Intervenção flutuante no Parque Ibirapuera será inaugurada no dia 25 de janeiro Janeiro 18, 2012
A nova intervenção flutuante cinética que o artista plástico Guto Lacaz criou para o Lago interno do Parque Ibirapuera, Objetos Flutuantes Não Identificados Ibirapuera, ou simplesmente OFNIs Ibirapuera, será apresentada em comemoração ao aniversário de 458 anos de São Paulo, no dia 25 de janeiro, em três horários (das 10h às 11h, das 14h às 15h e das 17h às 18h), com patrocínio da Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias da Cultura e do Verde e Meio Ambiente.

O primeiro OFNI foi criado em junho de 2011 para o evento Aberto Brasília - Intervenções Urbanas. Construído com 79 caixas de isopor de 170 litros, o OFNI fez algumas aparições no Lago Paranoá. A partir da experiência na capital federal, foram desenvolvidos os OFNIs Ibirapuera – um conjunto de dois cubos, que medem 3 metros de lado e foram construídos com uma base flutuante com 11 caixas de isopor de 170 litros e estrutura metálica revestida em lona plástica. Equipados com motor de popa elétrico, bateria e rádio, os dois cubos flutuarão pelo lago interno do Parque Ibirapuera fazendo trajetórias predeterminadas e alguns improvisos, e serão pilotados pelo artista e por seu assistente, Javier Judas.
O contraste da geometria dos cubos brancos e seus sutis movimentos com o desenho orgânico do lago, vegetação e aves, trará um olhar inusitado sobre este cartão postal de São Paulo, marcando também a volta de Guto Lacaz ao Lago do Ibirapuera, depois do sucesso de 1989, com o Auditório para questões delicadas.
Os OFNIs, ao contrário dos OVNIS (Objetos Voadores Não Identificados), são antiaerodinâmicos, anti-hidrodinâmicos e movimentam-se lentamente. Enquanto ÓVNIS costumam ser esféricos ou elípticos, os OFNIs são cúbicos e suas aparições podem ser contempladas a curta distância e por longo período de tempo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|