Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Saiba como prevenir doenças no período de chuva
Novembro 19, 2012

O período de maior índice de chuva do ano é durante as estações primavera e verão e, pensando nisso, conversamos com um infectologista do Hospital das Clínicas que deu algumas dicas de como prevenir doenças causadas pelo contato com águas das enchentes ou em ambientes fechados, que facilitam a proliferação de vírus e bactérias.

Segundo o doutor Antonio Carlos Nicodemo, as doenças mais propícias nesse período são a leptospirose e a gastroenterocolite, causadas pelo contato com coleções de águas contaminadas com a urina de rato e a bactéria salmonela oriunda de esgotos.

Ambas as doenças são contraídas "principalmente em locais onde há córregos abertos e que passam por esgotos", afirmou o infectologista, que também ressaltou os riscos de complicações nos dois casos. "Na leptospirose o paciente apresenta complicações renais que podem ser agravadas por hemorragias, levando muitas vezes ao óbito. Na gastroenterocolite, o paciente tem diarreia, náuseas, vômitos e também pode ocasionar hemorragias nos casos mais graves."

Além desse tipo de contaminação, há o risco de proliferação de vírus em ambientes fechados, como nos transportes públicos, por exemplo, onde há grande aglomeração de pessoas e nos dias de chuva as janelas ficam fechadas. Nesses casos, a orientação do infectologista para os passageiros é que ao tossir e espirrar usem lenços individuais e preferencialmente descartáveis.

Para a não contaminação nas águas das enchentes, Nicodemo orienta que os moradores das casas afetadas sempre usem botas e luvas durante a limpeza e evitem ao máximo o contato direto com a água.

Fonte: Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas