Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

 
Agosto 20, 2008.

O Núcleo de Assistência à Vítima de Violência Sexual (Navis), do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), atende 24 horas por dia. A assistência é realizada por equipe multidisciplinar e direcionada a pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

As vítimas de violência sexual devem procurar os serviços com urgência, para evitar possível contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorréia, HIV e hepatite B. O prazo máximo é de 72 horas após o ato violento, para a realização das profilaxias e anticoncepção de emergência.

Segundo a infectologista Ivete Boulos, responsável pelo núcleo, inicialmente há a administração de medicamentos e vacinas. Em seguida, a pessoa é acolhida por assistentes sociais e tem consulta médica e psicológica agendada. Em média, o Navis atende dez casos por mês. A maioria é do sexo feminino (93%). Em 51% das notificações, os agressores são conhecidos da vítima.

O acompanhamento clínico leva, em média, seis meses – período de investigação do aparecimento de possíveis doenças infecciosas. O psicológico é mais demorado – um ano. Os familiares das vítimas também recebem orientações psicológicas. As pessoas que sofreram violência sexual e nunca procuraram ajuda podem recorrer ao núcleo para se recuperar do trauma.

Serviço:
Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC
Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – São Paulo
Mais informações, pelo telefone (11) 3069-6397

Fonte: Instituto Central do HC.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas