Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Inspeção de veículos movidos a diesel evita 250 mortes por ano
Maio 19, 2011


A pesquisa Impacto em Saúde – Um Ano de Inspeção de Veículos Diesel no Município de São Paulo, realizada por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, concluiu que a fiscalização realizada em 2010 nos veículos movidos a diesel causou uma redução de 7% na quantidade de material particulado no ar, equivalente a retirada de circulação de quase 20 mil caminhões. Esta melhoria ambiental evitou 250 mortes e 298 internações, o que significa uma economia de US$ 34 milhões.

O prefeito de São Paulo acompanhou nesta quarta-feira (18/5) o lançamento dos resultados desta pesquisa e comemorou o aumento na qualidade de vida da população. “Os dados mostram a importância do programa e servem inclusive para que outros centros urbanos possam implantar a inspeção veicular. O benefício da fiscalização e das ações educativas é que as pessoas passam a viver mais e com mais saúde”, afirmou o prefeito, que esteve acompanhado dos secretários municipais de Verde e do Meio Ambiente, dos Transportes e da Saúde.

No ano passado,  passaram pela inspeção cerca de 3.063.482 veículos. Destes, 55.018 são veículos leves a diesel (93,5% aprovados), 20.961 ônibus (94,5% aprovados) e 58.816 caminhões (95,2% aprovados). O objetivo da fiscalização é estimular os proprietários a fazerem a manutenção adequada e assim manter as emissões de poluentes dentro dos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

“O diesel é o combustível que mais libera partículas tóxicas. Cerca de 40% da poluição por material particulado da cidade é causada por veículos pesados”, explicou Paulo Saldiva, autor do estudo e pesquisador do Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental.

Em outras modalidades de veículos, a inspeção veicular causou uma diminuição na emissão de monóxido de carbono equivalente à retirada de circulação de 1,4 milhões de carros e de mais de 60 mil motos. Na poluição por hidrocarbonetos, a redução foi de 688 mil automóveis e de 76 mil motocicletas.

“Na medida em que são mostrados os benefícios do programa para a saúde pública, a população se conscientiza e colabora para que o programa seja melhor e tenha mais abrangência”, avaliou o secretário do Verde e do Meio Ambiente.

Programa de Inspeção Veicular Ambiental

O Programa de Inspeção Veicular Ambiental  começou sua implantação em 2008 com a frota a diesel, que é o combustível mais poluente. Em 2009 passou a fiscalizar 100% da frota de motos e para uma parcela dos automóveis, registrados na capital entre 2003 e 2008. Desde 2010, todos os veículos a diesel, motos e automóveis obrigatoriamente devem fazer a inspeção, completando assim o processo de implantação do programa. De fevereiro a abril deste ano, passaram pela inspeção veicular 434.143 mil veículos.

Confira os números do Exercício 2010 da Inspeção Veicular Ambiental




Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>