da Memória
Dia 21 de setembro (segunda-feira), às 17h
Debate com Caco Ciocler, José Eduardo Ferreira Santos, Vilma Santos e Ricardo Brazileiro
Exibição do filme Esse Viver Ninguém me Tira
Das 9h do dia 21 às 9h de 23 de setembro de 2020
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Mostra Mulheres em Cena celebra 10ª edição em São Paulo e amplia seu intercâmbio artÃstico para o México.
Centro de Referência da Dança recebe de 16 a 19 de setembro uma programação gratuita, com direito a espetáculos, oficinas e bate-papos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+mulheres+cena+celebra+10ª+edicao+sao+paulo+amplia+seu+intercambio+artistico+para+mexico.php
Filmes de diferentes regiões do Brasil integram mostra do 30º FAM na Itaú Cultural Play.
Seleção reúne cinco filmes de diferentes gêneros e estados brasileiros, com histórias que abordam diversidade, ancestralidade, migração e relações humanas. A plataforma também apresenta Joaquim, de Marcelo Gomes, como Filme do Mês. A produção revisita a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, antes de se tornar Tiradentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+diferentes+regioes+brasil+integram+mostra+30º+fam+itau+cultural+play.php
Flying Low estreia Em Revoada, espetáculo que reúne break dance, mitologia e a busca por liberdade.
Temporada gratuita no Teatro Galpão do Folias, em São Paulo, inspira os limites da liberdade a partir da ideia do voo coletivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/flying+low+estreia+revoada+espetaculo+que+reune+break+dance+mitologia+busca+por+liberdade.php
Programação de setembro para crianças e famÃlia no Itaú Cultural tem gastronomia, oficinas, contação de história e espetáculo teatral.
As atividades exploram diferentes formas de expressão cultural, convidando o público de todas as idades a vivenciar experiências ligadas à criação artÃstica, à literatura, à ancestralidade e à cultura alimentar.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+setembro+para+criancas+familia+itau+cultural+tem+gastronomia+oficinas+contacao+historia+espetaculo+teatral.php
Técnicas têxteis africanas são tema de oficinas no Sesc Belenzinho.
O projeto Moda: Território Ancestral apresenta práticas tradicionais de estamparia do Benin e de origem iorubá.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tecnicas+texteis+africanas+sao+tema+oficinas+sesc+belenzinho.php
Menu Cultural de setembro apresenta: O que é gastronomia periférica? no Itaú Cultural.
Nova edição da feira gastronômica e artesanal do Itaú Cultural, com nova curadoria da Gastronomia Periférica, reúne produtores, ex-alunos e pequenos negócios em torno de diferentes sabores, saberes e práticas das periferias.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+setembro+apresenta+que+gastronomia+periferica+itau+cultural.php
Do Passo ao Baile – Forró promove encontros e dança a dois no Sesc Belenzinho.
Com foco na condução, escuta e improvisação, projeto
https://www.sampaonline.com.br/noticias/passo+baile+–+forro+promove+encontros+danca+dois+sesc+belenzinho.php
O convite ganha sessão gratuita seguida de bate-papo no MIS.
Aclamada comédia dramática da diretora Olivia Wilde, ainda em cartaz nos cinemas, será exibida no Ciclo de Cinema e Psicanálise de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/convite+ganha+sessao+gratuita+seguida+bate+papo+mis.php
Itaú Cultural recebe Rio Rugas, espetáculo de marionete para adultos que une música, teatro visual e dança para refletir sobre envelhecimento.
A montagem da marionetista Juliana Notari, que conta com direção musical e participação ao vivo da cantora mineira Ceumar, acompanha o envelhecimento de uma marionete e toma o fluxo de um rio como metáfora para o tempo, a transformação e a memória. Espetáculo conta ainda com participação especial e provocações cênicas do cantor e compositor Jairo Pereira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+rio+rugas+espetaculo+marionete+para+adultos+que+une+musica+teatro+visual+danca+para+refletir+sobre+envelhecimento.php
Viviane Pitaya Apresenta a Poesia Feminina na obra de Jorge Ben Jor.
O show gratuito BEN JOR DE SAIA E SALTO ALTO acontece no dia 05 de setembro às 18 horas, na Casa de Cultura Municipal M
https://www.sampaonline.com.br/noticias/viviane+pitaya+apresenta+poesia+feminina+obra+jorge+ben+jor.php
Jogos Afrocentrados unem ancestralidade e aprendizado lúdico no Sesc Belenzinho.
Vivência reúne jogos de diferentes paÃses africanos, livros e atividades que aproximam estratégia, memória e conhecimentos sobre o continente.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/jogos+afrocentrados+unem+ancestralidade+aprendizado+ludico+sesc+belenzinho.php
SEMENTEIRA leva dança e resistência das hortas urbanas aos palcos de São Paulo.
Com concepção e direção artÃstica de Cléia Plácido, o Núcleo Menos 1 InvisÃvel circula por quatro espaços culturais da cidade e também com exposição virtual.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sementeira+leva+danca+resistencia+das+hortas+urbanas+aos+palcos+sao+paulo.php
Projeto Gira Perifa inaugura Cordelteca na Associação Construindo Consciência.
Evento gratuito tem apresentações de Caju & Castanha, Luarada Brasileira & Fatel Barbosa, Mari Ananias, Paulo Dantas & Costa Sena e Antônio Costa & Manoel Soares.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+gira+perifa+inaugura+cordelteca+associacao+construindo+consciencia.php