|
São Paulo inicia as atividades da C40 com o plantio de árvores no Ibirapuera Junho 01, 2011
A 4ª edição da Conferência da Rede C40, maior evento de sustentabilidade das grandes cidades do mundo, teve início ontem com o plantio de 59 mudas de 12 diferentes espécies de árvore no Parque Ibirapuera. A cerimônia marcou a abertura das atividades da cúpula internacional, que é realizada pela primeira vez em uma cidade do Hemisfério Sul e segue até sexta-feira (3/6), com sessões sobre o meio ambiente.
"São Paulo está muito orgulhosa de sediar um evento dessa dimensão e contribuir para a importante discussão acerca das mudanças climáticas. Os resultados das edições anteriores mostram o acerto da troca de experiências entre as cidades", afirmou o prefeito de São Paulo, que, ao lado do prefeito de Nova York, Michel Bloomberg, recepcionou as delegações e os convidados no Bosque C40, espaço criado em homenagem ao evento.
As mudas da flora nativa brasileira, como sibipiruna, ipês-branco, rosa e amarelo, pau-brasil, embaúba e quaresmeira, foram plantadas em celebração à biodiversidade e marcaram o início da cerimônia de boas-vindas.
O prefeito de São Paulo presenteou Bloomberg com o banco Açã, móvel criado pelo designer Hugo França a partir do tronco de uma árvore centenária que morreu naturalmente em Trancoso, no sul da Bahia. O banco será colocado no Central Park e representará o empenho das duas cidades em defesa da sustentabilidade. Bloomberg, por sua vez, retribuiu o presente entregando ao prefeito um banco do Central Park.
"Nos próximos dias, vamos aprender uns com os outros a realizar iniciativas ambientais de sucesso e aprimorá-las, construindo estratégias efetivas de ação", disse Bloomberg, que é presidente da C40.
Representantes de 34 cidades participaram do plantio e em seguida assistiram a uma apresentação do espetáculo Crônicas do Tempo, do Balé da Cidade, no Auditório do Ibirapuera. A apresentação foi acompanhada ao vivo pelo Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Após a cerimônia, foi oferecido aos convidados um jantar no Jockey Club.
Para os deslocamentos, as autoridades foram transportadas em veículos ecológicos, com baixa emissão de poluentes. No total, foram utilizados 10 automóveis elétricos, 30 carros flex abastecidos com etanol, 10 vans movidas a diesel de cana-de-açúcar, 10 microônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar, 10 ônibus movidos a etanol e quatro ônibus híbridos (eletricidade e biodiesel).
Participam da 4ª edição da C40 São Paulo Summit (Large Cities Climate Leadership Group) 16 prefeitos e 47 representantes de grandes metrópoles do mundo.
Iluminação verde
Os principais pontos turísticos de São Paulo ficarão com iluminação verde até o próximo dia 5 de junho em homenagem às atividades da C40 e para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente.
Os arcos do vale do Anhangabaú (embaixo do Viaduto do Chá), a Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, o Monumento às Bandeiras e a fachada do Auditório do Ibirapuera são alguns dos locais que ficarão decorados com a cor-símbolo do meio ambiente. A idéia é também lembrar a população da importância da preservação ambiental.
Rede C40
A Rede C40 de Grandes Cidades (C-40 Large Cities Climate Leadership Group) é uma organização que reúne, a cada dois anos, as maiores cidades do mundo para a discussão do papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas.
Atualmente, são 40 cidades participantes e 19 afiliadas, distribuídas nos seis continentes. A Rede conta, desde 2006, com o apoio da Fundação Clinton, dirigida pelo ex-presidente norte-americano. A parceria garante, entre outras coisas, o desenvolvimento e a efetivação de projetos para o consumo de energia sustentável nas metrópoles.
A 4ª edição da reunião se estende em São Paulo até 3 de junho no Sheraton São Paulo WTC Hotel e serão discutidas iniciativas de sucesso para a conquista de um meio ambiente mais saudável e equilibrado. Outras informações sobre a programação do evento estão disponíveis n
o site http://www.c40saopaulosummit.com.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|
|