Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Portaria define regras para Inspeção Veicular Ambiental 2010
Novembro 19, 2009

Foi publicada nesta quarta-feira (18/11) portaria definindo critérios para o Programa de Inspeção Veicular Ambiental exercício 2010. As principais alterações são:

- Introdução da inspeção para 100% da frota registrada na cidade (exceto os veículos cujo ano de fabricação é o mesmo do ano em exercício, ou o ano de fabricação é o ano anterior e tenha realizado seu primeiro licenciamento no ano em exercício;

- Ajustes dos limites máximos de monóxido de carbono (CO) e de hidrocarbonetos (HC) para os veículos do ciclo Otto fabricados de 2003 em diante adequando estes índices à tecnologia do veículo;

- Ajustes dos limites máximos de monóxido de carbono (CO) e inclusão da medição dos hidrocarbonetos (HC) como parâmetro de reprovação para motos;

- Mudança no procedimento de inspeção para veículos a diesel, aumentando o valor admissível da variação da opacidade entre as medições realizadas.

As inspeções referentes ao ano em exercício continuam seguindo o cronograma de antecedência de até 90 dias antes da data limite para o licenciamento, e o agendamento para inspeção será liberado 120 dias antes da data limite para o licenciamento.

Os veículos que não realizarem a inspeção ambiental veicular ou não forem aprovados para um determinado ano exercício, de acordo com o prazo estipulado, serão bloqueados pelo Sistema de Gestão do Programa. Para a realização da inspeção do ano exercício subseqüente, será necessário solicitar o desbloqueio por meio de procedimento a ser regulamentado.

Após a data limite de inspeção os proprietários de veículos poderão agendar a inspeção ambiental a qualquer momento, uma vez que a não realização da inspeção ambiental veicular impedirá o licenciamento do veículo, sujeitando-o às penalidades cabíveis. O prazo limite para a realização da inspeção ambiental veicular para cada ano em exercício será até 31 de janeiro do ano subseqüente.

A tarifa a ser cobrada dos proprietários de veículos, pela Concessionária para a realização da inspeção ambiental veicular para cada ano exercício será fixada em portaria específica desta Secretaria, junto com o calendário de inspeção.

Balanço da Inspeção Veicular

A inspeção obrigatória para veículos com final de placa 8 terminou no último dia 31 de outubro. Fizeram a inspeção 78,44% da frota de carros de passeio registrada em São Paulo com final de placa 8 (99.142 veículos). Se considerarmos o percentual de inspeções agendadas para os próximos dias, este número sobe para 81,49%.

No caso das motos, fizeram inspeção 24% final de placa 8 (13.396 motos).

No caso de veículos diesel leve, 44% com final de placa 8 fizeram a inspeção (3.940 veículos).

Os ônibus registraram um índice de 67,55% (2.062 ônibus) com final de placa 8.

O calendário de inspeção para os caminhões se iniciou no dia 3 de julho e as primeiras placas (final 1 e 2) tiveram até dia 30 de setembro para realizar a inspeção. A inspeção de caminhões com final de placa 1 e 2 registrou até o momento adesão de 45,07% (11.199). Caminhões com final de placa 3, 4 e 5 tiveram prazo para realizar a inspeção até 31/10, registrando adesão de 43,03% (15.274).

O proprietário de veiculo que não fez a inspeção no prazo de sua placa pode realizá-la a qualquer tempo, porém estará sujeito a multa de R$ 550,00 e estará com o licenciamento de seu veiculo bloqueado.

A Inspeção Veicular Ambiental registra uma adesão geral da ordem de 78% e por final de placa, em média, o seguinte percentual de adesão:

- 80% dos automóveis na data limite e aproximadamente 100% passada a data limite
- 23% de motocicletas na data limite e 37% passada a data limite
- 35% diesel leve na data limite e 50% passada a data limite
- 60% dos ônibus na data limite e 75% passada a data limite
- 40% dos caminhões na data limite e 50% passada a data limite
 

 

Fonte:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Comentários registrados para esta reportagem

Em 05 de Janeiro de 2011 KID BENGALA escreveu: Em 02 de Junho de 2010 Injustiçada escreveu: É impressionante que isso só valerá para os carros novos, visto que os velhos que estão quebrando diariamente por aí atrapalhando o trânsito e poluindo São Paulo, vão continuar nas ruas. Jeito muito fácil de angariar fundos para a Prefeitura. SUA ESTUPIDA NÃO É SÓ PRA CARRO NOVO É PRA CARRO VELHO TAMBÉM, E QUE VOCÊ TEM CONTRA OS CARROS ANTIGOS, ENFIA O SEU CARRO NOVO NO SEU ZERÃO PRA VER SE CABE FUJA DO BRASIL E RESOLVERÁ O SEU PROBLEMA.

