Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Biblioteca Alceu Amoroso Lima oferece programação especial em homenagem a Mário Lago e Carlos Marighella
Novembro 28, 2011

Nos dias 2 e 5 de dezembro, a Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima realiza uma programação especial para comemorar o centenário de duas figuras importantes da história do Brasil: Mário Lago e Carlos Marighella. O evento é gratuito.

Carlos Marighella e Mário Lago não compartilham apenas a data de nascimento, que difere em apenas nove dias. Ambos nasceram em 1911 – Marighela em Salvador, Bahia; e Lago no Rio de Janeiro – e partiram em lutas individuas. O primeiro no campo da política e o segundo no campo da arte.

O primeiro homenageado é Mário Lago, no dia 2. A abertura do evento acontece às 19h, com a exibição de vídeos que retratam a vida do compositor e ator. Em seguida, a partir das 20h, ocorre uma apresentação literomusical composta de músicas de sua autoria, como "Ai, que Saudades da Amélia", entremeadas com textos e depoimentos sobre sua vida. Entre os participantes, está o poeta Celso de Alencar, a cantora Tuca Sellan e sua banda, o músico e compositor Léo Dumont e o educador Ronaldo "Magrão" Belotti.

No dia 5, em comemoração ao centenário de Carlos Marighella, a programação começa também às 19h, com apresentação de vídeos sobre a trajetória do militante político. Às 20h, tem início uma série de depoimentos e leituras de textos e poesias do livro "Rondó da Liberdade".

No encerramento, Dinho Nascimento, percussionista, realiza uma apresentação musical na companhia de Cecilia Pellegrini e Gabriel Nascimento. Dinho transformou em música e pretende gravar, em breve, dois poemas de Marighella que serão apresentados neste dia. Haverá participação do músico e escritor Erton Morais e da jornalista Rose Nogueira, membro da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil.

Serviço: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima (Temática em Poesia).Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste. Tel. 3082-5023 e 3063-3064. Dias 2 e 5, em diferentes horários. Grátis.

Veja a programação completa:

Centenário de Mário Lago

Participações: poeta Celso de Alencar, coordenador do projeto O Autor na Praça Edson Lima; cantora Tuca Sellan e sua banda; músico e compositor Léo Dumont; músico e educador Ronaldo “Magrão” Belotti, além de outros convidados.

Exibição de vídeos: Dia 2, às 19h

Apresentação literomusical: Dia 2 às 20h

Centenário de Carlos Marighella

Participações: músico e escritor Erton Morais; Rose Nogueira, jornalista militante contra a ditadura e membro da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil; Edson Lima, coordenador do projeto O Autor na Praça; percussionista Dinho Nascimento, além de outros convidados.

Exibição de vídeos: Dia 5, às 19h

Depoimentos e leituras: Dia 5, às 20h

Apresentação musical: Dia 5, às 21h30

Fonte: Novembro 28, 2011:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas