|
Praça Vilaboim recebe sistema de iluminação inteligente com luminárias de LED Setembro 21, 2011
Uma das mais famosas praças de Higienópolis acaba de ganhar uma iluminação mais moderna, eficiente e econômica, além de um sistema inteligente de controle. A Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), substituiu todas as antigas luminárias de vapor de sódio e mercúrio da Praça Vilaboim, por lâmpadas de LED.
Ao todo, foram 18 novas luminárias com as econômicas lâmpadas de LED, em postes metálicos que substituíram os antigos postes de concreto, dos quais 12 estão em torno da praça e outros seis na parte interna. Anteriormente, a praça tinha oito luminárias com lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio.
A novidade fica por conta de um sistema inteligente que controla o funcionamento das luminárias. A rede de iluminação da praça agora conta com sensores fotométricos que substituem as tradicionais células fotoelétricas. Com isso, à medida em que anoitece, as luminárias acendem gradativamente, complementando a luz do entardecer. O processo inverso ocorre ao amanhecer, com as lâmpadas se apagando gradualmente.
Na praça Vilaboim, a tecnologia LED vai gerar uma economia de 76% no consumo de energia elétrica, além de proporcionar uma melhor distribuição de luz, aumentando os níveis de luminosidade em 350%. Para conseguir o mesmo efeito com as tradicionais lâmpadas de sódio e mercúrio, seria preciso três vezes mais o número de luminárias.
Durante as próximas semanas, o Ilume vai seguir aferindo a qualidade do material instalado e realizando pequenos ajustes, de acordo com a necessidade do local. Com o uso desta tecnologia, o departamento segue em busca da inovação tecnológica, aliando eficácia e economia em seus projetos. As lâmpadas de LED também proporcionam uma longa vida útil, reduzindo o número de manutenções, além de serem muito utilizadas para destacar e valorizar os espaços públicos, por seu alto índice de reprodução de cores.
Eficiência Energética
A Prefeitura de São Paulo vem investindo na modernização da rede de iluminação e outros equipamentos, de forma a promover eficiência energética. Desde 2007, a capital vem recebendo tecnologias que permitem a economia e preservam o meio-ambiente. Exemplos da utilização da tecnologia LED podem ser encontrados no Parque Ibirapuera, túnel Ayrton Senna, ruas Avanhandava, Amauri, do Arouche e Maria Antônia, além da Ponte Estaiada.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|