Biblioteca Viriato Corrêa mergulha no universo dos quadrinhos com a 2ª edição do HQ em Pauta Julho 29, 2010
A Biblioteca Temática em Literatura Fantástica Viriato Corrêa apresenta a segunda edição do HQ em Pauta, nos dias 31 de julho e 1º de agosto. O evento, que tem curadoria de Edson Rossato, reúne profissionais da área e é indicado a todos os leitores e interessados no universo dos quadrinhos.
Para compor o evento, um dos convidados é o jornalista André Morelli, autor do guia lançado recentemente, Super-heróis nos desenhos animados. Após as exibições ele comenta os filmes Rocketeer (1991), de Dave Stevens e também Superman II – A aventura continua (1980), de Richard Lester. “No cinema, as HQs passam por uma adaptação possível, já que no papel o único limite que o autor tem é a própria imaginação”, afirma Morelli.
Outro convidado especial é o brasileiro Eddy Barrows, que é desenhista de Superman, da DC Comics, nos Estados Unidos. Ao lado dos ilustradores Felipe Massafera e Danilo Beyruth e com mediação de Maurício Muniz em uma mesa-redonda, a conversa gira em torno da atual situação do mercado dos quadrinhos no Brasil e de como este deveria funcionar.
Além dos encontros citados, o evento conta com a presença do desenhista Laudo Ferreira Jr, que fará o registro do evento por meio de caricaturas. Outras palestras e bate-papos integram a programação, e em cada intervalo das atividades e no final de cada dia, os participantes autografam suas obras.
Serviço
2ª edição do HQ em Pauta
Data: 31 de juhlo a 1º de agosto
Local: Biblioteca Viriato Corrêa (Temática em Literatura)
Endereço: Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana
Telefone: 5573-4017 e 5574-0389
Grátis
Confira a programação completa
GUIA RÁPIDO DE COMO ENTENDER OS QUADRINHOS
Exibição do documentário sobre a evolução das HQ, que conta com a participação de Scot McCloud.
Em uma conversa informal, que deu origem a esse documentário, Scot McCloud traçou um panorama dos quadrinhos, desde sua origem, passando pela criação dos super-heróis, até chegar aos independentes da atualidade. Em pouco tempo de filme, ele faz os menos familiarizados com o gênero entenderem técnicas usadas por quadrinistas famosos.
Dia 31, 11h
SESSÃO COMENTADA: ROCKETEER
(EUA, 1991, 108 min). Dir.: Joe Johnston. Com Bill Stevens, Jennifer Connelly, Alan Arkin e outros.
Baseado em quadrinhos de Dave Stevens, o longa mostra um inventor que descobre um aparelho com o qual pode voar. Para se apossar da máquina, um espião sequestra a namorada do herói.
Antes do início da sessão, o jornalista de quadrinhos e crítico de cinema André Morelli comenta a produção e sua relação com a HQ original. Após a exibição, ele volta para mais comentários e para autografar obras de sua autoria.
Dia 31, 11h30
O PERSONAGEM DE QUADRINHOS: SIMULACRO DA REALIDADE
Na palestra, João Spacca pretende esmiuçar os bastidores dos personagens em quadrinhos, criações cujas posturas, trajes e gestos expressam suas personalidades, desejos e frustrações. Após a palestra, o quadrinista autografa obras de sua autoria.
Dia 31, 14h30
ALÉM DA BARREIRA EDITORIAL ENTRE O BRASIL E A ARGENTINA
Mesa-redonda com Eloar Guazzelli e Claudio Roberto Martini. Mediação: Paulo Ramos.
A Argentina fica bem mais perto do Brasil do que os Estados Unidos, o Japão e os países europeus. Apesar disso, os quadrinhos desses países são mais conhecidos por aqui do que os da nação vizinha. Historicamente, existe uma muralha editorial que barra a entrada das historietas, salvo exceções como Mafalda, as mulheres alteradas de Maitena e as tiras de Macanudo. O debate procura dar visibilidade à farta produção de quadrinhos argentinos menos conhecidos por aqui. Depois do encontro, os participantes autografam obras criadas por eles.
Dia 31, 16h
HQ’S NOSTÁLGICAS E MODERNAS: É POSSÍVEL GOSTAR DAS DUAS?
Mesa-redonda com Maurício Muniz e Marcelo Naranjo. Mediação: Jota Silvestre.
Os fãs mais jovens que debocham da inocência das histórias em quadrinhos dos anos 1950 muitas vezes desconhecem o contexto histórico em que foram publicadas. Na outra ponta, alguns leitores veteranos agarram-se à memória afetiva das revistas que leram na infância, não enxergando qualidades na produção atual. O encontro procura analisar essas opiniões antagônicas. Após o encontro, os participantes autografam obras criadas por eles.
Dia 31, 18h
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Todos os participantes autografam suas obras nesta sessão coletiva.
Dia 31, 19h
SESSÃO COMENTADA: SUPERMAN II – A AVENTURA CONTINUA
(Superman II, EUA, 1980, 127 min). Dir.: Richard Lester. Com Christopher Reeve, Margot Kidder, Gene Hachman e outros.
Três bandidos perigosos escapam do planeta de Krypton para tentar conquistar a Terra. Antes do início da sessão, o jornalista de quadrinhos e crítico de cinema André Morelli comenta a produção e sua relação com a HQ original. Após a exibição, ele volta para mais comentários e para autografar obras de sua autoria.
Dia 1º/8, 11h
A GUERRA DOS GIBIS: HERÓIS DE PAPEL X VILÕES DE CARNE E OSSO
Nos livros A guerra dos gibis I e II, Gonçalo Jr. revela que os quadrinhos, trazidos ao Brasil pela primeira vez pelo jornalista Adolfo Aizen, e recusados por Roberto Marinho, seu chefe na redação do jornal O Globo, provocaram uma verdadeira guerra entre editores, políticos e moralistas de plantão. No encontro, o escritor relembra parte dessa história. Após a palestra, ele autografa obras de sua autoria.
Dia 1º/8, 14h
QUADRINHOS NO BRASIL E NO EXTERIOR: COMO NOSSO MERCADO DEVERIA FUNCIONAR
Mesa-redonda com Eddy Barrows, Felipe Massafera e Danilo Beyruth. Mediação: Maurício Muniz.
Neste debate, serão abordadas as diferenças entre trabalhar com estrutura e roteiristas do exterior em comparação com os recursos e talentos brasileiros. Serão levantadas várias questões, entre elas, quais são as dificuldades do mercado nacional e como os três artistas convidados percebem a recepção ao seu trabalho em nosso mercado, frente a profissionais e leitores. Após a mesa-redonda, os participantes autografam suas obras.
Dia 1º/8, 15h30
SCANS: ILEGAL, MAS IRREVERSÍVEL?
Debate entre Levi Trindade e André Morelli. Mediação: Jota Silvestre.
Como todos os demais produtos de entretenimento, também os quadrinhos lançaram mão da internet para se promover. Autores independentes e pequenas editoras vêm utilizando a rede mundial para divulgar seus trabalhos. Mas há um outro cenário, paralelo, que tomou conta da internet: o dos “scans”, revistas digitalizadas sem autorização dos donos dos direitos autorais e acessíveis gratuitamente. Os debatedores, um editor e um jornalista, comentam o que é ético ou não sobre o assunto. Após o encontro, eles autografam suas obras.
Dia 1º/8, 17h30
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Todos os participantes autografam suas obras nesta sessão coletiva.
Dia 1º/8, 18h30
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|