Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Biblioteca Viriato Corrêa mergulha no universo dos quadrinhos com a 2ª edição do HQ em Pauta
Julho 29, 2010

A Biblioteca Temática em Literatura Fantástica Viriato Corrêa apresenta a segunda edição do HQ em Pauta, nos dias 31 de julho e 1º de agosto. O evento, que tem curadoria de Edson Rossato, reúne profissionais da área e é indicado a todos os leitores e interessados no universo dos quadrinhos.

Para compor o evento, um dos convidados é o jornalista André Morelli, autor do guia lançado recentemente, Super-heróis nos desenhos animados. Após as exibições ele comenta os filmes Rocketeer (1991), de Dave Stevens e também Superman II – A aventura continua (1980), de Richard Lester. “No cinema, as HQs passam por uma adaptação possível, já que no papel o único limite que o autor tem é a própria imaginação”, afirma Morelli.

Outro convidado especial é o brasileiro Eddy Barrows, que é desenhista de Superman, da DC Comics, nos Estados Unidos. Ao lado dos ilustradores Felipe Massafera e Danilo Beyruth e com mediação de Maurício Muniz em uma mesa-redonda, a conversa gira em torno da atual situação do mercado dos quadrinhos no Brasil e de como este deveria funcionar.

Além dos encontros citados, o evento conta com a presença do desenhista Laudo Ferreira Jr, que fará o registro do evento por meio de caricaturas. Outras palestras e bate-papos integram a programação, e em cada intervalo das atividades e no final de cada dia, os participantes autografam suas obras.

Serviço

2ª edição do HQ em Pauta
Data: 31 de juhlo a 1º de agosto
Local: Biblioteca Viriato Corrêa (Temática em Literatura)
Endereço: Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana
Telefone: 5573-4017 e 5574-0389
Grátis

Confira a programação completa

GUIA RÁPIDO DE COMO ENTENDER OS QUADRINHOS
Exibição do documentário sobre a evolução das HQ, que conta com a participação de Scot McCloud. Em uma conversa informal, que deu origem a esse documentário, Scot McCloud traçou um panorama dos quadrinhos, desde sua origem, passando pela criação dos super-heróis, até chegar aos independentes da atualidade. Em pouco tempo de filme, ele faz os menos familiarizados com o gênero entenderem técnicas usadas por quadrinistas famosos.
Dia 31, 11h

SESSÃO COMENTADA: ROCKETEER
(EUA, 1991, 108 min). Dir.: Joe Johnston. Com Bill Stevens, Jennifer Connelly, Alan Arkin e outros. Baseado em quadrinhos de Dave Stevens, o longa mostra um inventor que descobre um aparelho com o qual pode voar. Para se apossar da máquina, um espião sequestra a namorada do herói.

Antes do início da sessão, o jornalista de quadrinhos e crítico de cinema André Morelli comenta a produção e sua relação com a HQ original. Após a exibição, ele volta para mais comentários e para autografar obras de sua autoria.
Dia 31, 11h30

O PERSONAGEM DE QUADRINHOS: SIMULACRO DA REALIDADE
Na palestra, João Spacca pretende esmiuçar os bastidores dos personagens em quadrinhos, criações cujas posturas, trajes e gestos expressam suas personalidades, desejos e frustrações. Após a palestra, o quadrinista autografa obras de sua autoria.
Dia 31, 14h30

ALÉM DA BARREIRA EDITORIAL ENTRE O BRASIL E A ARGENTINA
Mesa-redonda com Eloar Guazzelli e Claudio Roberto Martini. Mediação: Paulo Ramos.
A Argentina fica bem mais perto do Brasil do que os Estados Unidos, o Japão e os países europeus. Apesar disso, os quadrinhos desses países são mais conhecidos por aqui do que os da nação vizinha. Historicamente, existe uma muralha editorial que barra a entrada das historietas, salvo exceções como Mafalda, as mulheres alteradas de Maitena e as tiras de Macanudo. O debate procura dar visibilidade à farta produção de quadrinhos argentinos menos conhecidos por aqui. Depois do encontro, os participantes autografam obras criadas por eles.
Dia 31, 16h

HQ’S NOSTÁLGICAS E MODERNAS: É POSSÍVEL GOSTAR DAS DUAS?
Mesa-redonda com Maurício Muniz e Marcelo Naranjo. Mediação: Jota Silvestre.
Os fãs mais jovens que debocham da inocência das histórias em quadrinhos dos anos 1950 muitas vezes desconhecem o contexto histórico em que foram publicadas. Na outra ponta, alguns leitores veteranos agarram-se à memória afetiva das revistas que leram na infância, não enxergando qualidades na produção atual. O encontro procura analisar essas opiniões antagônicas. Após o encontro, os participantes autografam obras criadas por eles.
Dia 31, 18h

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Todos os participantes autografam suas obras nesta sessão coletiva.
Dia 31, 19h

SESSÃO COMENTADA: SUPERMAN II – A AVENTURA CONTINUA
(Superman II, EUA, 1980, 127 min). Dir.: Richard Lester. Com Christopher Reeve, Margot Kidder, Gene Hachman e outros.
Três bandidos perigosos escapam do planeta de Krypton para tentar conquistar a Terra. Antes do início da sessão, o jornalista de quadrinhos e crítico de cinema André Morelli comenta a produção e sua relação com a HQ original. Após a exibição, ele volta para mais comentários e para autografar obras de sua autoria.
Dia 1º/8, 11h

A GUERRA DOS GIBIS: HERÓIS DE PAPEL X VILÕES DE CARNE E OSSO
Nos livros A guerra dos gibis I e II, Gonçalo Jr. revela que os quadrinhos, trazidos ao Brasil pela primeira vez pelo jornalista Adolfo Aizen, e recusados por Roberto Marinho, seu chefe na redação do jornal O Globo, provocaram uma verdadeira guerra entre editores, políticos e moralistas de plantão. No encontro, o escritor relembra parte dessa história. Após a palestra, ele autografa obras de sua autoria.
Dia 1º/8, 14h

QUADRINHOS NO BRASIL E NO EXTERIOR: COMO NOSSO MERCADO DEVERIA FUNCIONAR
Mesa-redonda com Eddy Barrows, Felipe Massafera e Danilo Beyruth. Mediação: Maurício Muniz.
Neste debate, serão abordadas as diferenças entre trabalhar com estrutura e roteiristas do exterior em comparação com os recursos e talentos brasileiros. Serão levantadas várias questões, entre elas, quais são as dificuldades do mercado nacional e como os três artistas convidados percebem a recepção ao seu trabalho em nosso mercado, frente a profissionais e leitores. Após a mesa-redonda, os participantes autografam suas obras.
Dia 1º/8, 15h30

SCANS: ILEGAL, MAS IRREVERSÍVEL?
Debate entre Levi Trindade e André Morelli. Mediação: Jota Silvestre.
Como todos os demais produtos de entretenimento, também os quadrinhos lançaram mão da internet para se promover. Autores independentes e pequenas editoras vêm utilizando a rede mundial para divulgar seus trabalhos. Mas há um outro cenário, paralelo, que tomou conta da internet: o dos “scans”, revistas digitalizadas sem autorização dos donos dos direitos autorais e acessíveis gratuitamente. Os debatedores, um editor e um jornalista, comentam o que é ético ou não sobre o assunto. Após o encontro, eles autografam suas obras.
Dia 1º/8, 17h30

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Todos os participantes autografam suas obras nesta sessão coletiva.
Dia 1º/8, 18h30


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>