Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Ipem-SP encontra irregularidades em 44% dos postos de combustível fiscalizados na capital
Novembro 10, 2011

Nesta terça-feira, 8, equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, autuaram sete (44%) dos 16 postos de combustíveis visitados durante a Operação SPC (Supervisão de Postos de Combustíveis) na capital paulista. Foram reprovadas 53 (19%) das 280 bombas verificadas pelos fiscais.

A operação, que contou com o apoio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), comprovou fraudes em bombas de dois dos postos fiscalizados. Em um deles, a cada 20 litros abastecidos, o consumidor chegava a levar até 1,4 litro a menos. Enquanto no outro, a diferença chegava até 1,3 litro a menos. Conforme o DPPC, foram lavrados dois autos de prisão em flagrante nestes postos por crime contra a ordem econômica e crime contra relações de consumo.

"Além de terem sido encontradas irregularidades em quase metade dos postos, as fraudes detectadas nas placas eletrônicas demonstram a necessidade de atuação tenaz da fiscalização do Ipem",  explica o superintendente do Ipem-SP, José Tadeu Rodrigues Penteado.

Postos autuados têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem, que, após esse prazo, define multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência. Em 2010, o Ipem-SP inspecionou 88.637 bombas de combustível, das quais 5.516 foram reprovadas, gerando 473 autos de infração para os postos. Até outubro deste ano, foram verificadas 77.245 bombas, sendo que 5.559 foram reprovadas por irregularidades, gerando 494 autos de infração.

Veja abaixo a relação de postos de combustíveis que foram autuados pelo Ipem-SP na capital aqui.

Do Ipem-SP

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>