Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Inspeção de veículos movidos a diesel evita 250 mortes por ano
Maio 19, 2011


A pesquisa Impacto em Saúde – Um Ano de Inspeção de Veículos Diesel no Município de São Paulo, realizada por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, concluiu que a fiscalização realizada em 2010 nos veículos movidos a diesel causou uma redução de 7% na quantidade de material particulado no ar, equivalente a retirada de circulação de quase 20 mil caminhões. Esta melhoria ambiental evitou 250 mortes e 298 internações, o que significa uma economia de US$ 34 milhões.

O prefeito de São Paulo acompanhou nesta quarta-feira (18/5) o lançamento dos resultados desta pesquisa e comemorou o aumento na qualidade de vida da população. “Os dados mostram a importância do programa e servem inclusive para que outros centros urbanos possam implantar a inspeção veicular. O benefício da fiscalização e das ações educativas é que as pessoas passam a viver mais e com mais saúde”, afirmou o prefeito, que esteve acompanhado dos secretários municipais de Verde e do Meio Ambiente, dos Transportes e da Saúde.

No ano passado,  passaram pela inspeção cerca de 3.063.482 veículos. Destes, 55.018 são veículos leves a diesel (93,5% aprovados), 20.961 ônibus (94,5% aprovados) e 58.816 caminhões (95,2% aprovados). O objetivo da fiscalização é estimular os proprietários a fazerem a manutenção adequada e assim manter as emissões de poluentes dentro dos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

“O diesel é o combustível que mais libera partículas tóxicas. Cerca de 40% da poluição por material particulado da cidade é causada por veículos pesados”, explicou Paulo Saldiva, autor do estudo e pesquisador do Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental.

Em outras modalidades de veículos, a inspeção veicular causou uma diminuição na emissão de monóxido de carbono equivalente à retirada de circulação de 1,4 milhões de carros e de mais de 60 mil motos. Na poluição por hidrocarbonetos, a redução foi de 688 mil automóveis e de 76 mil motocicletas.

“Na medida em que são mostrados os benefícios do programa para a saúde pública, a população se conscientiza e colabora para que o programa seja melhor e tenha mais abrangência”, avaliou o secretário do Verde e do Meio Ambiente.

Programa de Inspeção Veicular Ambiental

O Programa de Inspeção Veicular Ambiental  começou sua implantação em 2008 com a frota a diesel, que é o combustível mais poluente. Em 2009 passou a fiscalizar 100% da frota de motos e para uma parcela dos automóveis, registrados na capital entre 2003 e 2008. Desde 2010, todos os veículos a diesel, motos e automóveis obrigatoriamente devem fazer a inspeção, completando assim o processo de implantação do programa. De fevereiro a abril deste ano, passaram pela inspeção veicular 434.143 mil veículos.

Confira os números do Exercício 2010 da Inspeção Veicular Ambiental




Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>