Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Instalação inédita é montada no Parque do Ibirapuera
Janeiro 26, 2010

A partir desta segunda-feira (25/1) os paulistanos serão convidados a viver uma experiência sensorial única. Foi-se o tempo em que os estímulos sensoriais exploravam apenas um dos cinco sentidos. A cada dia, experiências que os confundem e desafiam a imaginação do observador têm ganhado mais adeptos pelo mundo.

É o caso da proposta do arquiteto alemão Hans-Walter Müller, que traz a São Paulo uma estrutura inflável com dimensões de 18 por 9 metros. O projeto, especialmente criado para o Jardim das Esculturas do Parque Ibirapuera, se apóia no conceito de transformação do espaço e sua conseqüente alteração da topografia local. O alemão aceitou o convite do curador do projeto, Eric Corne, para criar uma estrutura site-specific e o resultado é uma estrutura inflável que assume diferentes formas a partir da intensidade do acionamento da pressão de ar. Müller declarou que a proposta foi pensada “à imagem da alma brasileira”.

O Estúdio BijaRi, de São Paulo, aceitou a proposta do arquiteto de ocupar esse espaço inusitado e flexível de modo a sobrepor outros desvios e variações. Inspirados pela ciberarquitetura de filmes de ficção científica e pelas composições musicais do artista Jonh Cage, o grupo concebeu os aspectos visuais, sonoros e táteis como uma experiência única. Uma escultura cilíndrica no centro do espaço busca expandir a percepção visual do espaço por meio de um sistema de luz e espelhos que criam a sensação de um abismo. A trilha sonora é assinada por Ricardo Carioba e o desenho de luz pela iluminadora Mirella Brandi. O público será convidado a participar dessa experiência imersiva e adentrar esse espaço.

O projeto é parte do intercâmbio cultural da região de Ile-de-France e a cidade de São Paulo, que já resultou em outras ações concretas, entre elas, a construção do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, atualmente em curso. A realização é da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Sobre o BijaRi

BijaRi já participou de exposições de relevância dentro e fora do Brasil tais como: Residência Artística do Conseil Régional d-Ile de France e da Secretaria Municipal da Cultara SP no distrito de Vitry Sur-seine em 2008 e 2009; "There Goes The Neighbourhood" - Redfern, Austrália – 2009; FreshLatino (Arquitectos Latinos Emergentes) – Instituto Cervantes de Hamburgo – 2009; Rotor (Public Intervention Festival) – Graz, Austria – 2009; NormalidadPalais de Glace, Buenos Aires – 2006; Estrecho Dudoso (TEOR/éTica ) – San José, Costa Rica – 2006; Kolletive Kreativitat - Kassel, Alemanha – 2005; Cubo (intervenção urbana multimídia nômade) – Centro Cultural Banco do Brasil – 2005; Octava Bienal de Havana – Cuba – 2003; III Bienal do Mercosul -Porto Alegre, 2001.

Serviço

Arquitetura em movimento, de Hans-Walter
Data: de 25 de janeiro a 28 de fevereiro
Horário: das 14h às 23h. Acesso à àrea interna - das 18h30 às 22h30
Local: Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portões 1 (pedestres) e 3 (automóveis)
Grátis (150 pessoas por sessão)
Aviso importante: Não será permitido acessar a parte interna da estrutura inflável, portando objetos cortantes, qualquer tipo de alimento ou bebida. Acesso a portadores de necessidades especiais


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>