Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Saiba como prevenir doenças no período de chuva
Novembro 19, 2012

O período de maior índice de chuva do ano é durante as estações primavera e verão e, pensando nisso, conversamos com um infectologista do Hospital das Clínicas que deu algumas dicas de como prevenir doenças causadas pelo contato com águas das enchentes ou em ambientes fechados, que facilitam a proliferação de vírus e bactérias.

Segundo o doutor Antonio Carlos Nicodemo, as doenças mais propícias nesse período são a leptospirose e a gastroenterocolite, causadas pelo contato com coleções de águas contaminadas com a urina de rato e a bactéria salmonela oriunda de esgotos.

Ambas as doenças são contraídas "principalmente em locais onde há córregos abertos e que passam por esgotos", afirmou o infectologista, que também ressaltou os riscos de complicações nos dois casos. "Na leptospirose o paciente apresenta complicações renais que podem ser agravadas por hemorragias, levando muitas vezes ao óbito. Na gastroenterocolite, o paciente tem diarreia, náuseas, vômitos e também pode ocasionar hemorragias nos casos mais graves."

Além desse tipo de contaminação, há o risco de proliferação de vírus em ambientes fechados, como nos transportes públicos, por exemplo, onde há grande aglomeração de pessoas e nos dias de chuva as janelas ficam fechadas. Nesses casos, a orientação do infectologista para os passageiros é que ao tossir e espirrar usem lenços individuais e preferencialmente descartáveis.

Para a não contaminação nas águas das enchentes, Nicodemo orienta que os moradores das casas afetadas sempre usem botas e luvas durante a limpeza e evitem ao máximo o contato direto com a água.

Fonte: Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas