|
Intervenção flutuante no Parque Ibirapuera será inaugurada no dia 25 de janeiro Janeiro 18, 2012
A nova intervenção flutuante cinética que o artista plástico Guto Lacaz criou para o Lago interno do Parque Ibirapuera, Objetos Flutuantes Não Identificados Ibirapuera, ou simplesmente OFNIs Ibirapuera, será apresentada em comemoração ao aniversário de 458 anos de São Paulo, no dia 25 de janeiro, em três horários (das 10h às 11h, das 14h às 15h e das 17h às 18h), com patrocínio da Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias da Cultura e do Verde e Meio Ambiente.

O primeiro OFNI foi criado em junho de 2011 para o evento Aberto Brasília - Intervenções Urbanas. Construído com 79 caixas de isopor de 170 litros, o OFNI fez algumas aparições no Lago Paranoá. A partir da experiência na capital federal, foram desenvolvidos os OFNIs Ibirapuera – um conjunto de dois cubos, que medem 3 metros de lado e foram construídos com uma base flutuante com 11 caixas de isopor de 170 litros e estrutura metálica revestida em lona plástica. Equipados com motor de popa elétrico, bateria e rádio, os dois cubos flutuarão pelo lago interno do Parque Ibirapuera fazendo trajetórias predeterminadas e alguns improvisos, e serão pilotados pelo artista e por seu assistente, Javier Judas.
O contraste da geometria dos cubos brancos e seus sutis movimentos com o desenho orgânico do lago, vegetação e aves, trará um olhar inusitado sobre este cartão postal de São Paulo, marcando também a volta de Guto Lacaz ao Lago do Ibirapuera, depois do sucesso de 1989, com o Auditório para questões delicadas.
Os OFNIs, ao contrário dos OVNIS (Objetos Voadores Não Identificados), são antiaerodinâmicos, anti-hidrodinâmicos e movimentam-se lentamente. Enquanto ÓVNIS costumam ser esféricos ou elípticos, os OFNIs são cúbicos e suas aparições podem ser contempladas a curta distância e por longo período de tempo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|