Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Esportes de verão aumentam em até 30% casos de lesão no ombro, alerta HC
Janeiro 18, 2012

O Hospital das Clínicas da FMUSP, na capital paulista, faz um alerta: especialistas do Instituto de Ortopedia (IOT) apontam que os esportes de verão, praticados pelas pessoas na praia durante o período mais quente do ano, são responsáveis por um aumento de 20% a 30% no fluxo dos consultórios, devido à falta de preparo físico e de instruções para a prática de esportes.


"As lesões nos ombros são mais frequentes nesta época do ano", diz o chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do IOT-HC-FMUSP, Arnaldo Amado Ferreira Neto. Segundo ele, esportes como natação, surfe, voleibol e frescobol são os esportes mais escolhidos pelos turistas que vão à praia e, por sua vez, são as causas mais comuns de lesões nos ombros. Sem falar na musculação, para ter o corpo "sarado" a todo custo, que é realizada muitas vezes de forma exagerada e sem orientação.


Aparentemente inofensivas, as recreações de verão podem comprometer as estruturas do ombro compostas de tendões e ligamentos que estabilizam e movimentam esta região. "A falta de preparo e o exagero das atividades podem criar processos inflamatórios, degenerativos e também lesões mais graves como fraturas e luxações", alerta o ortopedista.


A prática regular é a melhor maneira de prevenir lesões causadas por esses esportes. Entretanto, como nem só atletas frequentam as praias, o mínimo a fazer é respeitar o limite do corpo. "Começar de maneira moderada as atividades pode ajudar a preservar as estruturas do ombro e prevenir lesões", conclui o especialista do HC.


Dicas do especialista do HC para evitar lesões físicas no membro superior


- Iniciar a atividade de aquecimento com uma curta sessão de corrida, bicicleta ou caminhada (5-10 min).


- Alongar de 30 a 45 segundos cada grupo muscular da região do ombro.e cotovelo, respeitando seus limites articulares.


- Movimentar ativamente as articulações em todas as direções (cincorepetições de cada movimento).


- Simular gestos esportivos, como arremesso, braçada (de duas a quatro repetições, sem impacto ou cargas exageradas).


Da Secretaria da Saúde

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Menu Cultural de julho propõe uma viagem gastronômica pelos sabores da Copa do Mundo.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, convida o público a percorrer diferentes países e culturas por meio de preparos populares que ocupam ruas, mercados, estádios, festas e encontros familiares ao redor do mundo.

Durante as férias de julho, O Mundo do Circo SP recebe temporada de espetáculo e exposição Re-Circo, o Maior Espetáculo Sustentável da Terra.
Espectadores são transportados aos anos de 1920 a 1940 com números clássicos em uma roupagem bem moderna.

Em julho, espaço ºAndar, na Santa Cecília, tem teatro, programação de férias e cursos.
Centro cultural recebe diversos espetáculos, oficina de atuação com João Pedro Ribeiro; curso sobre abordagem Meisner, com Ana Paula Dias; e contação de histórias e mágica para crianças.

CINE NA PRAÇA 2026 exibe de graça 11 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo.
Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história do cinema. A partir de 9 de julho às quintas, sextas e sábados às 19 horas.

Férias de Julho no Sesc Consolação reúnem teatro visual, experiências para primeira infância, circo e atividades recreativas para crianças e famílias.
A programação inclui a instalação interativa Assombrinho, o espetáculo Poema

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>