Iluminação destaca e valoriza pontos históricos da Cidade de São Paulo Fevereiro 28, 2011
O Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura (Ilume) tem revitalizado a iluminação de locais históricos, visando a resgatar momentos marcantes da história paulistana e brasileira. A iniciativa pode ser vista nas iluminações do prédio do Tribunal de Justiça, do Obelisco do Ibirapuera, da Biblioteca Mário de Andrade e da avenida Paulista.
A ação contribui para reforçar ainda o interesse turístico pela Cidade, a sexta maior do planeta e a mais populosa metrópole brasileira, conhecida também por sua diversidade cultural, econômica e política. São Paulo se destaca pelo crescente volume de turistas, tanto os de negócios quanto os interessados no patrimônio cultural, que são atraídos para a Cidade.
A grandeza da metrópole pode ser avaliada também pelos 600 mil pontos de luz instalados na Cidade, o que é considerado o maior parque de iluminação do mundo. Para ter uma idéia, Paris, que é conhecida como "Cidade Luz", possui cerca de 150 mil pontos de luz.
Os principais pontos da Cidade destacados pela iluminação:
Prédio do Tribunal de Justiça
No prédio do Tribunal de Justiça foram embutidos 40 projetores nas pedras de granito, para que os feixes de luz sejam focados nos objetos de destaque da fachada. A iluminação procurou destacar as principais características do prédio, preservando o conjunto arquitetônico, onde as luminárias ficam escondidas de forma que quem passa pelo local não perceba a presença dos equipamentos.
Inaugurado em 2 de janeiro de 1933, o Palácio da Justiça foi inspirado no “Palazzo di Giustizia” de Roma, Itália. Figuras, cariátides, símbolos da Justiça e baixos-relevos de vultos do Direito brasileiro ornamentam e valorizam a fachada do prédio, em estilo renascentista, com ligeiro cunho barroco. Outra data marcante para o prédio é 25 de janeiro de 1942, quando ocorreu a inauguração do Salão Nobre, um presente à cidade de São Paulo pelo seu 388º aniversário.
Obelisco
Nesse monumento construído junto ao Parque Ibirapuera foram instalados 54 projetores, do tipo focal, com refletores que permitem fotometria concentrada de longo alcance, equipados com reatores e lâmpadas de vapor metálico de 150 watts e fluxos luminosos de 14.000 lumens.
Localizado no Ibirapuera e inaugurado em 1955, o Obelisco é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili. O maior monumento da Cidade, com 72 metros de altura, é de mármore travertino. A obra é símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. Tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação de patrimônio histórico, o mausoléu do Obelisco guarda os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC) e de outros 713 ex-combatentes, mortos durante a revolução.
Biblioteca Mário de Andrade
O Ilume fez a readaptação da rede de iluminação da área externa da biblioteca. Também substituiu algumas luminárias e globos, além de remanejar duas unidades ornamentais com cinco globos cada uma. Cada globo recebeu lâmpada de vapor metálico de 100 watts.
A Biblioteca Mário de Andrade é a segunda maior do País em acervo. Ela abriga 327 mil livros, dos quais 51 mil são considerados raros ou especiais. Inaugurada em 1926, foi tombada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico (Concresp) em 1992.
Avenida Paulista
A iluminação da avenida Paulista foi modernizada com a instalação de 39 estruturas de 20 metros de altura, equipadas com 6 projetores assimétricos, e 15 postes de 12 metros de altura, com 4 projetores. Os postes são formados por 4 tubos de aço carbono com base de dois metros de altura de aço inox. Foram instaladas 294 lâmpadas de vapor metálico. A dimin
uição da potência das lâmpadas levará a uma redução mensal de 60% no consumo de energia, uma economia de R$ 157 mil por ano. Outro benefício está no nível de iluminância, pois cada unidade antiga projetava 12 lux e as novas elevam esse nível para 48 lux, ou seja, um aumento de 300% dos níveis de luminosidade.
A avenida Paulista é considerada um dos principais centros financeiros da Cidade. Ao longo de seus 2,7 quilômetros de extensão estão instaladas grandes empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais, instituições científicas e culturais. Em 1909, o local se tornou a primeira via pública asfaltada do Estado de São Paulo. Foi na década de 70 que a iluminação atual foi instalada. Na época, a tecnologia era a mais avançada. Ao longo dos anos, foram feitas algumas intervenções, como a troca de lâmpadas de mercúrio pelas de vapor de sódio e a recapagem em alguns postes de concreto.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|