Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Guardas Ambientais são capacitados a pilotar embarcações
Maio 24, 2011

Cinco guardas civis metropolitanos receberam capacitação para pilotarem embarcações. Agora, os agentes estão aptos para fiscalizarem perímetros ambientais de difícil acesso e que podem ser alcançados apenas por barco. As represas Billings e Guarapiranga serão os primeiros locais a serem fiscalizados.

Com o objetivo de aumentar a fiscalização dos perímetros ambientais de difícil acesso e que podem ser alcançados apenas por barco, o Centro de Formação em Segurança Urbana promoveu o Curso Especial para Tripulante de Embarcações de Estado no Serviço Público.

Participaram do curso cinco guardas ambientais da Zona Sul de São Paulo e bombeiros do Guarujá e de Bertioga. A partir de agora, a Guarda Civil Metropolitana está habilitada pela Marinha do Brasil a pilotar embarcações. 

De acordo com um dos formandos, o GCM 1ª Classe Robson Rua de Oliveira, lotado na Inspetoria de Parelheiros (Capivari/ Monos), as aulas preparam os agentes públicos a entenderem a carta náutica (navegar em condições de clima bom ou ruim), noções geográficas, leis, normas, regulamentação e símbolos da Marinha do Brasil sobre uso de equipamentos, como atracar embarcação, auxílio às vítimas e, por fim, abandonar a embarcação em caso de acidente, sozinho ou com passageiros.

A atuação dos guardas ambientais capacitados acontece primeiramente na Zona Sul, nas represas Billings e Guarapiranga.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas