Abertas as inscrições para a 14ª edição do Prêmio Educador Nota 10 Julho 06, 2011
Até o dia 10 e julho, educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo podem inscrever suas experiências escolares na 14ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. O prêmio visa identificar, valorizar e divulgar práticas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores que atuam em escolas de ensino regular. Os projetos devem ter sido realizados e concluídos entre fevereiro de 2010 e junho de 2011, sendo que cada participante só pode inscrever um trabalho.
Voltado aos professores de todas as disciplinas, das redes pública e privada, que lecionam nas escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e aos diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em exercício das redes pública e privada, em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e de Ensino Médio, o Educador Nota 10 foi criado em 1998 e reúne milhares de educadores a cada edição.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet. Os participantes deverão preencher a ficha de inscrição e anexar o projeto escrito no www.premiovc.org.br.
Rede se destaca
Concorrendo com cerca de 3,3 mil professores de todo o Brasil, duas educadoras da Rede Municipal de Ensino de São Paulo foram além da lousa e do giz e ficaram entre os 11 vencedores do Prêmio Victor Civita 2010. Joice Mayumi tem 28 anos e há três é professora de Educação Física da rede. Jandira Stand tem 43 anos, 22 deles dedicados às aulas de Língua Portuguesa. Em comum, elas têm a experiência de transformar o aluno em protagonista na construção do conhecimento.
Durante três meses de 2009, a professora Joice perguntou a seus alunos de 5º e 7º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mário Marques de Oliveira, no Jardim Ângela (zona Sul): qual a diferença entre lutar e brigar. Com a questão colocada em debate, o projeto Lutas nas aulas de Educação Física foi iniciado com a prática do combate com muitas e poucas regras, o que gerou um grande conflito. “Eles perceberam que só conseguiam fazer o exercício quando havia mais regras”, conta a professora. Com a simplicidade – que ela gosta de reforçar ao caracterizar seu trabalho – a educadora mostrou a importância dos limites. “Sem a parceria com os alunos não seria possível desenvolver o projeto.”
Enquanto isso, na Zona Leste, os alunos da professora Jandira Stand também participavam de um processo de aprendizagem comunitário. Juntas, 34 crianças do 3º ano da EMEF Humberto de Campos escreveram um livro de fábulas para os pequenos estudantes de 5 anos da pré-escola vizinha, a EMEI Engenheiro Luiz Gomes Cardim Sangirardi. Durante seis meses, as crianças escolheram suas histórias prediletas, recriaram-nas com um novo olhar, corrigiram textos dos colegas, fizeram a edição conjunta e publicaram o Livro de Fábulas, escrito a 68 mãos. Hoje os alunos são leitores vorazes. “Precisei fazer um cartaz com indicações de livros, porque não estava dando conta de tantos pedidos”, conta.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|