Praça Vilaboim recebe sistema de iluminação inteligente com luminárias de LED Setembro 21, 2011
Uma das mais famosas praças de Higienópolis acaba de ganhar uma iluminação mais moderna, eficiente e econômica, além de um sistema inteligente de controle. A Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), substituiu todas as antigas luminárias de vapor de sódio e mercúrio da Praça Vilaboim, por lâmpadas de LED.
Ao todo, foram 18 novas luminárias com as econômicas lâmpadas de LED, em postes metálicos que substituíram os antigos postes de concreto, dos quais 12 estão em torno da praça e outros seis na parte interna. Anteriormente, a praça tinha oito luminárias com lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio.
A novidade fica por conta de um sistema inteligente que controla o funcionamento das luminárias. A rede de iluminação da praça agora conta com sensores fotométricos que substituem as tradicionais células fotoelétricas. Com isso, à medida em que anoitece, as luminárias acendem gradativamente, complementando a luz do entardecer. O processo inverso ocorre ao amanhecer, com as lâmpadas se apagando gradualmente.
Na praça Vilaboim, a tecnologia LED vai gerar uma economia de 76% no consumo de energia elétrica, além de proporcionar uma melhor distribuição de luz, aumentando os níveis de luminosidade em 350%. Para conseguir o mesmo efeito com as tradicionais lâmpadas de sódio e mercúrio, seria preciso três vezes mais o número de luminárias.
Durante as próximas semanas, o Ilume vai seguir aferindo a qualidade do material instalado e realizando pequenos ajustes, de acordo com a necessidade do local. Com o uso desta tecnologia, o departamento segue em busca da inovação tecnológica, aliando eficácia e economia em seus projetos. As lâmpadas de LED também proporcionam uma longa vida útil, reduzindo o número de manutenções, além de serem muito utilizadas para destacar e valorizar os espaços públicos, por seu alto índice de reprodução de cores.
Eficiência Energética
A Prefeitura de São Paulo vem investindo na modernização da rede de iluminação e outros equipamentos, de forma a promover eficiência energética. Desde 2007, a capital vem recebendo tecnologias que permitem a economia e preservam o meio-ambiente. Exemplos da utilização da tecnologia LED podem ser encontrados no Parque Ibirapuera, túnel Ayrton Senna, ruas Avanhandava, Amauri, do Arouche e Maria Antônia, além da Ponte Estaiada.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|