Em 28 de Agosto de 2010 AM escreveu: Em qualquer pais dito do 1º mundo é decisão do policial que para o carro executar ou não esse exame. Não é cobrada taxa porque é ilegal por ser exigência do governo e não se pode impor ao cidadão taxas por serviços IMPOSTOS por lei. Pior é que eu tenho veiculo em outro estado temporariamente, que não pode voltar para ca antes do fim do ano e corre o risco de ser multado POR NÃO TER FEITO A INSPEÇÃO NO PRAZO e não por poluir uma vez que ele atende os critérios. Se é nacional porque não pude realizar esse exame no estado de SC aonde ele está sendo usado temporariamente ?????????? Como posso sofrer uma multa se não existem meios de cumprir o prazo estipulado ??? Afinal quem pode abandonar o emprego para viajar até São Paulo para fazer essa inspeção ?? Ou vão me dizer que uma pessoa viaja em 2 dias mais de 1.200 Km numa BR 116, faz o teste e viaja de volta ?? Quem é doido de dirijir na BR 116 de noite depois de uma correria dessas ?? Quem fez a lei não tem a minima noção de que uma lei não pode prejudicar um cidadão que seja caso ela não seja capaz de ser cumprida pelos critérios que ele fantasiou ao escreve-la...

Em 26 de Junho de 2010 mais um otário escreveu: Uma tremenda palhaçada, quando forem levar seus carros para vistoria por favor lavem-os, pois os "técnicos" kkk, que realizam esses testes tem nojo de carro sujo, dependendo do estado do véiculo ele é reprovado, levei três vezes e as três foi reprovado, o estranho é que também levei três vezes em mecânica que fazem a prè-inspeção e nas três o meu veículo foi aprovado, qual será o critério exato???, carro sujo não passa??

Em 02 de Junho de 2010 Injustiçada escreveu: É impressionante que isso só valerá para os carros novos, visto que os velhos que estão quebrando diariamente por aí atrapalhando o trânsito e poluindo São Paulo, vão continuar nas ruas. Jeito muito fácil de angariar fundos para a Prefeitura.

Em 02 de Maio de 2010 puto escreveu: é mais um artifício para acariar fundos da população que trabalha e paga impostos... por que não vão fiscalizar as indústrias que poluem o ar e jogam produtos químicos em nossos rios. O Rio Pinheiros por exemplo é uma latrina flutuante. E você dono do mille eletronic - também está incluído na lista de lixos sobre rodas.

Em 29 de Abril de 2010 pense no futuro escreveu: É preciso estar ciente de que o mundo hoje depende de nós, mas também tem que ser fiscalizadas indústrias para que poluam menos. O mundo depende um do outro então cada um tem que fazer a sua parte. Nós estamos contribuindo com a vistoria ambiental que também polue muito então vamos todos fiscalizar outras entidades também.

Em 22 de Abril de 2010 uno mille eletronic 1993 escreveu: No meu ver até que a ideia do prefeito não é ruim, porque realmente existem muitos lixos ambulantes em SP, mas não acho justo que esta inspeção seja cobrada até porque já pagamos muitos impostos. Também acho que deveria ser mais leve a inspeção e gradativamente sendo mais severa para não agredir bruscamente a classe C.

Em 08 de Abril de 2010 HOMERO escreveu: O QUE EXISTE PARA SE INSPECIONAR NUM VEÍCULO, MODELO 2010, FABRICADO EM 2009. É MELHOR FISCALIZAR OS FABRICANTES E NÃO FATURAR AINDA MAIS DOS CONTRIBUINTES. ESSE É MAIS UM DOS ABSURDOS PARA FATURAR COMO: INDÚSTRIA DAS MULTAS, KIT EMERGÊNCIA E OUTRAS. BEM NA ÉPOCA DE ELEIÇÃO.

Em 06 de Abril de 2010 atoniel santos escreveu: Esta medida é mais uma para fraudar os contribuintes, fica aqui o meu descontentamento com o sistema político paulista, onde um prefeito incompetente quer adotar medidas absurdas simplesmente para arrecadar verbas para a Prefeitura de São Paulo.

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas