Itaú Cultural e Bienal de São Paulo oferecem encontros sobre o tema "Incerteza Viva"

Outubro 03, 2016

Nos dias 5 e 20 de outubro, o Itaú Cultural oferece mais dois encontros da série de formação em artes visuais Entreolhares. Dando continuidade à parceria com a Bienal de São Paulo, o foco está em temas estimulados por obras exibidas na 32ª edição desta mostra internacional, neste ano intitulada Incerteza Viva. No dia 5 de outubro (quarta-feira), o encontro "O Potencial do Vídeo para Novas Dinâmicas Sociais" é realizado no instituto para debater protagonismos sociais nas produções audiovisuais sobre a causa indígena e afrodescendente. A conversa é ilustrada por meio da videoinstalação do Vídeo nas Aldeias, exibida na Bienal e por trabalhos de integrantes do coletivo Frente 3 de Fevereiro. Em 20 de outubro (quinta feira), desta vez na cozinha da exposição no prédio do parque Ibirapuera, o bate-papo é "O ato de comer como um ato político", inspirado na obra-restaurante Restauro, presente na mostra e apresentada pelo próprio artista Jorge Menna Barreto.

O primeiro encontro debate como as ações coletivas encontram na produção audiovisual e nos recursos midiáticos um ponto de resistência e são potenciais ferramentas para reivindicar novos protagonismos sociais. Para isso, reúne a coordenadora nas oficinas de formação audiovisual junto a comunidades indígenas do Vídeo nas Aldeias Ana Carvalho e o importante líder indígena Hunikuin e também assessor de assuntos indígenas do governo do Acre, Zezinho Yube.

No dia 20, o Entreolhares acontece na cozinha do Pavilhão da Bienal, instalada no primeiro andar do prédio. O artista e pesquisador Jorge Menna Barreto conduz a conversa sobre seu projeto Restauro, que faz parte das obras de Incerteza Viva. Sob o tema "O ato de comer como um ato político", ele se aprofunda em sua própria obra, relacionando a noção de artes visuais com o meio ambiente, por meio do ativismo alimentar e sugerindo outras perspectivas para a relação entre a alimentação e as formas de cultivo do que se come. A atividade consiste em uma visita pelo espaço de Restauro, a degustação de um pote-paisagem e uma conversa aberta com o público sobre o processo de criação e funcionamento da obra. Participam da conversa Fabiana Sanches da Escola Como Como de Ecogastronomia, Carol Tonetti do Grupo Inteiro, Vitor Braz do Gi Restaurante, Neka Menna Barreto (nutricionista e chef de cozinha) e Marcelo Wasem (músico e artista), todos colaboradores do projeto.

Serviço
Entreolhares
Dia 5 de outubro (quarta-feira), às 20h
O Potencial do Vídeo para Novas Dinâmicas Sociais
Com Vídeo nas Aldeias (Ana Carvalho e Zezinho Yube),
Roberta Estrela D'Alva e Daniel Lima.
Mediação: Ana Maria Maia
Sala Vermelha – Itaú Cultural
Retirada de ingressos na bilheteria
Público preferencial: duas horas antes
Público não preferencial: uma hora antes
Interpretação em Libras

Dia 20 de outubro (quinta-feira), às 20h
O ato de comer como um ato político
Jorge Menna Barreto
Pavilhão da Bienal – Cozinha (1º piso)
40 vagas
Retirada de senha uma hora antes da atividade
Classificação indicativa: ​livre
Interpretação em Libras

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777