Integração de Informações entre a PM e a Prefeitura agiliza serviços de zeladoria Setembro 09, 2010
A partir de agora o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura de São Paulo será integrado ao Sistema de Informações Operacionais da PM (SIOPM) e ao Relatório sobre Averiguação de Incidente Administrativo (Raia). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8/9) pelo prefeito de São Paulo e deve agilizar a solução de problemas de zeladoria na cidade.
"Essa integração é um benefício extraordinário para a cidade. Vamos ter agilidade na ação da Prefeitura em problemas detectados também pelas rondas da PM. Embora esse trabalho já fosse feito, demorava até 90 dias para a informação chegar às subprefeituras. Agora esse processo será realizado em até 24 horas e possibilitará à Prefeitura agir mais rapidamente. Esse convênio melhora a qualidade da fiscalização com tecnologia", disse o prefeito.
A integração do SAC com o Sistema de Informações Operacionais da PM permite que a cada turno o policial possa, ao preencher o seu relatório no SIOPM, relatar problemas que dizem respeito à prefeitura e foram detectados durante a ronda. O sistema gera protocolo em tempo real para a subprefeitura da região. Cada subprefeito será informado sobre o local, o tipo e a gravidade da ocorrência.
"A Prodam e a Telemática da Polícia Militar fizeram a integração do SIOPM para permitir que a ação da polícia em campo traga rapidamente para os subprefeitos as informações sobre as situações que caracterizam o Relatório sobre Averiguação de Incidente Administrativo (RAIA). Os subprefeitos serão avisados sobre os fatores de riscos e responderão à polícia sobre as medidas tomadas. Isso é um marco na relação do Estado com o Município", esclareceu o secretário de Gestão, Modernização e Desburocratização.
Maior agilidade
Antes da integração, esse tipo de serviço entre a Prefeitura e a PM já acontecia. A demanda, porém, demorava até 90 dias para chegar à subprefeitura para então ser iniciada a ação de reparo. A partir de agora, os órgãos municipais serão avisados no prazo de 24 horas e será criado um protocolo automático de resposta à PM. Com a novidade, o policial também receberá um retorno sobre as ocorrências que registrou no SIOPM por meio do e-mail pessoal e holerite.
"Esse projeto só vem facilitar a identificação dos problemas da cidade. Hoje nós temos o sistema SAC sendo acoplado às medidas de segurança da PM e às ações de zeladoria. Além de nos ajudar a identificar os problemas, daqui a 2 meses vai ajudar a melhorar a fiscalização. Serão entre quatro e cinco mil homens a mais nos ajudando a tomar conta da cidade", disse o secretário de Coordenação das Subprefeituras.
Segundo o Comandante-Geral da PM do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, a novidade também vai contribuir para melhorar a segurança na cidade. "A segurança é responsabilidade de todos. Todos deveriam fazer esse papel de comunicar fatos da cidade. Os policiais já fazem isso, são cinco a seis mil por turno de serviço aqui na Capital. Na realidade nós automatizamos um processo que já acontecia. O cidadão vai ser beneficiado pela agilidade na solução do problema e nós trabalharemos também com a prevenção primária. É uma melhoria de gestão", explicou o comandante-geral da PM.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|