Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Biblioteca Alceu Amoroso Lima oferece programação especial em homenagem a Mário Lago e Carlos Marighella
Novembro 28, 2011

Nos dias 2 e 5 de dezembro, a Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima realiza uma programação especial para comemorar o centenário de duas figuras importantes da história do Brasil: Mário Lago e Carlos Marighella. O evento é gratuito.

Carlos Marighella e Mário Lago não compartilham apenas a data de nascimento, que difere em apenas nove dias. Ambos nasceram em 1911 – Marighela em Salvador, Bahia; e Lago no Rio de Janeiro – e partiram em lutas individuas. O primeiro no campo da política e o segundo no campo da arte.

O primeiro homenageado é Mário Lago, no dia 2. A abertura do evento acontece às 19h, com a exibição de vídeos que retratam a vida do compositor e ator. Em seguida, a partir das 20h, ocorre uma apresentação literomusical composta de músicas de sua autoria, como "Ai, que Saudades da Amélia", entremeadas com textos e depoimentos sobre sua vida. Entre os participantes, está o poeta Celso de Alencar, a cantora Tuca Sellan e sua banda, o músico e compositor Léo Dumont e o educador Ronaldo "Magrão" Belotti.

No dia 5, em comemoração ao centenário de Carlos Marighella, a programação começa também às 19h, com apresentação de vídeos sobre a trajetória do militante político. Às 20h, tem início uma série de depoimentos e leituras de textos e poesias do livro "Rondó da Liberdade".

No encerramento, Dinho Nascimento, percussionista, realiza uma apresentação musical na companhia de Cecilia Pellegrini e Gabriel Nascimento. Dinho transformou em música e pretende gravar, em breve, dois poemas de Marighella que serão apresentados neste dia. Haverá participação do músico e escritor Erton Morais e da jornalista Rose Nogueira, membro da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil.

Serviço: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima (Temática em Poesia).Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste. Tel. 3082-5023 e 3063-3064. Dias 2 e 5, em diferentes horários. Grátis.

Veja a programação completa:

Centenário de Mário Lago

Participações: poeta Celso de Alencar, coordenador do projeto O Autor na Praça Edson Lima; cantora Tuca Sellan e sua banda; músico e compositor Léo Dumont; músico e educador Ronaldo “Magrão” Belotti, além de outros convidados.

Exibição de vídeos: Dia 2, às 19h

Apresentação literomusical: Dia 2 às 20h

Centenário de Carlos Marighella

Participações: músico e escritor Erton Morais; Rose Nogueira, jornalista militante contra a ditadura e membro da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil; Edson Lima, coordenador do projeto O Autor na Praça; percussionista Dinho Nascimento, além de outros convidados.

Exibição de vídeos: Dia 5, às 19h

Depoimentos e leituras: Dia 5, às 20h

Apresentação musical: Dia 5, às 21h30

Fonte: Novembro 28, 2011:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas