Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Esportes de verão aumentam em até 30% casos de lesão no ombro, alerta HC
Janeiro 18, 2012

O Hospital das Clínicas da FMUSP, na capital paulista, faz um alerta: especialistas do Instituto de Ortopedia (IOT) apontam que os esportes de verão, praticados pelas pessoas na praia durante o período mais quente do ano, são responsáveis por um aumento de 20% a 30% no fluxo dos consultórios, devido à falta de preparo físico e de instruções para a prática de esportes.


"As lesões nos ombros são mais frequentes nesta época do ano", diz o chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do IOT-HC-FMUSP, Arnaldo Amado Ferreira Neto. Segundo ele, esportes como natação, surfe, voleibol e frescobol são os esportes mais escolhidos pelos turistas que vão à praia e, por sua vez, são as causas mais comuns de lesões nos ombros. Sem falar na musculação, para ter o corpo "sarado" a todo custo, que é realizada muitas vezes de forma exagerada e sem orientação.


Aparentemente inofensivas, as recreações de verão podem comprometer as estruturas do ombro compostas de tendões e ligamentos que estabilizam e movimentam esta região. "A falta de preparo e o exagero das atividades podem criar processos inflamatórios, degenerativos e também lesões mais graves como fraturas e luxações", alerta o ortopedista.


A prática regular é a melhor maneira de prevenir lesões causadas por esses esportes. Entretanto, como nem só atletas frequentam as praias, o mínimo a fazer é respeitar o limite do corpo. "Começar de maneira moderada as atividades pode ajudar a preservar as estruturas do ombro e prevenir lesões", conclui o especialista do HC.


Dicas do especialista do HC para evitar lesões físicas no membro superior


- Iniciar a atividade de aquecimento com uma curta sessão de corrida, bicicleta ou caminhada (5-10 min).


- Alongar de 30 a 45 segundos cada grupo muscular da região do ombro.e cotovelo, respeitando seus limites articulares.


- Movimentar ativamente as articulações em todas as direções (cincorepetições de cada movimento).


- Simular gestos esportivos, como arremesso, braçada (de duas a quatro repetições, sem impacto ou cargas exageradas).


Da Secretaria da Saúde

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>